AULA 06 OUT/2021 A AULA QUE VOCÊ NUNCA TEVE EM SUA VIDA! O QUE É E COMO OUVIR A CHAMADA MÚSICA CLÁSSICA

 


COMO OUVIR MÚSICA CLÁSSICA




1) O que é exatamente música clássica?


Há dois modos de nos referirmos a um tipo de música usando a palavra clássica ou clássicos:

a primeira delas, a mais popular é quando uma m´musica, geralmente uma canção , cai nas graças das pessoas, e elas cantam, gostam de ouvir e a apreciação por tal peça musical atravessa gerações servindo inclusive para a formação de novos instrumentistas , cantores, compositores, etc. Várias canções de todos os estilos servem como exemplo deste fenômeno.


O outro modo é o correto e exato que é chamar a música produzida para virtuoses instrumentistas e fruto dos melhores momentos da história humana não só da música mas da filosofia, do pensamento em geral e claro também das Artes.

São composições musicais que vão geralmente do séculos XVI ao início do século XX, embora hoje mesmo qualquer autor possa produzir uma música corretamente definida como CLÁSSICA, DE CONCERTO, ERUDITA.



Essa música ou tipo de composição musical se caracteriza por perfeição técnica ( você não leu errado ) contrapondo-se a menor rigidez e quando ao vivo muitas vezes muito menor exatidão técnico musical.

2) Mas afinal qual é a melhor?

A música de Concerto, Erudita ou Clássica ou a popular?


Realmente a música de Concerto é a mais perfeita, técnica, ampla, de linguagem universal e claro difícil e por tudo isso menos popular, menos imediatista e de consumo de massa como a música popular. Entretanto há canções populares ( a maior parte não é música propriamente dita ) com excelência bem como gêneros musicais populares muito próximos do gênero ou da música erudita.

O consagrado cantor e compositor brasileiro Raimundo Fagner disse em uma entrevista musical:” Oitenta por cento da música popular, das canções populares são muito ruins” (sic )

Claro que todo tipo de música só se desenvolveu pagando, remunerando seus músicos, autores, compositores, etc, mas a Música Popular ao contrário do que se propala é a agrande indústria realmente mafiosa que domina e influencia as pessoas em todo o mundo após a invenção das técnicas de gravação do som e reprodução como a grande facilidade de difundi-la hoje. Ao contrário da Música Erudita( erroneamente combatida ideologicamente por ativistas de esquerda erroneamente tidos como “progressistas” ) a Música Popular é facilmente fonte de criação de falsos artistas, cantores, compositores e gêneros musicais definitivamente ruins! É impossível enganar ouvintes de música quando se refere à Música Clássica!


Não confundir nunca Música Clássica com Música Instrumental que nem é gênero musical, apenas uma maneira de reproduzir qualquer peça musical sem o canto, sem uma letra de uma canção.


Mas voltemos à pergunta inicial: como ouvir Música Clássica?

Primeiramente não se pode ou não se deve ouvir Música Clássica como se ouve Música Popular: gostei de um pedaço vou ouvir só este.

Equivaleria a ler duas páginas de um romance e só elas porque simplesmente se gostou ou apreciou aquele trecho. Não tem sentido algo assim!

Uma Sinfonia ( significando em grego e para os gregos , todos o sons juntos ) é uma composição musical com algumas partes, geralmente três, indo até seis dependendo do período em que fora compostas, que funcionam como capítulos de um livro. Devem sempre ser ouvida inteiras e sempre na mesma ordem: 1ª parte, 2ª parte, 3ª parte ( que no caso é a parte final , a conclusão, o “finale”! )

A famosa e conhecida 5ª sinfonia de Beethoven tem no total apenas trinta minutos e é dividida em algumas partes.=, todas interligadas e importantes uma para as outras.

E errôneo achar-se que “música clássica é música para dormir”… A 5ª sinfonia de Beethoven, aquela que começa com “Tchan-tchan-tchan” não tem nada “de dormir” ou algo para trazer “uma paz”, fala da morte!

Nesta aula, neste nosso roteiro, há um link para um vídeo, de uma sinfonia composta por mim só para você. Hoje com todos os recursos tecnológicos, qualquer músico se quiser, pode criar, compor e executar sozinho todos os sons e performance de uma orquestra inteira.


LINK DA NOSSA SINFONIA:

https://www.youtube.com/watch?v=tDfyCiHYb-A

Ela, como a 5ª sinfonia de Beethoven, possui três partes:

Uma introdução curta, uma primeira parte;

Um desenvolvimento um pouco mais longo, uma segunda parte;

E um final, não tão longo, apenas ligeiramente mais duradouro que a primeira parte.




Como ouvi-la?



Feche ou tampe os seus olhos e tente imagina ar cada instrumento musical ( são vários ) como pessoas conversando entre si ( isto em todas as partes ); A sons de pessoas como se estivessem afirmano9d algo em pequenas frases, outras retrucando, e emocionalmente ediferentess: alegres, com raiva, perguntando, respondendo , dando ordens, etc.



A primeira parte as pessoas c constatam, como na vida de cada um de nós , algum problema ( imagine um! pode ser qualquer um ! )

A segunda parte as pessoas debatem como loucas, quase que discordando entre si o tempo todo! As frases musicais são produzidas sem ouvir a frase do outro instrumento!

Na terceira e última parte ( no nosso caso ) as pessoas chegam a um acordo!!


Geralmente as sinfonias não tem nomes figurativos, com poucas exceções como “O lago do Cisne” mas apenas a um número da composição ( 5ª sinfonia de Beethoven ) daí coloquei o título de “Sinfonia Hum” e por que “hum” e não “um” porque menos usado para não causar confusão com o artigo indefinido “um” se usou muito a forma com “h” e um subtítulo para ajudar a entender a intenção da peça: “Problemas e Discussões”. Também é obrigatório a alusão à tonalidade de toda a peça musical ( pelo menos predominante ) Lá menor ( Am ).

Então ficou mais ou menos assim: “Sinfonia Hum, Problemas e Soluções” Am.

O.k.?

Então ouça a nossa sinfonia e depois responda e faça as seguintes atividades:


01) Geralmente as Sinfonias eram apresentadas ao público com um catálogo ou folheto informativo. Com desenhos na capa e no interior.

Faça um grande desenho ou alguns ( três ou quatro ) alusivos, referentes ao tema e à musicalidade na nossa “sinfonia”!


02 ) Diga qual o problema ou situações você imaginou enquanto ouvia de olhos fechados ( pode ser sua, da sua família, do país, de algum ser humano anônimo ou famoso ou grupo de pessoas em alguma situação especial... ).



CONTEÚDO EXTRA ALTAMENTE IMPORTANTE! NÃO DEIXE DE VÊ-LO! ESCLARECEDOR!



Obrigado , espero que tenha gostado e aprendido bem algo novo e para toda a sua vida!




ESCOLHA OU O VÍDEO ANTERIOR OU ESTE... OS DOIS SÃO MUITO ESCLARECEDORES, MOSTREM PARA OS PAIS DE VOCÊS, APÓS STA AULA CONVERSEM COM ELES SOBRE ESTE ASSUNTO MUITO IMPORTANTE, O.K?




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A MÚSICA EM UM MUNDO IDEAL