A MÚSICA... QUE MÁGICA É ESTA?
A Música Imagine alguém que “leia” um texto escrito em uma língua mal conhecida e cujos alfabeto ou tipo de escrita sejam desconhecidos pelo leitor… é possível ou razoável fazer isto? No caso da música as pessoas fazem isto o tempo todo. Ouvem canções, a modalidade de “música” mais difundida e consumida pelas pessoas, ouvem música sem saber de onde vem e para onde vem. É sabido que em um universo de bilhões de pessoas, quase oito da população mundial apenas dez por cento conhece algo de música, teoria musical, toca algum instrumento musical, canta, etc. Significa que semelhantemente ao resto da produção artística as pessoas desconhecem os processos de produção de uma obra de arte e deste modo não dominam os detalhes mais sutis. Mas qual a origem da Música? Se a música foi inventada quem a inventou e quando? O que é a música? Sobre o passado o que podemos fazer é teorizar pois obviamente não há testemunhas e testemunhos de como a música se originou. A música ...