AULA 03 ESCULTURAS / A LINGUAGEM SINGULAR DA ESCULTURA
Esculturas são objetos concebidos geralmente para contemplação pública ( destinadas a serem vistas por mais pessoas que uma pintura ou um desenho, por exemplo ) destinadas a serem expostas e vistas vinte e quatro horas por dia, todos os dias, por anos a fio, atravessando décadas e até séculos e milênios.
O processo de criação vai da intuição, da concepção, desenhos iniciais e ás vezes modelagem. As esculturas monumentais são finalmente construídas por empresas de engenharia. Como exemplos dessas ESCULTURAS MONUMENTAIS modernas temos o Cristo Redentor do Rio de janeiro e a Estátua da Liberdade em Nova York. A primeira construída finalmente de concreto armado e a segunda de latão sobre estrutura de ferro e aço.
Por Helvécio S. Pereira
Por Helvécio S. Pereira
Em 1859 o Padre Pedro Maria Boss sugeriu a Princesa Isabel à construção de um monumento religioso. Quando se iniciavam os preparativos para as comemorações do centenário da Independência do Brasil em 1921 retomou-se a ideia.
Entre os possíveis lugares para a construção estavam o Corcovado, o Pão de Açúcar e o Morro de Santo Antônio. Optou-se então pelo Corcovado, pela ótima localização, sendo possível a sua visualização de várias pontos da cidade do Rio de Janeiro. Em 1922, um abaixo-assinado com mais de 20 mil nomes solicitou ao presidente Epitácio Pessoa que a estátua fosse erguida. O presidente então doou o topo do Morro do Corcovado para a construção do monumento.
Ao contrário do que muitos pensam o Cristo não foi construído com doações da França, e muito menos foi um presente do governo francês para o Brasil.
Em setembro de 1923, começava uma campanha nacional para arrecadação de fundos para a obra. A sociedade em geral se mobilizou. Venderam rifas, fizeram festas, escoteiros pediam dinheiro nas portas das casas e até as tribos dos Bororós do estado do Mato Grosso contribuíram. A campanha durou cerca de 10 anos e angariou o equivalente hoje a cerca de 9 milhões de reais.
A obra teve inicio em 1926, dentre as pessoas que colaboraram para a realização, podem ser citados o engenheiro Heitor da Silva Costa (autor do projeto), o artista plástico Carlos Oswald (autor do desenho final do monumento) e o escultor francês de origem polonesa Paul Landoswski (executor dos braços e do rosto da escultura).
O projeto para elaboração do monumento durou 5 anos e a construção outros 5, não há registros da quantidade de operários que trabalharam nas obras do Cristo Redentor durante o período de construção do monumento.
O projeto para elaboração do monumento durou 5 anos e a construção outros 5, não há registros da quantidade de operários que trabalharam nas obras do Cristo Redentor durante o período de construção do monumento.
Apesar da altura e dos ventos fortes, não houve nenhum acidente grave durante a construção, quase um milagre, já que os empregados ficavam pendurados em andaimes sem qualquer segurança.
O Cristo foi feito de concreto sobre uma tela de aço colocada sobre o molde original de gesso, pedaço por pedaço. Na argamassa usaram areia, açúcar e óleo de baleia. Para revesti-lo, donas de casa voluntárias cortaram triângulos de três centímetros de tecido, sobre os quais foram colados pedaços de pedra-sabão, material resistente a intempéries.
De envergadura, possui o Cristo 29,60 metros sendo que o braço esquerdo é imperceptivelmente menor 40 centímetros, para dar maior estabilidade à imagem. A cabeça de Cristo está inclinada 33 centímetros para frente e sua coroa serve como para-raios.
O então chefe do governo provisório, Getúlio Vargas comandou a inauguração em 12 de outubro de 1931.
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