Postagens

Mostrando postagens com o rótulo O Desenho

AULA Nº 002 O QUE ESTUDAR E ENTENDER NA ARTE?

Imagem
A ideia mais errática, estúpida e desviada da realidade é que a Arte seja simplesmente um entretenimento ou uma indefinida "cultura". A Arte ( ou as Artes ) é meio, intermedia a comunicação entre nós seres humanos, em um tipo de comunicação altamente subjetiva e complexa. Alguém poderia perguntar apropriadamente: "-Tá bom! e se eu não quiser entender a Arte, que falta isto me fará?" Bem a resposta exata é: será apenas mais um idiota sem entender apropriadamente a vida! já há milhões, bilhões no mundo nesta situação, a escolha será sua, apenas ser mais um. Que veremos hoje, nesta aula? assim como a matemática não sai da aritmética, da álgebra e da geometria e a língua portuguesa não sai dos textos, das redações, da gramática e da ortografia, pelo bem ou pelo mal, aqui na Arte retomamos os mesmos assuntos indo cada vez mais além, abordado-os mais profundamente. Para os 6ºs anos falaremos do Desenho ( aparentemente todos gostam ), para os 7ºs anos das aplicações artís...

AULA 023 O DESENHO, COMO LINGUAGEM, QUAL A SUA VERDADEIRA UTILIZAÇÃO? SABEMOS PARA QUE SERVE QUALQUER DESENHO? AULA 001 BLOCO 03

Imagem
    Olá!!!   Se eu lhe pedisse para desenhar uma paisagem, só com linhas retas e curvas… a visão a partir da sua casa, da sua rua, das casas vizinhas, até as mais distantes? Embora pareça difícil não o é! Qualquer pessoa seguindo essas simples orientações deve conseguir! O problema é que você e muita gente, inclusive adulta, incorporou uma maneira totalmente errada de ver e de encarar o desafio de desenhar. Para muitos o desenho é algo para ser bonito, decorativo, colorido, parecido com o que é amplamente visto em todos os lugares, um desenho segundo a moda! Seja um mangá, um desenho da Turma da Mônica, ou desuer-heróis americanos, etc… ou seja: se não for parecido com o que já foi feito, não vale, não é bonito, etc. Outro problema é o tal do xerox! Desde que foi inventado realmente para facilitar a nossa vida, teve além do efeito bom, ser ágil, fiel, barato… tornou as pessos preguiçosas e incapazes de tentar fazer algo.Profesores são altamente culpados em r...