AULA 003 UMA ARTE PARA SER VISTA: A DANÇA

 


Olá?


Tudo bem? 

Aqui estamos novamente para enriquecer e expandir seu aprendizado sobre Arte ou sobre as Artes.

Compartilho aqui o que tenho estudado, desenvolvido e aprendido acerca deste fascinante e complexo, imenso conjunto de fazeres e saberes que juntos alimentam este fenômeno social humano que é a Arte, que posso dizer que é praticamente inesgotável, por mais que alguém se especialize e estude o assunto por décadas.

Você certamente já ouviu falar, dizer, o provérbio "dançar sem música" que significa fazer algo obrigado e sem nenhum prazer.

Lembro sempre aos meus alunos acerca deste proverbio para demonstrar que a DANÇA e a MÚSICA são linguagens independentes completamente que convenientemente são ajuntadas para gerar outra coisa que, convenhamos dá maior prazer às pessoas.  

Qual surgiu primeiro? a Dança ou a Música?

Muito difícil ou impossível dizer, e provavelmente em lugares diferentes uma tenha surgido antes da outra. Uma criança pula e de certa forma "dança" ainda bem pequena e sem estar ouvindo uma música. Adultos pulam em grupo quando festejam algo bom. Mas por outro lado seria normalmente fácil alguém imitar um pássaro ou murmurar um som por achar "bonito". Nunca saberemos.

Entretanto temos a certeza que são independentes e que podem e são contemporaneamente de modo menos intenso trabalhadas, exercidas separadamente, e de forma, digamos, "bem artística".


Hoje e agora veremos a Dança.

Todos podem dançar mas só poucos dançam muito bem, tanto que é visto exageradamente como um "dom". Os outros que não dançam sempre veem os dançarinos dançarem. E os dançarinos sabem e têm consciência disso. Então a "dança" é para ser vista ( pelos outros ).

Os que "dançam" "dizem" o tempo todo, enquanto "dançam" coisas que os que não dançam veem e entendem! A dança deste modo pode transmitir alegria ou tristeza ou coragem, medo, etc.



A Dança é portanto a linguagem corporal, do corpo humano. Boa parte do vocabulário da Dança é intuitivo, humanamente universal e na verdade bastante primitivo, até infantil.


Por exemplo: pular, erguer ou abaixar a cabeça, alternar os pés, abrir e fechar as mãos, olhar para um lado e outro, mostrar as nádegas ou o ventre, sorrir ou fechar a cara, etc. Movimentar-se lenta ou rapidamente, correr ou fingir ser uma estátua. Repetir movimentos sincronizados em grupo ou  criar movimentos novos e improvisados, estabelecer ou fazer imitações, etc.


A Dança também se mostra como auxiliar a outras situações, rituais religiosos, comemorações diversas, preparação para confrontos esportivos ( no passado era para batalhas ) e inter relações pessoais, conhecimento afetivo entre os homens e as mulheres.


Bem há muito mais a ser dito mas por ora, deixemos uma informação básica muito importante hoje:


A Dança se divide em DANÇA POPULAR  e DANÇA ERUDITA OU CLÁSSICA.


Veremos na próxima aula quais as diferenças e qual o impacto artístico e social de ambas, ok?


Enquanto isso você assiste um vídeo produzido e sobre uma das melhores escolas de dança do mundo!


 














ATIVIDADES:

SEMANA 02 ( A SEMANA UM ESTÁ NA POSTAGEM SOBRE A MÚSICA, VEJA LÁ, OK? )


Responda:

1) Qual surgiu primeiro?

a) A Música

b) A Dança

c) As duas juntas: a Música e a Dança

d) Impossível sabermos


2) A Dança é

a) Uma linguagem

b) um esporte

c) apenas um entretenimento

d) um dom


3) A Dança se divide em:

a) Dança Erudita e Dança Clássica

b) Dança popular e Dança Primitiva

c) Dança Religiosa e Dança Profana

d) Dança Popular e Dança Clássica



Até a próxima!




Professor Helvécio S. Pereira
graduado em Desenho e Plástica e História da Arte pela EBA/UFMG
e Pedagogo pela FAE/UEMG
 
 



Comentários

  1. Atenção link para a atvidade do pet, semana 001

    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdWI8Kq4wAwVuyycP6QfIk5d5obXtV6Mn8_DvONtCAHAGNsCA/viewform?usp=sf_link

    ResponderExcluir
  2. Atividades da semana 002, link abaixo:

    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdS8Kym9OAwZvVHufLlOfOf9hKsLI3WTaqUl0i-mh4TdmWGGQ/viewform?usp=sf_link

    ResponderExcluir
  3. Aluno: Jeancarlo Meira de Morais. 7°ano.
    1) d. 2) a. 3) a.

    ResponderExcluir
  4. ATENÇÃO O LINK DAS ATIVIDADES RELACIONADAS NO GOOGLE FORMULÁRIOS PARA OS MEUS 8ºS ANOS É ( SEMANAS 02 E 03 ) :

    https://forms.gle/tqtkRfyCq7TyJiNc8

    ResponderExcluir
  5. PARA OS 9ºS ANOS:


    LINK PARA ESTA ATIVIDADE REFERENTE AOS PETs 001 e 002 ( 9ºs ANOS )

    https://forms.gle/1maM1sCCNLnZz9ub9

    ResponderExcluir
  6. LINK PARA ESTA ATIVIDADE POSTADA PARA OS ALUNOS DO 9º ANO SEMANA 003

    https://forms.gle/6HjYtSU1Jqoqtz3w5

    ResponderExcluir
  7. ATENÇÃO PESSOAL: AQUI NO BLOG VOCÊ TEM QUE COPIAR E COLAR O LINK NO SEU NAVEGADOR, NO CLASSROOM ELE JÁ ESTÁ EM AZULZINHO ABRE AUTOMATICAMENTE, OK?

    ResponderExcluir
  8. Leonardo alvarenga rodrigues
    8º af ef reg 12
    1) Qual surgiu primeiro?
    d) Impossível sabermos
    2) A Dança é
    a) Uma linguagem
    3) A Dança se divide em:
    d) Dança Popular e Dança Clássica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! acertou todas, compreendeu bem o assunto.

      Excluir
  9. Bernardo Camargo Rafael
    EF AF REG 12
    1) Impossível sabermos (d)
    2) Uma linguagem (a)
    3) Dança popular e Dança clássica

    ResponderExcluir
  10. Mariana de Souza Alves
    7° EF AF REG 5

    1= Qual surgiu primeiro?
    = D- impossível sabemos
    2= A dança é?
    = A- uma linguagem
    3= A dança se divide em:
    = D- dança popular e Dança clasica

    ResponderExcluir
  11. LAVÍNIA GONÇALVES ALVERNAZ - REG 7

    1] D
    2] A
    3] D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A MÚSICA EM UM MUNDO IDEAL