AULA EXTRA: A ARTE E O ATIVISMO IDEOLÓGICO E POLÍTICO / OS NEGROS ESQUECIDOS DO BRASIL E DO MUNDO

 


Olá!


***NOTA: OS VÍDEOS QUE ILUSTRAM ESTA POSTAGEM NÃO SÃO OS MESMOS DE PUBLICAÇÃO COM MESMO TEXTO, COM VÍDEOS MAIS NO ESTILO LONGOS E MAIS, DIGAMOS, DOCUMENTÁRIOS MAIS LONGOS E APROFUNDADOS.



Visite cada link, aproveite todas as informações e divirta-se! como alguém me disse: "Abra a sua mente..."





O assunto que  nesta aula é urgente, sério e tem sido pouco aventado é abordado por mim sem preocupação em esgotá-lo mas com o objetivo de inspirar positivamente e não reavivar ódios. 


Muita bobagem panfletada pelos mais afoitos e até desonestos tem sido a pólvora para trazer velhos ódios com consequências ainda maiores e como não há erro sem resposta, sem consequência, cuidemos para que o pior não aconteça no futuro.

Isto porque têm-se a respeito dos artistas que os mesmos detenham uma "verdade", seja na arte que produzam, as vezes ( e não poucas ) de caráter duvidoso, pouco ou nada exato.


Socialmente, tudo o que os artistas digam, sejam opinativamente ou através de uma performance ou panfletariamente inevitavelmente e principalmente com o aval da mídia é imediatamente aceito como verdade última e absoluta, sem passar por um crivo rígido de uma crítica ou um debate mais aprofundado.

Isto porque raramente afora artistas de linguagens mais reservadas como escultores, urbanistas, arquitetos em geral, os demais artistas de palcos com plateias, dominam melhor a arte da comunicação com o público, ou pela simpatia ou pela bizarrice, o que cria pontes entre si mesmos e o público em geral e garante espaço na mídia, o melhor meio e mais imediato propalador de vozes junto as massas mais populares.

Ao lado disso temos uma classe de artistas que embora passem por artistas populares flertam mui frequentemente com a academia e são bajulados tendenciosamente pelos auto denominados intelectuais.

Via de regra a grande maioria dos artistas são autodidatas, tendo frequentemente abandonado profissões, estudos e carreira acadêmica. Os que as concluiram, ou seja, algum curso superior os concluíram fora das suas carreiras, excetuando-se obviamente por natureza de sua formação os músicos eruditos que por falta de tempo, dedicação exclusiva à música clássica, são naturalmente distantes de outras questões.

Apenas por estas questões e não só por estas é fácil entender que embora devam ser ouvidos e vistos em todas as suas manifestações artísticas, recomenda-se muito apropriadamente que se veja criticamente tudo o que venham a produzir artística e socialmente.

Mas há outro ponto importante e passível de uma análise e crítica contundentes: artistas dependem de seu trabalho para sobrevivência como todo mundo. Embora a "arte" não seja facilmente aceita como trabalho e "trabalho duro", dos sortudamente bem sucedidos e milionários até os anônimos e vivendo à duras penas, todos dependem de seu trabalho artístico, isto ficou patente, mais claro ainda nesta longa pandemia em que atores e cantores passaram enorme dificuldades e viram suas rendas despencarem. Ou seja: o artista vende literalmente seu trabalho com pouca ou nenhuma opção de escolha. Quem o paga, seja pessoa física, ou os consumidores, mandam literalmente em seu trabalho e isto reflete na arte que cria e produz.

Deste modo artistas, por estas razões e outras bem mais impositivas serviram a regimes autoritários, governos sanguinários, ideologias e religiões espúrias sem o menor constrangimento.

Também e igualmente, por dependerem de um círculo de iguais que os recomendem, artistas podem ser facilmente excluídos e perseguidos por seus iguais adotando a maioria o caminho mais fácil á sobrevivência individual: uma concordância com o grupo majoritário e um certo corporativismo. Ou: seja de que área artística for um artista, solitário não sobrevive artisticamente.

Os exemplos são muitos e todos publicamente vistos e conhecidos faltando apenas eventualmente apontados um a um e legitimamente acusados no seu desvio e como devem ser acusados. Quem não se lembra do logo, do símbolo nazista inspirado em uma símbolo bem mais antigo de origem indiana e apenas invertido como se fosse algo original e novo? Ou pode-se lembrar de uma decisão isolada feita por um padre europeu para simplificar a compreensão do episódio bíblico da queda do homem no Éden, o fruto proibido sendo como a maçã, um fruto de origem oriental e cobiçada na Europa. Uma decisão simplista que tomou o mundo pela repetição acrítica e encomendada a artistas.

De fato, qualquer simplismo ou mentira logo toma corpo, passa a fazer parte do inconsciente ou consciente coletivo e se torna difícil de ser finalmente desfeita.

É portanto absolutamente fácil compreender que na divisão ideológica as partir do final do século XIX e início do século XX, entre capitalismo e socialismo, o segundo como proposta de reforma social se lance como outras ideologias e fés religiosas, da força de penetração e convencimento superficial da arte para a sua panfletagem e convencimento público.

É muito penoso ser convencido por um livro com argumentos complicados. É# muito mais fácil e imediato ser convencido por ilustrações, esquetes, performances públicas ou por celebridades indiretamente alçadas e tidas como "artistas". Afinal a maioria das populações em todo o mundo não tem acesso ao círculo fechado e elitista dos reconhecidos acadêmicos ou até de intelectuais mais populares.

Hoje, por diversas razões e circunstâncias globais isto é muito mais frequente, escancarado e absorvido acriticamente, portanto mais efetivo e eficiente. Hoje é muito mais fácil mentir embora algum lado apressada e frequentemente se apresse em acusar o outro lado ( que coloca em dúvida o seu discurso ) de ser mentiroso, propalador de mentiras e portanto de rasas "fake news".

Faltou dizer que inconscientemente as pessoas pensam ser a arte um tipo de entidade "justa" como se ela não incluísse ou excluísse quem de alguma forma ( porque é sempre refém de um grupo ) quem destoa ou não seja exatamente promissor ao seu próprio desenvolvimento e portanto ( leia-se ) mercado, pois a Arte vende coisas como se fossem ou sejam arte, obras de arte.

A Arte não é justa como inconsciente se entende e é excludente com aqueles que eventualmente destoem ocasionalmente do que majoritariamente lhe convenham. Daí não é difícil compreender que uma repentina ou mais ou menos duradora repetição até enfadonha de "verdades" venham como uma avalanche e pareça ser a única reveladora verdade, absoluta e contra a qual não haja sequer mínimos e razoáveis argumentos. E isto referentes à "verdades" sobre as quais a arte não detenha o mínimo domínio como "verdades" internas e referentes a si mesma. Como acusar o grande pintor Pablo Picasso de não ser um talentoso pintor? Como por em dúvida o título do compositor e cantor  Caetano Veloso de ser um "artista popular" ( algo colocado em dúvida pelo seu contemporâneo, colega, também nordestino, Raimundo Fagner que afirmara em entrevista recente: "Caetano nunca foi um grande vendedor de discos!" sic )

A lista de artistas ( entenda-se: criadores e produtores de arte ) excluídos e não destacados nos livros didáticos e de qualidade artística importante para a própria arte é enorme e incompreensível como se cometera e ainda se conserva tamanhas injustiças.

O "pai do rock n' roll era um homem negro ( aposto que nem você se lembra de seu nome e de seu rosto )e poucos lembram ou sequer sabem o seu nome. "O verdadeiro pai da Bossa Nova" era pelo menos um não branco mas poucos sabem desta realidade ou lembram o seu nome e obra... "Papai Noel" é inspirado em um homem pelo menos não branco, um bispo cristão e ninguém contesta isso, pelo menos ao ponto de rever-se toda a propaganda natalina tida como verdade absoluta; um dos reis magos foi interesseira e oportunisticamente personalizado como "negro", sendo que provavelmente não o era ( fato irrelevante ); a "padroeira do Brasil", uma versão  negra criada para apaziguar ânimos e criar uma "identidade não europeia e branca"... e os exemplos de arbitrariedades e distorções são incontáveis e praticamente infindáveis. Hoje personagens de HQs são transmutados ignorando-se a imaginação de seus criadores originais ( todos já falecidos ) para satisfazer panfletagem ideológica interesseira e arbitrária, quando legitimamente poderia criar-se novos e originais personagens para este fim e não aviltar-se os originais por simples respeito a propostas  mensagens originais  e importantes propostas por seus respectivos autores em seu próprio tempo.

Questiona-se a forma dos crucifixos não corresponderem ao instrumento de tortura dos romanos, é interessante a cruz de malta portuguesa, das naus por ocasião dos descobrimentos, ser muito mais agradável e praticamente no alienar do terrível significado a cruz original, tudo isto promovido por artistas e pela acrítica "arte".

Mas vamos ao que interessa de forma bem prática e bem objetiva:

Fui praticamente atacado e taxado como atrasado e desinformado por numa reunião pedagógica acerca de um reiterado e viciado projeto de consciência negra e ter reiterado que o conceito de raça não existe ( sic ) e que a personagem de Zumbi dos Palmares não satisfaz aos anseios e nem ao menos condiz a sua biografia rasa com os ideias de não escravidão ou não escravagismo modernos. Afirmei ainda que a manutenção do mito e das estratégias inconsistentes tanto de classificação de quem é ou não negro como o racismo de "negros" contra verdadeiros "negros e particularmente contra as mulheres realmente negras serem uma ostentosa hipocrisia. Reafirmei ainda que se quisermos criarmos uma sociedade pacífica e de boa convivência ( o que não significa igualitária, pois isto é outra coisa ) não podemos reerguer os muros do racismo baseados em aparências estritamente físicas ou estéticas ( disse isto tudo com outras palavras devido às circunstância e momento ).
 

É óbvio e até bastante natural que todo o ativismo caminha muito mais rapidamente e atinge sempre uma grande massa de pessoas por meio das diversas linguagens artísticas que atingem diretamente aquilo que é eminentemente emocional e estético, seja visual, sonoro, tático ou todos. Novamente poucos terão paciência, tempo, compreensão de ler e refletir uma tese em um livro em linguagem eminentemente acadêmica e em um português mais culto, exato e considerado erroneamente mais elitista e seu frequente discurso tomado como verdade última e absoluta.


Para deixar tudo bem claro vamos dividir tudo isto em duas partes:

A primeira parte falaremos de algumas personalidades aleatórias e só aparentemente anônimas às poderosas mídias e presente cultura de massa mas iniciadores, produtores de coisas de excelência não só artisticamente.


1) A Bossa Nova é o único gênero musical de excelência produzida no Brasil ( sim há outros mas só a Bossa Nova é uma unanimidade estética musicalmente que ao contrário do que alguns propalam, influenciou o grande gênero de música realmente negra norte-americana, o virtuoso Jazz ).

A canção garota de Ipanema ao lado de Wave, Desafinado, Samba do Avião e Águas de Março dos grandes Tom Jobim e Vinícius de Moraes é uma das canções mais executadas no mundo e reconhecidamente brasileira. Quado se fala de pais da Bossa Nova se fala naturalmente de Antonio Carlos Jobim, João Gilberto e Vinícius de Morais, letrista, mas se esquece irrazoavelmente do real "pai" deste gênero musical:

JOHNNY ALF

A biografia de Johnny Alf você vê em uma de suas versões aqui neste link:

A PRIMEIRA CANÇÃO BOSSA NOVA



Tendo estudado piano a partir dos dez anos de idade, patrocinado pelos patões de sua mãe, uma mãe solo, aos dezessete já tinha formado o científico, falava inglês fluentemente e contra a vontade de seus mentores, tendo estudado música erudita, tocava música popular em boates do Rio de Janeiro. Tom Jobim o chamava de "Gênio Alf!" Sua composição "Bom Rapaz" é oficialmente reconhecida como a primeira canção do gênero Bossa Nova, pelo seu arranjo, maneira de tocar o seu piano e de cantá-la!




2) MUSSA KITAI  I


O HOMEM MAIS RICO DO MUNDO 


Frequentemente se fala acerca de Bill Gates ou um ou outro bilionário que se alterca com ele com o título de "mais rico do mundo", todos "brancos" e na verdade não há nada de errado em serem "ricos" ou "brancos", mas enquanto a Bíblia registra o rei Salomão como o mais rico de seu tempo ou até o seu tempo, um homem negro do Mali foi no século 13/ 14  o homem mais rico de toda a história tendo em vida a fenomenal riqueza de vinte vezes a maior riqueza de Bill Gates no seu melhor momento. Isto não é pouco e ninguém fala dele ou informa aos afrodescendentes que o homem mais rico não foi um branco mas um negro. Sua biografia e seu nome você vê aqui neste link: 



3)  ANDRÉ REBOUÇAS UM QUE  VOCÊ NUNCA OUVIU FALAR DELE. NO RIO DE JANEIRO HÁ DOIS TÚNEIS EM HOMENAGEM, UM A ELE E OUTRO A SEU IRMÃO.

Todos sabem sobre  inventores como Thomas Edson, Santos Dumont ou os irmãos  Right mas não sabem de um engenheiro negro, um engenheiro cuja lembrança faz parte de nosso dia a dia hoje.


Suas biografias você pode conhecê-las aqui nos dois links:

ANDRÉ REBOUÇAS

André Rebouças — O Engenheiro do Império do Brazil




4) ELES DERAM O NOME A UMA DAS MAIS RECONHECIDAS BANDAS DE ROCK DO SÉCULO XX, NINGUÉM SABE DELES.

"...
os músicos resolvem mudar o nome da banda para The Screaming Abdabds, a palpite de Barret. Houve outros nomes como só Abdabs e T-Set, antes de chegarem ao Pink Floyd, que nada mais é do que a junção dos nomes de dois bluesmen, Pink Anderson e Floyd Council, de quem Syd Barret era fã."

PINK & FLOYD

As suas biografias você pode ver no seguinte link:

PINK FLOYD | Origem do nome da banda


PINK FLOYD Origem do nome vídeo 2



5) RECONHECIDO MUNDIALMENTE POR SEU TIMBRE E COMPOSIÇÕES ÚNICAS QUE BEIRAM À MÚSICA ERUDITA CONSEGUIU SOZINHO NUM SHOW BREVE ARREGIMENTAR UM PÚBLICO DE TODAS AS IDADES TÃO GRANDE QUANTO O DA APRESENTAÇÃO ´ÚNICA DO TENOR ANDREA BOCELLI EM BELO HORIZONTE.

A sua  música você vê aqui:

Milton Nascimento Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor ao vivo 2005.






6) AMARO FREITAS, PIANISTA DA GERAÇÃO MAIS  JOVEM , DE FORMAÇÃO MUSICAL RELIGIOSA, ERUDITA, MESCLA TUDO AO SEU PIANO ÚNICO.

Um pouco de Amaro Freitas você vê aqui:

Milton Nascimento e Criolo feat. Amaro Freitas - Cais





7) ROBSON MIGUEL, LISTADO ENTRE OS DEZ MAIS VIRTUOSES VIOLONISTAS DO MUNDO TOCANDO COM SINGULARIDADE TODOS OS GÊNEROS MUSICAIS DO POPULAR AO MAIS CLÁSSICO E DIFÍCIL.



Um pouco do grande Robson Miguel você pode ver aqui


The Noite (17/11/15) - Entrevista com Robson Miguel:




8) ELIZETE CARDOSO, COM TIMBRE E CANTO TÃO MEMORÁVEL COMO AS GRANDES CANTORAS DE JAZZ NORTE-AMERICANAS



Um pouco de Elizete Cardoso você vê aqui

Centenário Elizeth Cardoso (2020)




9) O GEÓGRAFO  RECONHECIDO NA EUROPA E NO MUNDO, ESQUECIDO DOS LIVROS DIDÁTICOS, MILTON SANTOS.


Um pouco dele você pode ver também aqui:


O cientista que expandiu as fronteiras da geografia: Milton Santos





10) O ATLETA DO SÉCULO, QUE POR QUESTÕES MENORES, POR NÃO PROFESSAR FÉ SOCIALISTA, POR TER TIDO UM CONFLITO FAMILIAR COM A FILHA, BRASILEIROS TENTAM A TODO CUSTO DESCONSTRUIR A SUA IMAGEM PROPALANDO TOSCAMENTE QUE "ELE NUNCA FEZ NADA PELA CAUSA NEGRA".

Ele entrou onde os negros não entravam e abriu caminho a todos os demais atletas do futebol.:

Um pouco acerca do grande Pelé no link seguinte:

Obrigado Pelé - Centenário de Magia Especial Bandeirantes



11) PE JOSÉ MAURÍCIO, UM MÚSICO DA CORTE BRASILEIRA, TALENTO QUE RIVALIZAVA NADA MENOS COM O INCOMPARÁVEL J. S. BACH


 



"...
José Maurício Nunes Garcia (1767-1830) foi padre brasileiro. Compositor sacro, foi mestre de capela da antiga Catedral da Sé do Rio de janeiro. Em 1798 foi nomeado mestre de capela da antiga Catedral da Sé do Rio de Janeiro, na época, o mais elevado posto de um músico brasileiro. ."

https://www.ebiografia.com/jose_mauricio_nunes_garcia/

https://musicabrasilis.org.br/compositores/jose-mauricio-nunes-garcia

José Maurício Nunes Garcia - Requiem (1816)




E QUEM FOI ZUMBI?

É  bastante numerosa a repetição panfletária da mesma estória ( com "e" mesmo ) com todos os naturais e simplórios arranjos usados para se construir um mito, arranjo este em todas as culturas, de personagens seculares a personagens religiosos, sendo que pelo seu simplismo já se pode desconfiar seriamente deles.

No link seguinte um resumo, equilibrado da questão, que no Brasil ao lado de outras datas artificialmente criadas tem mais um fim populista que real, ao lado por exemplo da padroeira do Brasil, data convenientemente acertada pelo presidente militar João Batista de Figueiredo para agradar círculos católicos e ter assim apoio ao seu governo que já se ressentia de um retorno à nossa atabalhoada democracia ( que nos digam todos os outros após a redemocratização )

SOBRE O MITO ZUMBI DOS PALMARES


Se justifica ( e erraticamente ) que as crianças e jovens negros precisam ter como exemplo "figuras negras" para que sigam igualmente seus exemplos. Tenho por mim que não é uma questão matemática, o Brasil teve muitas décadas antes dos próprios EUA um presidente negro, um escritor de peso negro, Machado de Assis, dois governadores de estados brasileiros * Espírito Santo e Rio Grande do Sul, um juiz da suprema corte, o maior atletas de todos os tempos, reconhecido sem restrições em todo o mundo, um pai da Bossa Nova ao lado de um pai do Rock 'n Roll. O homem mais rico de todos os tempos, cem anos de faraós negros no Egito a maior nação e povo da antiguidade, vindos de um povo que construiu um amuralha mais extensa que a própria muralha da China.

Mas fica a pergunta:cada indivíduo precisa de ter um exemplo correspondente à sua aparência? e os não representados: ruivos, albinos, anões?

Ou deveremos nos espelhar no ser humano, em qualquer um, independente de características simplesmente estéticas, independentemente de pertencimento mais superficial?

A tática está errada, a pedagogia ( no sentido de como ensinar e demonstrar ) está francamente errada e erros cobram altos preços.

A discussão é muito mais ampla do que neste espaço e a conheço profundamente. Na verdade não ignoro a maior parte deles e porque eles são repetidos e formatados, cada discurso e afirmativa, com objetivos não de resolverem problemas mas de se revivê-los.

Os tendenciosos são culpados das possíveis e já terríveis consequências pois jamais verem o todo e desprezam ou ignoram boa parte dos fatos, justamente aqueles que não reforçam ou põem abaixo suas frágeis teses!

ZUMBI, HERÓI OU TRAIDOR?



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