AULA 023 O DESENHO, COMO LINGUAGEM, QUAL A SUA VERDADEIRA UTILIZAÇÃO? SABEMOS PARA QUE SERVE QUALQUER DESENHO? AULA 001 BLOCO 03

 

 

Olá!!!

 

Se eu lhe pedisse para desenhar uma paisagem, só com linhas retas e curvas… a visão a partir da sua casa, da sua rua, das casas vizinhas, até as mais distantes? Embora pareça difícil não o é! Qualquer pessoa seguindo essas simples orientações deve conseguir!

O problema é que você e muita gente, inclusive adulta, incorporou uma maneira totalmente errada de ver e de encarar o desafio de desenhar. Para muitos o desenho é algo para ser bonito, decorativo, colorido, parecido com o que é amplamente visto em todos os lugares, um desenho segundo a moda! Seja um mangá, um desenho da Turma da Mônica, ou desuer-heróis americanos, etc… ou seja: se não for parecido com o que já foi feito, não vale, não é bonito, etc.

Outro problema é o tal do xerox! Desde que foi inventado realmente para facilitar a nossa vida, teve além do efeito bom, ser ágil, fiel, barato… tornou as pessos preguiçosas e incapazes de tentar fazer algo.Profesores são altamente culpados em reforçarem tal tipo de atitude! Ou por preguiça, ou por conveniência ou por reproduzirem o que foi feito com eles, embora em escala muito menor nasua época.

Pense: você aprende inglês para quê? Para falar inglês numa situação em que as pessoas a sua volta não entendam a nossa língua! Não é para aparentar mais inteligência ou se exibir! O desenho, que é também uma linguagem, funciona do mesmo jeito: desenha-se e entende-se um desenho para simples comunicação! Um arquiteto desenha um prédio, um interior, um carpinteiro um móvel, engenheiros um automovel, um grande avião, um gigantesco navio, para que todos os artífices, entendam e possam construi-los! Para qe se tornem realidade num mundo real e sejam úteis a todos nós.

Embora o desenho seja, funcione, como algo decorativo, é só uma das consequências do desenhar… mas nunca é o seu primeiro objetivo ser reconhecidamente “artístico” e as vezes outra coisa, utilitário, aplicado e até “kit”( do alemão “descartável “ ), um produto, um artesanato chique ( do francês “chic”, sofisticado, bonito ) e nada mais.

De qualquer maneira, é uma linguagem a ser aprendida e treinada, mesmo que redunde na obra de Romero Brito, com vocabulário escasso, um produto artesanal impulsionado por compradores com dinheiro disputando quem é mais na moda e quem não é, disputando holofotes na mídia. Nesse caso fico com o grande dramaturgo Ariano Suassuma, parafraseando uma de suas ótimas declarações: “Se eu chamar Romero Brito de “gênio” que palavra vou usar pra Micheângelo?”

Qualquer um pode e deve desenhar, se vai produzir algo de valor, admirável, é outra coisa! Raramente um falante não nativo falará toda uma segunda língua impecavelmente! Uma ou outra palavra o trairá e revelará que nunca nasceu naquele país! Mas esse falante, que aprendeu ma segunda, terceira, sexta língua estrangeira sempre será entendido! O seu desenho não é para ficar “bonito” é para ser entendido! Se você fez o desenho da sua vizinhança, daqui a quarenta anos seus filhos saberão como era a sua rua, parte do seu bairo, etc, e terá, esse desenho, muito mais lor que uma fotografia no facebook!

Abaixo o meu desenho de uma provável visão da uma casa… só com linhas e algumas curvas… não o fiz com papel, mas com um software para desenho como o paint do Windows, só que esse foi o "pencil 2D". Há muitos para celular que você desenha com o dedo e o resultado também é muito bom!

Na próxima aula veremos equipamentos para desenho digital e alguns sotwares ( programas ) todos free ( grátis ) para PCs e Android.

Ah!! mais uma pequena coisa: mesmo sem saber alemão, o que você acha qua a charge acima quer dizer?e qual a crítica ou o lembrete, que sim, esse artista nos faz? ( um lembrete e uma crítica muito importante e atual!!

 

 

* ATENÇÃO !*O desenho foi feito intecionalmente de modo bem simples para não desencorajá-lo (a) e deixá-lo ( la ) livre para fazer o seu próprio desenho, sem imposição de qualidade. Como pode ver é um desenho apenas para ser entendido. Nada, entretanto, impede de poder ser refeito com os mesmos elementos, com maior qualidade ou técnica, é o que veremos na próxima aula, ok?!


Outra observação importante: o desenho abaixo é o que chamamos de "esboço"! esboço é um rascunho, apenas dá a ideia do que poderia ser o desenho definitivo... pode-se fazer um esboço mais "certinho" ou um mais esculhambado, ágil, rápido, inexato, só para se ter uma ideia do que haverá no desenho digamos mais definitivo, o que chamamos de "desenho finalizado".

Pois bem o desenho abaixo, é um "esboço", um rascunho. Um esboço é importante para se avaliar se valerá a pena fazer um desenho definitivo, que demandaria mais material, energia e tempo e teria assim um significado ou aparcia ainda válida, ok?



 

*OU SE PREFERIR PODE COPIAR OU IMPRIMIR O DESENHO ABAIXO COMO ATIVIDADE E CORORI-LO, OU NÃO... VOCÊ ESCOLHE:




 

AULA 020





 










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A MÚSICA EM UM MUNDO IDEAL