NOTAÇÃO MUSICAL, UMA HISTÓRIA CONTADA DE OUTRA FORMA

 


A NOTAÇÃO MUSICAL , SUA ORIGEM E CAUSA


A Música nasce com o ser humano, com o primeiro casal ou com seus descendentes ( pelo menos aquela música que chamamos de Música Primitiva ou ainda de Música Intuitiva ) e passa por um processo de milênios e milênios sendo descoberta, reinventada, experimentada, testada, criada, ouvida, desfrutada por povos e etnias tão diferentes por sua cultura e crenças e separadas geograficamente por distâncias quase intransponíveis, até que os gregos há dois mil e quatrocentos anos ( mais exatamente no ano 400 a.C. ) inventam ou reinventam um sistema musical tão bom e tão perfeito, insuperável que o usamos até hoje.

Passa-se mais e mais tempo e cristãos católicos e depois protestantes promovem os últimos e definitivos avanços que consistem na forma definitiva de anotar, de forma escrita qualquer composição, peça musical ou som baseado em sons determinados, em notas chamadas notas musicais.

Mas afinal, por que é tão importante para a música como fenômeno social, instituição humana, sistema e linguagem uma escrita? 

Embora muito recentemente, pouco mais de cento e vinte anos, tenhamos conseguido registrar os sons e com tal qualidade que hoje é possível guardar qualquer registro sonoro, não só musical, no caso da música presume-se que se toda a tecnologia falhar ou se perder repentinamente, o que é totalmente plausível, possível e catastrófico, será sempre possível guardar permanentemente qualquer criação musical, da banal a obra prima, através de um método eficiente e perfeito: a Notação Musical. E mais universalmente aceito, inteiramente lógico, compreensível, exato e eficiente.

Vale tanto para se tocar qualquer peça musical em qualquer instrumento musical ou para cantar com qualquer e em qualquer voz.

Assista o vídeo a seguir numa aula básica e completa!





E como um músico, um instrumentista profissional lida com a notação musical, fazendo arranjos ou lendo uma peça musical?
v
Veja a abaixo a pianista ucraniana Victoria em ação:








Ou ainda a perfórmance de Marck Martel ao pinao:



Eu sou Helvécio S.Pereira,
graduado em Desenho, Plástica e História da Arte pela EBA/ UFMG
e em pedagogia pela FAE/UEMG

Leciono Desenho Geométrico, Artes em geral há mais de 30 anos em escolas públicas além de aulas particulares de iniciação musical a mais de uma dezena de hoje músicos profissionais.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A MÚSICA EM UM MUNDO IDEAL