O DESENHO BIDIMENSIONAL VERSUS DESENHO TRIDIMENSIONAL


Q
uando um desenhista escolhe ser profissional uma opção inicial deve ser entre desenvolver um trabalho figurativo e um trabalho abstrato. Pode parecer simplório mas de fato não é: normalmente um artista que desenvolve um bom trabalho figurtativo pode não ser um bom artista que se expresse de forma mais abstrata e o contgrário também pode ser verdade.

Se o profissional, o artista, o desenhista, escolhe o caminho da produção ficurativa, pode e deve escolher em ser um ilustrador que trabalhe e produza desenhos sob demanda ( encomenda ) e é portanto direcionado pelas ansiedades e gosto de quem contrata para trabalho ou um cartoonista que é mais livre e criativo e que cria personagens que quando com muitas sorte e visão, cria algo original e quase permanente.

Outra opção é ser um caricaturista que trabalhará fazsendo retraros cômicos, na maioria das vezes, de famosos em geral, celebridades, atletas, políticos e as vezses religiosos, cuja reação por parte de adpetos de certas religiões podem não achar nada engraçado.

A opção final é ser um desenhista retratista cujo trabalho sempre será um desenho o mais fiel possível a qualquer realidade.

Agora falaremos de uma opção além: a das duas versões de um mesmo tema ou desenho seja de um objeto, ser ou pesso: se será um desenho bidimensional ou tridimensional.

O desenho bidimensional, como o nome já diz, possui apenas duas dimensões: altura e altura. Já o desenho tridimensdional, além da altura e largura, também profundidade.

Os desenhos bidiomensdionais são produzidos para o público mais infantil ou para mensagens rápidas para serem vistas e entendidas por quem observa rapidamente.

Daí o fato de personagens dos quadrinhos e da animação originalmente criadas para crianças ou público mais jovem ser os rostos ou caras bidimensionais ou em 2D. Os cenários em torno das personagens são tridimensionais, apresentando profunidade e luzes e sobras mas as personagens não.

Como exemplo temos "A turma da Mônica", do universo Disney, a Pantera cor de rosa, o Pica-pau e boa parte dos animes japoneses destinado a crianças mais jovens.

Já os desenhos tridimensionais são destinados a um público com mais idade, maturidade, e com variação de pontos de vistas, perspectivas, olhares diferentes.

Outra diferença é que desenhos tridimensionais revelam aspectos, faces que o desenho bidimensional não mostra tanto que no desenho técnico ( mecânico, elétrico, arquitetônico, etc ) um mesmo objeto é desmembrado em vistas que são exatamente isto vistas do mesmo objeto em pelo menos três: de cima, de lado ( mais de um lado ) e de baixo.

O famoso quadro, a famosa pintura da Mona Lisa, do grande Leomnardo da Vinci, é importante quinhentos e um anos depois exatamente por ser a primeira pintura tridimensional, 3D da Arte.

Exemplos de produção de desenho nos quadrinhos tanto em 2D e em 3D.



























Continua...























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A MÚSICA EM UM MUNDO IDEAL