AULA 04 O TEATRO VEJA COMO TUDO COMEÇA!
Olá a todos!
Esta aula foi proferida para os 9ºs anos na semana anterior a esta e aqui estão sendo repisados, repetidos, os principais conceitos passados para os alunos na referida aula presencial.
O Teatro como linguagem da Arte e como nós o conhecemos modernamente têm origem na Grécia antiga.
Todos nós entretanto estamos acostumados a vermos os atores em grandes produções da tv, maiormente em novelas ou no cinema,mas eles estão modernamente mais presentes em todoa s as aŕeas da comunicação não só no entretenimento, bem como no comércio e no ensino.
É sabido historicamete que durante uma festa dedicada ao deus Dionísio, um dos muitos desuses venerados na Grécia na antiguidade, festa esta que durava dias, concorrendo para elas estrangeiros e pessoas de vártias outras cidades gregas, um homem bêbado subiu em um carroção e vestido a caráter passou a se passar pelo deus Dionísio.
O Sucesso foi imediato e o rei da cidade como todo político espertalhão adotou, criou um concurso nos anos seguitnes para que todos que desejassem se passar por alguma divindidade poderiam participar e os melhores seriam premiados.
Nasce aí oficialmente, pelo menos para a História, o teatro, ou seja a técnica, a arte de se passar por outra pessoa.
E este é exatamente o trabalho de qualquer ator: er o que ele não é, se passar por quem ele não é, dar vida a uma outra personagemq ue não seja a sua própria pessoa.
Tanto que até certo ponto da antiguidade, a palavra "hipócrita" que é uma palavra grega, era um elogio. Hipócrita era quem conseguisse se passar por outra pessoa com perfeição e exatidão tal que enganaria a todos.
Hoje hipócrita é quem engana a todos, quem engana bem, um fingido da mesma forma mas deixou de ser um elogio mas um xingamento.
Entretanto embora a pessoa, o artista mais visível no teatro ou em uma peça de teatro seja o ator ( ou a atriz , ou ambos ) não é ele que modernamente cria uma mensagem e expressa algo a quem o ouve e o vê.
Aquele bêbado lá na Grécia agiu por conta prória e da sua bebedice. Não foi algo realmente planejado. Foi no calor da emoção e na alegria da manguaça como faz qualquer bom bêbado moderno entregue a boa alegria.
Entretanto posteriormente, foram desenvolvidas ações planejadas que se incorporaram ao Teatro e o fizeram realmente desenvolvere chegar às diversas modalidades do Teatro moderno e atual.
A Literatura, como arte de contar e criar estórias ( com "e" mesmo, se referindo a relatos fictícios e não reais),com diálogos ( conversas elaboradas) e ordenamento ( início, meio e fim) e amarradas a uma mensagem, à uma moral a ser ensinada ou ao menos que seja objeto de futura reflexão.
Logo uma peça de teatro não tem o seu valor por ser bem formulada, criada, bem executada, que os atores e música e texto sejam bons...ela pode ter todas estas qualidades e sua mensaagem ( se analisada e compreendida ) pode ser totalmente errática e falsa e a opinião de quem a criou com tanto talento seja uma tremenda bobagem.
A família, mais exatamente o casal Peron,presidente da Argentina e esposa, foram corruptos, ladrões e muito depuseram contra a história da Argentina,mas certo autor criou uma peça em memória em homenagem a Evita Peron, aós sua morte por um câncer.
Uma das canções da peça é de uma beleza musical e de uma força emocional que a faz ser cantada, executada por inúmeros bons cantores em todo o mundo, inclundo a brasileira Cláudia, o tenor italiano Andrea Bocelli, pela americana Madona e tantos e tantas outras.
Ou seja a música é boa, excelente mas a defesa e o tributo a Evita Peron é totalmente falso.
Logo não basta uma peça ( como um filme, novela, série ) serem tecnica e artisticamete bons,a sua mensagem deve ser levada em conta antes e acima de tudo, que pode ser finalmente uma grande bobagem e e um grande erro!
Como uma peça teatral pode e deve ser produzida?
Primeiramente tudo começa com um produtor!
Um produtor écomo um dono de restaurante,ou de um supermercado, ou ainda de uma empresa aérea, ou de umaescola de computação,ou seja éalguém que por gosto,escolha de mercado, escolhe investir em um produto ou serviço com objetivo claro de ganhar dinheiro.
Henry Ford ou Tomas Edson não entraram em seus negócios para darem cada um carros às pessoas e lâmpadas mas para através de suas criações tecnológicas ficarem ricos!
A Rede Globo não ocupou o lugar da Record contratanto seus artistas em nome da "cultura" ( para quem não sabe a Globo é o que a Record foi bem antes dela! ). O objetivo é ganhar dinheirto que pode vir camuflado e justificado por outros motivos.
Assim no Teatro ( e na novela e no cinema) o PRODUTOR ENTRA EM CAMPO PARA SIMPLESMENTE GANHAR DINHEIRO!
É o produtor que paga as despesas, contrata e paga pessoas ( dos atores aos demais profissionais necessários ) aluga um teatro ( Teatro o prédio ) e sem ele não há nem como começar nada, nem os ensaios.
Entretanto o PRODUTOR pode ser alguém sem nenhum ou apenas com pouco talento artístico ele precisa então de um AUTOR.
O AUTOR é aquela pessoa que tem algo a dizer, nem precisa ser um ator ou uma atriz, e nem precisa ter talento ou estar ligado ao Teatro, pode ser uma pessoa com uma "estória" com "e" mesmo, com um bom tema e assunto, pode até saber escrever um roteiro de teatro mas pode não saber também, aí é necessário um ROTEIRISTA!
O ROTEIRISTA pode muitas vezes ser o mesmo autor mas com talento e dominando a arte, a técnica de escrever um bom roteiro.
O ROTEIRISTA é quem escreve tudo o que vemos e ouvimos em uma peça teatral.
UM ROTEIRO OBEDECE NORMAS TÉCNICAS DA ABNT ( Associação brasileira de normas técnicas )não pode ser escrito de qualquer forma.
A seguir surge um outro profissional, este sim normalmente é um ator ou já foi ator alguma vez na vida se especializando em dirigir uma peça de teatro ou outro gênero da dramaturgia novela,cinema,vídeoclip,etc )
Este profissional é o DIRETOR!
Ao DIRETOR compete CONTRATAR,ENSINAR e DIRIGIR ATORES E ATRIZES E AVALIAR SE O DESEMPENHO DE CADR UM DELES ESTÁ A CONTENTO!
Só abaixo vêm os atores e atrizes,que são os elementos vivos e visíveis quando assistimos uma peça teatral!
Mas não acabou aí:
a seguir tempos os profissionais de apoio ligados à produção tetral:
SONOPLASTAS;
ILUMINADORES;
CENÓGRAFOS;
COREÓGRAFOS;
FIGURINISTAS;
MAQUINARIA;
EFEITOS AUDIO-VISUAIS
MÚSICOS INSRTRUMENTISTAS
e modernamente cameramens e diretores de vídeo ou/e de tv para registro em vídeo para cinema e tv.
Mas não se esqueça: depois da peça montada, levada à encenação pública, cabe ao espectador,julgar se toda a sua mensagem é "verdadeira", "real", "útil" ou "não".
Isto porque sempre a Arte é patrocinada, ou seja, alguém pagae decide o que será mostrado ao públicos com o úncio objetivo de fazer o público pensar tal qual quem criou a peça, quem a produziu ou a bancou ( pagou por tudo ).
A grande lição portanto é:
"Sempre ter olhar críticopara tudo que a Arte produz".
É um grande erro ter a Arte como verdade e valor absolutos!
Isto é amplamente ensinado nas escolas, por professores, sem o distanciamente necessário e digo, obrigatório, para se entender corretamete o grande fenômeno humano que é a Arte.
Ok?entendido?
Mas como eu disse poderia ser outro assunto e o trabalho dos atores constituiria-se o mesmo!
Mas lembre-se que curiosamente o TEATRO, ou a ARTE DE REPRESENTAR começou por MOTIVOS RELIGIOSOS, só depois se tornado objeto de temas não religiosos ou de TEMAS SECULARES.
MODERNAMENTE SERVE MUITO BEM TANTO A TEMAS RELIGIOSOS ( DE TODAS RELIGIÕES) BEM COMO A TEMAS SECULARES!
Comentários
Postar um comentário