AULA Nº 02 SEGUNDO SEMESTRE DE 2021 - FALANDO SOBRE ARTE, ESPORTE, CULTURA E ENSINO DE ARTE NA ESCOLA

 Olá!

Trata-se de um novo momento, novos tempos, embora isto pareça um bordão gasto e só panfletário, muito se mudou e toda a adaptação sendo apressada ou não resulta em algo com ganhos e perdas e reformulações, etc.

Muitos aproveitarão ( e já aproveitam ) todos os fatos resultantes desta ruptura não imaginada nunca vista em, em um bom português, puxar sardinha para a sua própria brasa, beneficiar seus objetivos e alimentar suas ideologias. É sempre assim. Oportunistas e aproveitadores costuma surfar nas crises, sejam quais forem elas.

Todos fomos impactados de alguma forma, em todo o mundo, desde pessoas mas ricas, mais protegidas até as de menos posses e mais expostas. É claro que guardadas as proporções muitos espertalhões não forma atingidos além de muitos em todos o mundo terem lucrado com um momento tão único na história humana.

A última grande praga foi cinquenta vezes mais mortal, mas hoje temos a mídia, temos os mentirosos de plantão, temos os interessados em quanto maior o caos melhor ( e não se enganem eles existem e estão bem ativos! )

Falando sobre a Arte, uma classe artística oportunista foi duramente atingida e o esporte com sua classe e grupo privilegiado igualmente.


Artistas/ celebridades ficaram impedidos de arrecadarem fortunas e devolverem tão pouco em troca e o futebol, principalmente o brasileiro perdeu muito da sua posição de vanguarda e destaque.

Sim tanto a Arte quanto o esporte não são da pureza que se apregoa.

Se tivéssemos só artistas e atletas e não técnicos, médicos, químicos e biólogos não teríamos nem as apressadas vacinas e de limitada e problemática eficiência como temos e estaríamos em situação bem mais fragilizada. Assemelharíamos ao fiascos de hospitais serem desnecessários e a importância dos estádios para uma Copa do Mundo.

Enfim sempre haverá amanhãs para uma geração sobrevivente e queremos todos fazer parte dela, haja o que houver.


Na nossa produtiva aula de hoje conversamos eu a professora Vânia Santos sobre várias coisas muito importantes, entre várias os aspectos ligados à Arte e ao Esporte (coloquei-os com letras maiúsculas porque me refiro a eles neste momento não como fenômenos humanos que são mas como entidades presentes nas sociedades modernas.


Seres humanos nascem com duas tendências básicas ( até baseada na psicologia moderna e atual ) a de serem INTROVERTIDOS  ou EXTROVERTIDOS.


Os primeiros lidam melhor com algo que lhes seja internalizado ( os INTROVERTIDOS ) e os segundos com ambientes externos e fenômenos físicos da natureza  ( os EXTROVERTIDOS ).

É notório que há meninas irmãos de meninos muito mais dadas a esportes e esporte radicais e meninos não bem como meninos ligados à práticas esportivas e meninas não. Logo não é um resultado só de ambientação social ou gênero mas algo determinante sobre outras bases.

Eu por exemplo nunca me interessei por natação, alpinismo, exploração de cavernas mas por qualquer lugar ou momento de sossego e contemplação ( e não sou preguiçoso ). 

Claro tudo aqui está sendo dito resumidamente, há muito mais coisas que isso.

Um escritor ou compositor sempre será reservado no que se refere a riscos à sua integridade física pelo esporte. Já para um atleta o risco e a superação física com dores e cansaço é sempre bem vinda e bem vista. Entende?

Então "artistas" têm um mundo interno complexo, rico que constantemente os obriga a recriá-lo e colocar diante dos outros para serem vistos, ouvidos, sentidos, etc.

"Atletas" têm diante de si ( fora de si ) um mundo a ser constantemente desafiado, vencido.


Ou se é um artista razoável e péssimo atleta ou um ótimo atleta e artista sofrível. Dificilmente as duas coisas!

Muitas vezes na escola se pune e se tem como algo incompreensível algum aluno que não "goste de educação física". Da mesma forma algum aluno que não goste de "artes".

São de natureza diferentes e quase é praticamente impossível um agir como o outro!

Entretanto socialmente o artista ocasionalmente apreciará assistir um jogo de futebol e se distrairá com este esporte ou se exercitará em uma pelada com amigos.

Da mesma forma um atleta deverá aprender a ter momentos de quietude lendo uma boa ficção ou assistindo um bom filme.

Então há sempre coisas a aprender, a serem aprendidas, independente do que seja o foco principal de sua vida seguindo uma certa "natureza humana", um perfil.

Aí sim, entra o papel da escola e o real e louvável sentido de uma "propalada educação para todos", oportunizando todos saberem o que precisam saber para uma vida que desfrute de mais e melhores coisas.


A Arte é sempre vista como entretenimento, diversão, assim como esporte mas embora funcione como isto, a Arte é uma linguagem, ou um conjunto de idiomas, em que os artistas estão o tempo todo dizendo coisas que devem ser entendidas por todos que as veem, as ouve, as toca, entram dentro delas, as veem de longe, etc. 

Talvez e também, antes das mais antigas e bem organizadas convenções sociais, divisão do trabalho, as brincadeiras induziram na forma de jogos as primeiras e rudimentares "regras". Muita gente não se atem e não compreende que o fator educativo do esporte são as regras limitadoras que estabelecem verdadeiros critérios de justiça banindo as desigualdades.

Embora um vencedor seja o superior ao vencido, só se permitem disputas e confrontos entre "iguais", entre gladiadores que tenham equivalência e alguma chance mais ou menos igual de uma possível vitória.

Lutadores são classificados por peso, tempo de luta e de descanso para reposição de forças é delimitado criteriosamente. Há sempre a figura do mediador, do árbitro, popularmente chamado de juiz e os limites de resistência e as proteções necessárias bem como assistência médica são colocadas sempre à disposição.

No esporte as diversas modalidades de jogos substituem as batalhas mortais e reais da história passada humana. As diversas estratégias que se traduzem em dribles, arranjos e organizações, posturas de defesas e ataques a luta humana para se defender e vencer inimigos. O esporte é o cultivo da coragem humana.

Já a Arte é a materialização do pensamento, da ideia, da crença, do subjetivo e do imaginário. 

Por que a Estátua da Liberdade é uma mulher? por que o símbolo da liberdade ( um quadro pintado alegoricamente à Revolução Francesa )  é uma mulher com seios de fora? por que  o famoso Buda é representado gordo e sorrindo quando certamente era magro? por que a banda Pink Floyd tem este nome se seu som é um gênero de rock? por que o quadro, a pintura, intitulado " o Grito de Edgar Much é tão feio e vale tanto? por que o famoso Davi de Michelãngelo é um rapaz nu se foi encomendado para ser um a escultura sobre o pórtico de uma igreja cristã? por que sempre que uma pintura feita  entre cem e trezentos anos com uma mulher lendo ou escrevendo deveria ser tão importante para qualquer mulher ao ver o quadro? por que o Super-homem usa capa e vermelha?

Estas e tantas perguntas relacionadas à produção artística deveriam não só serem feitas mas respondidas não para mostrar conhecimento, mas porque todos estes exemplos têm a ver diretamente com o mundo e a forma como vivemos e encaramos o mundo e a realidade. São frutos e propões reflexões sobre a sociedade humana real.

Embora todas façam em maior parte, parte do universo de coisas que ocupam a nossa mente e nos divertem, nos causam algum prazer, deslumbramento, todas têm significância para a sociedade humana.

Então a Arte é muito mais que fazer coisas bonitas. 

E muito mais que só aprender fazê-las.


A ARTE E OS ARTISTAS


A Arte em geral muito mal compreendida e muito mais  ( pior ainda ) ensinada nas escolas.

É muito comum, políticos, sindicalistas, professores, falarem mal da educação. Isto dá ibope! tos passam a ouvi-lo.

Eu defendo meus colegas professores, independentemente da posição política e ideológica de cada um: TODOS SE ESFORÇAM E DÃO O MÁXIMO PARA TIRAREM LEITE DE PEDRAS, entretanto a educação é ruim por desviar-se e perder em meio a seus objetivos.

Eu me graduei em Arte e desde a infância por algum motivo de ter começado a desenhar em papel de pão aos quatro anos ganhava sempre material de desenho ( os mais caros, importados, dava até dó de usar ) por algum motivo hoje não tenho coragem de comprar materiais da mesma qualidade. Estudei em boas escolas, uma das melhores mas mesmo assim as aulas de arte poderiam ser muito melhores, poderia ajudar a forma r artistas como eu como professor ajudei alguns a serem música, desenhistas, atores, estilistas, etc.

Em países do leste europeu e satélites da ex- URRS, arte é prioridade, ou seja as pessoas prendem a desenhar, pintar, cantar, tocar um instrumento musical difícil, nível avançado, mesmo que futuramente tenham outra profissão principal.

No Brasil a regra é pague suas aulas de violão, de piano, de teatro, de dança e boa sorte!

E pior: quem faz isso tem vergonha e não tem oportunidade e nem incentivo para mostrar na escola! aqui no Brasil é nivelado por baixo! o que é de excelência não é incentivado, é tachado de elitista e a mediocridade é exaltada acriticamente em nome de uma "valorização cultural popular". Isto não é verdade nem no comunismo ortodoxo nem no capitalismo tecnológico! mas no Brasil é!

Algum burocrata do sistema decidiu sem consulta mais ampla que "Educação Física" e "Arte" são conteúdos "recreativos"! fico imaginando de que lugar um boçal deste sacou tal ortodoxia!

Deste modo nem o professor de Educação Física pode efetivamente colocar em prática tudo o que estudou ( e professor de educação física estuda e muito tá! ) nem o de Artes embora cada professor de arte possa ter uma formação bem diferente e específica, como dança, teatro, desenho, cinema, etc, sendo muito bem em uma linguagem artísticas e só sofrível em outra.

Finalizando o ensino de arte passou por alguns embates e ainda não se resolveu muito bem:

Primeiramente tinha o objetivo de formar "artistas";

posteriormente o de praticamente de ensinar nada e que cada um achasse o seu caminho... ( prevalece a té hoje! )

depois e dura até agora: de cada um libertar o "seu artista interior", a consequência  é que um bando de gente sem talento ( algo a ser explicado se existe ou não  em aula posterior ), oportunista, canalha, espertalhona, se promover e ganhar fama e dinheiro sendo um péssimo exemplo à gerações futuras causando sim um "empobrecimento e decadência cultural graves!

* SOBRE O VÍDEO ACIMA NA POSTAGEM:

Há muitos anos, mais de vinte, em uma aula sobre música, um bom aluno, desabafou em tom de reclamação "não gosto de piano" ( e era um bom aluno, esforçado, fazia tudo, prestava atenção ) ao que eu retruquei: "para gostar ou não você tem que conhecer primeiro! não gostar sem saber é ignorância!"

É o mesmo que brasileiro dizer "não gosto de beisebol!"

Claro! se ninguém, me explicar as regras, a origem, o quão é desafiado cada jogada e estratégia vou achar "sem graça" mas por pura ignorância!


Esta pianista, Khatia Buniatishvili 34, junto com a sua irmã um ano mais nova, tiveram aulas com a sua mãe professora de piano  bem antes dos quatro ou seis anos ideias, aos dois anos, simplesmente para distrair a fome! 

Você não leu errado não! aos dos e três anos, horas a fio ao piano todos os dias para distrair a fome no seu país a Georgia ( ex-URSS ).

Hoje ao lado de outras pianistas jovens, com média de trinta e quatro anos, constitui em uma das mais importantes pianistas do cenário mundial.

Você pode achar a música clássica chata mas como aquele meu aluno, por puia ignorância.

Não cometa este erro! aprenda a entender, tente o mesmo com o beisebol! boa sorte!

Finalmente: a Arte e o Esporte são fontes de importante aprendizado filosófico, são ambos mais do parecem ser e guardam ideias e convenções com muito mais razões de serem.


Deixem nos comentários, perguntas, dúvidas que eu responderei cada uma, ok?

Até a próxima então!


Professor Helvécio S. Pereira
graduado em Desenho e Plástica e História da Arte pela EBA/UFMG
e Pedagogo pela FAE/UEMG
 
 


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