AULA 06 OUT/2021 A AULA QUE VOCÊ NUNCA TEVE EM SUA VIDA! O QUE É E COMO OUVIR A CHAMADA MÚSICA CLÁSSICA
COMO OUVIR MÚSICA
CLÁSSICA
1) O que é exatamente
música clássica?
Há dois modos de nos
referirmos a um tipo de música usando a palavra clássica ou
clássicos:
a primeira delas, a mais popular é quando uma m´musica, geralmente
uma canção , cai nas graças das pessoas, e elas cantam, gostam de
ouvir e a apreciação por tal peça musical atravessa gerações
servindo inclusive para a formação de novos instrumentistas ,
cantores, compositores, etc. Várias canções de todos os estilos
servem como exemplo deste fenômeno.
O outro modo é
o correto e exato que é chamar a música produzida para virtuoses
instrumentistas e fruto dos melhores momentos da história humana não
só da música mas da filosofia, do pensamento em geral e claro
também das Artes.
São composições musicais que vão
geralmente do séculos XVI ao início do século XX, embora hoje
mesmo qualquer autor possa produzir uma música corretamente definida
como CLÁSSICA, DE CONCERTO, ERUDITA.
Essa música ou tipo de composição musical se caracteriza por
perfeição técnica ( você não leu errado ) contrapondo-se a menor
rigidez e quando ao vivo muitas vezes muito menor exatidão técnico
musical.
2) Mas afinal qual é a melhor?
A
música de Concerto, Erudita ou Clássica ou a popular?
Realmente
a música de Concerto é a mais perfeita, técnica, ampla, de
linguagem universal e claro difícil e por tudo isso menos popular,
menos imediatista e de consumo de massa como a música popular.
Entretanto há canções populares ( a maior parte não é música
propriamente dita ) com excelência bem como gêneros musicais
populares muito próximos do gênero ou da música erudita.
O
consagrado cantor e compositor brasileiro Raimundo Fagner disse em
uma entrevista musical:” Oitenta por cento da música popular, das
canções populares são muito ruins” (sic )
Claro que
todo tipo de música só se desenvolveu pagando, remunerando seus
músicos, autores, compositores, etc, mas a Música Popular ao
contrário do que se propala é a agrande indústria realmente
mafiosa que domina e influencia as pessoas em todo o mundo após a
invenção das técnicas de gravação do som e reprodução como a
grande facilidade de difundi-la hoje. Ao contrário da Música
Erudita( erroneamente combatida ideologicamente por ativistas de
esquerda erroneamente tidos como “progressistas” ) a Música
Popular é facilmente fonte de criação de falsos artistas,
cantores, compositores e gêneros musicais definitivamente ruins! É
impossível enganar ouvintes de música quando se refere à Música
Clássica!
Não confundir nunca Música Clássica com Música Instrumental
que nem é gênero musical, apenas uma maneira de reproduzir qualquer
peça musical sem o canto, sem uma letra de uma canção.
Mas
voltemos à pergunta inicial: como ouvir Música
Clássica?
Primeiramente não se pode ou não se
deve ouvir Música Clássica como se ouve Música Popular: gostei de
um pedaço vou ouvir só este.
Equivaleria a ler duas
páginas de um romance e só elas porque simplesmente se gostou ou
apreciou aquele trecho. Não tem sentido algo assim!
Uma
Sinfonia ( significando em grego e para os gregos , todos o sons
juntos ) é uma composição musical com algumas partes, geralmente
três, indo até seis dependendo do período em que fora compostas,
que funcionam como capítulos de um livro. Devem sempre ser ouvida
inteiras e sempre na mesma ordem: 1ª parte, 2ª parte, 3ª parte (
que no caso é a parte final , a conclusão, o “finale”! )
A
famosa e conhecida 5ª sinfonia de Beethoven tem no total apenas
trinta minutos e é dividida em algumas partes.=, todas interligadas
e importantes uma para as outras.
E errôneo achar-se que
“música clássica é música para dormir”… A 5ª sinfonia de
Beethoven, aquela que começa com “Tchan-tchan-tchan” não tem
nada “de dormir” ou algo para trazer “uma paz”, fala da
morte!
Nesta aula, neste nosso roteiro, há um link para
um vídeo, de uma sinfonia composta por mim só para você. Hoje com
todos os recursos tecnológicos, qualquer músico se quiser, pode
criar, compor e executar sozinho todos os sons e performance de uma
orquestra inteira.
LINK DA NOSSA
SINFONIA:
https://www.youtube.com/watch?v=tDfyCiHYb-A
Ela,
como a 5ª sinfonia de Beethoven, possui três partes:
Uma
introdução curta, uma primeira parte;
Um desenvolvimento
um pouco mais longo, uma segunda parte;
E um final, não
tão longo, apenas ligeiramente mais duradouro que a primeira
parte.
Como ouvi-la?
Feche ou tampe os
seus olhos e tente imagina ar cada instrumento musical ( são vários
) como pessoas conversando entre si ( isto em todas as partes ); A
sons de pessoas como se estivessem afirmano9d algo em pequenas
frases, outras retrucando, e emocionalmente ediferentess: alegres,
com raiva, perguntando, respondendo , dando ordens, etc.
A primeira parte as pessoas c constatam, como na vida de cada um de
nós , algum problema ( imagine um! pode ser qualquer um ! )
A
segunda parte as pessoas debatem como loucas, quase que discordando
entre si o tempo todo! As frases musicais são produzidas sem ouvir a
frase do outro instrumento!
Na terceira e última parte (
no nosso caso ) as pessoas chegam a um acordo!!
Geralmente
as sinfonias não tem nomes figurativos, com poucas exceções como
“O lago do Cisne” mas apenas a um número da composição ( 5ª
sinfonia de Beethoven ) daí coloquei o título de “Sinfonia Hum”
e por que “hum” e não “um” porque menos usado para não
causar confusão com o artigo indefinido “um” se usou muito a
forma com “h” e um subtítulo para ajudar a entender a intenção
da peça: “Problemas e Discussões”. Também é obrigatório a
alusão à tonalidade de toda a peça musical ( pelo menos
predominante ) Lá menor ( Am ).
Então ficou mais ou
menos assim: “Sinfonia Hum, Problemas e Soluções”
Am.
O.k.?
Então ouça a nossa sinfonia e
depois responda e faça as seguintes atividades:
01)
Geralmente as Sinfonias eram apresentadas ao público com um catálogo
ou folheto informativo. Com desenhos na capa e no interior.
Faça
um grande desenho ou alguns ( três ou quatro ) alusivos, referentes
ao tema e à musicalidade na nossa “sinfonia”!
02
) Diga qual o problema ou situações você imaginou enquanto ouvia
de olhos fechados ( pode ser sua, da sua família, do país, de algum
ser humano anônimo ou famoso ou grupo de pessoas em alguma situação especial... ).
CONTEÚDO EXTRA ALTAMENTE IMPORTANTE! NÃO DEIXE DE VÊ-LO! ESCLARECEDOR!
Obrigado
, espero que tenha gostado e aprendido bem algo novo e para toda a
sua vida!
ESCOLHA OU O VÍDEO ANTERIOR OU ESTE... OS DOIS SÃO MUITO ESCLARECEDORES, MOSTREM PARA OS PAIS DE VOCÊS, APÓS STA AULA CONVERSEM COM ELES SOBRE ESTE ASSUNTO MUITO IMPORTANTE, O.K?
Comentários
Postar um comentário