A MÚSICA, PARTE POR PARTE: PRIMEIRO, A MELODIA! AULA 018, BLOCO 02 DE AULAS
N a aula anterior vimos sobre os três elementos da Música: o Ritmo , a Melodia e a Harmonia. Vale lembrar que antes dos gregos criarem a sua música como sistema musical, ela já ocorria como fenômeno humano em outras culturas com diferentes estagios de desenvolvimento. Também é bem possível e quase certo, que os próprios gregos quando inventaram a sua música, e nos legaram como sistema musical, já tinham se beneficiado de experiências e invenções anteriores, entre as quais dos egípcios certamente. Dessa forma a música antecede em mais 1.500 a 2.000 anos a invenção dos gregos e certamente muito mais, pois na Bíblia é mencionada como uma invenção de um dos decendentes de Caim! Entretanto, em qualquer estágio da invenção da Música ou de um dos sistemas criados em culturas diferentes, esses três elementos sempre estiveram e no futuro estarão presentes: A MELODIA que é um aproveitamento da fala humana; O RITMO que é uma pulsação, uma divisão de tempo, estritamente ...