AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS

 


Olá tudo bem?



Quando eu ensino  sobre as Grandes Famílias dos Instrumentos Musicais eu enfatizo que em ordem, os instrumentos de cordas constituem-se nos de nível mais sofisticados. Isto se deve ao fato destes instrumentos musicais para sua concepção necessitarem de duas coisas, exatidão  na emissão de seus sons, portanto previsibilidade e cálculo, ou seja, boa dose de abstração.
 

É verdade também que esta abstração é resultado de  certo empirismo, experimentação, mas que só avançou com grande imaginação proporcionando avanços e aperfeiçoamentos incríveis.

O início de tudo ( jamais saberemos como ) se dá com a descoberta de que um fio, uma linha, uma corda vibrando produz som no ar. 



Quanto mais longa esta corda mais o som se mostrará grave e quanto mais curta e esticada mais agudo o som produzido a partir dela. 

Descobertas arqueológicas mostram que um dos primeiros instrumentos musicais inventados pela humanidade foi um tipo de arco  colocada uma das pontas na boca aberta enquanto a linha ou corda era tangida com um dos dedos enquanto ou outro dividia a extensão vibrante da mesma corda.

Dado o nome primitivo de "ceta" ( ou algo assim ) se tornaria "citara" até chegar no atual "guitarra" ( esta foi apenas uma simplificação de seu longo processo de desenvolvimento ).

Não confundir com "cítara" ou com o "sitar" um instrumento de corda de origem indiana ( aliás a cítara e o sitar são ambos instrumentos musicais de cordas e portanto baseados nos mesmos princípios de todos os instrumentos musicais de cordas, ambos mais tardios, sendo o sitar criado apenas no século XIII.

* (   ) [Instrumentos de cordas são instrumentos musicais cuja fonte primária de som é a vibração de uma corda tensionada quando beliscada, percutida ou friccionada.[1] Na classificação Hornbostel-Sachs, bastante utilizada atualmente, estes instrumentos representam a classe dos cordofones[2] (também grafados cordófonos[3]) identificada pelos códigos iniciados pelo número 3.]


** (   )[O primeiro instrumento de corda do qual se tem conhecimento é o Arco musical cuja origem é situada entre 35 e 15 mil anos a.C. Os instrumentos de corda tensionada mais antigos registados são nove liras e três harpas encontradas numa tumba em Ur na Mesopotâmia datando de 2 600 a.C.

Pinturas em paredes e efígies em cerâmica, madeira ou metal indicam a presença de tais instrumentos em época próxima no Egipto Antigo e em ilhas do Mar Egeu. As representações dão a entender que as liras tinham funções musicais de caráter religioso ou poético, enquanto que as harpas visavam o entretenimento e o erotismo.


Os instrumentos que deram origem aos modernos violino, violão, guitarra, violoncelo se originam do alaúde, utilizado inicialmente por pastores, que surgiu em época posterior.[4] Os instrumentos da família do violino foram desenvolvidos na Itália durante os séculos 16 e 17 e alcançaram seu pico nas mãos de mestres como Antonio Stradivari e Giuseppe Guarneri “Del Gesù” de Cremona.[5]

Os instrumentos de cordas são importantes na história da música ocidental pois foi com um instrumento constituído de uma única corda, o monocórdio, que os filósofos e matemáticos da escola pitagórica descobriram todos os princípios matemáticos que regem os intervalos, escalas e a harmonia, dando origem ao estudo da teoria m usical há mais de dois mil anos.]

fonte: wikipedia * (   )   ** (   ) 

 

Bem certamente os instrumentos de cordas são sim os mais sofisticados, com exceção de um que não é de cordas mas de sopro mecânico, sendo concetualmente diferente e de engenhosidade cara e muito complexa: o órgão.  O órgão acústico verdadeiro é o instrumento que inspirou os modernos orquestradores digitais, constituindo em um aparelho de teclado que simula uma orquestra inteira e que pode ser tocado por um único músico, mas este é um assunto a ser tratado em outra aula específica só sobre este singular instrumento musical. 

Pelo seu volume sonoro, sua capacidade de executar contrapontos em diferentes timbres, a su a capacidade de fornecer uma ilusão genuína de que ali não se encontra um único músico e instrumentista mas uma orquestra inteira é a sua grande e permanente magia.


Qual a lógica técnica da concepção de instrumento de cordas ( qualquer deles )?


 


Como já foi mencionado em trecho citado da wikipedia, explicações diferentes dados e encontrados na internet, tentaremos dar  a melhor, mais sucinta e simples! Vamos lá então.

A emissão de um som por parte de um instrumento musical de cordas se baseia em três coisas:

- o diâmetro da corda;

- a tensão a que a corda, ou cada corda do instrumento musical é submetida;

- o comprimento da corda.

Estes três elementos manipulados isoladamente ou em conjunto alteram e possibilita a previsão da nota ( ou notas musicais ) desejada. 

Em alguns instrumentos musicais antigos, este manejo das notas musicais se dava apenas pela divisão da extensão da corda do instrumento com um dedo tocando-a e outro tangindo-a ou a beliscando ( Instrumentos musicais com uma única corda ).

Posteriormente descobriu-se solucionou-se este problema com uma engenhosa solução; com a medida de cada divisão obtendo-se uma determinada nota musical, criava-se várias cordas com extensões diferentes ( como no atual piano ou  nas harpas ).

No caso das guitarras espanholas e seus antecessores, várias cordas com mesma extensão, mas com bitola ( diâmetros ) diferentes, alterando-se sua  extensão com auxílio de trates móveis e depois fixos, posicionados em distâncias previamente calculadas e provadas.

Basicamente, portanto, todos os instrumentos musicais de cordas funcionam desta maneira.

O objetivo final de um instrumento musical de cordas é o mesmo de todo instrumento musical: emitir sons determinados, controlados, previstos, exatos, para que peças musicais sejam executadas como previstas.

Daí recordamos o quarto elemento básicos da música ( os outros são Melodia, Harmonia e Ritmo ) que é o elemento chamado AFINAÇÃO.

A emissão esperada de um som, uma nota musical que se deseja emitir ou tocar é a exatidão que possibilita a música como arte ( técnica ) existir e se concretizar.

Finamente, por ora, o surgimento e desenvolvimento dos instrumentos musicais de cordas foi de inigualável contribuição à execução musical.

A seguir vários exemplos de instrumentos originários de regiões e culturas diferentes cognominados como "cítaras" que daria,m origem às atuais Guitarras, ou para nós brasileiros, violas e violões.

























Comentários

  1. ótima aula, mas com o corrido estudo para as provas, não pude aproveitá-la ao máximo, mas acredito que ela irá complementar minhas respostas na prova.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A MÚSICA EM UM MUNDO IDEAL