AULA 05- DO TEATRO A DRAMATURGIA CONTINUAÇÃO ( SEGUNDA PARTE )
E AGORA? AULA PRESENCIAL OU REMOTA?
Penso que podemos ter ( se tivermos aprendido) o melhor dos dois mundos. Quem realmente quer descobrir as coisas, a vida, o mundo, aproveita da melhor maneira todos os meios. Realmente anda mudou ao contrário do que apregoarão os criadores de espantalhos. As coisas nunca foram fixas ou há uma única maneira de fazê-las. Tal ideia é uma ilusão. Fixos devem ser os objetivos e não os meios.
Na verdade qualquer aprendizado é como nadar, mergulha-se a cabeça na água e volta-se a respirar… tenta-se novas braçadas, as vezes maiores, talvez ir até o fundo vencer maiores distâncias e conseguir melhor velocidade.
Quem tem dificuldade para
entender qualquer coisa é porque não compreendeu ainda este
mecanismo, esta regra, de ter contato e voltar para entender melhor
até reter e ter a compreensão mais ideal de qualquer coisa.
Dito
isto, hoje o nosso assunto é ainda será Teatro, ou poderíamos
dizer a Dramaturgia, ok?
A Dramaturgia ( ou vulgarmente o Teatro ) depois da Música é certamente a linguagem artística mais consumida em todo o mundo moderno e na época contemporânea.
Bem
voltando ao assunto “teatro” agora nos limitaremos a tratá-lo
com um nome aparentemente mais complicado “dramaturgia”.
Uma
observação, embora o Teatro que conhecemos e desenvolvemos através
de tantos séculos tenha ( para nós ) um marco, um início com um
homem bêbado em uma festa ao deus Dionísio na antiga Grécia isto
não significa de modo algum que desde o primeiro homem esta
capacidade inata não estivesse com ele e nele.
Atuar, ser um
ator ou atriz nada menos é que fingir. Isto mesmo, ator é quem
finge e finge de tal forma bem, que convence a quem o vê e ouve que
não é mais o ator que está ali mas uma outra personagem.
Logo ser ator é muito mais que colocar uma roupa que o
caracterize, uma maquiagem, decorar umas falas, andar, pular, saltar,
chorar, sorrir, etc. É muito mais complexo e convincente. E muito
mais desgastante.
É claro que este trabalho, estas ação
toda que durante milênios só pode ser vista ao vivo, logo que a
tecnologia de registro, primeiro em fotografia e depois em filme
impôs mais realidade culminando no cinema, o ápice da ilusão na
dramaturgia.
Logo DRAMATURGIA é tudo o que envolve o
trabalho de atuação dos atores, materializado no teatro
convencional até novelas de TV ( folhetim ), cinema e propagandas
que consumimos impostas a nós todos os dias divulgando produtos,
cursos, oportunidades, compras e vendas, etc.
Esta é uma das
razões que podemos concluir que NENHUMA propaganda é verdadeira. E
isto não é uma declaração radical demais. Usam-se atores, ou
pessoas que atuam naquela produção que dizem e fazem o que lhes é
mandado fazer. E como atores, mentem ementem muito bem!
Mas o
pior é que assim como a propaganda impõe uma verdade que não
existe, pelo menos totalmente, a dramaturgia, divertindo pode e é
usada para os mais diversos propósitos. Não é culpa dos atores ou
de quem escreve roteiros ou quem filma, a natureza da dramaturgia é
mentir, cabendo nela qualquer coisa, depende apenas de quem a produz
e a paga, pois custa muito caro a sua produção, mesmo em tempos
atuais em que muita coisa tecnológica se tornou mais acessível.
O que fazer
então? Não vamos assistir nenhuma novela, filme, peça teatral,
nada?
Claro que vamos continuar
vendo tudo, teatro, cinema, propagandas, etc. Afinal a Arte em geral
tem o seu lado lúdico, estético, de entretenimento, decorativo.
O
Davi de Michelangelo, embora tenha uma mensagem em sua nudez e
jovialidade, foi encomendado por um bispo para decorar a fachada de
sua igreja. Qual templo de qualquer religião do mundo é geralmente
uma arquitetura que sendo crente, fiel, adepto de tal religião não
deixa de ser contemplada e maravilhada.
Não temos mais a fé
dos egípcios antigos mas as grandes pirâmides continuam a nos
impactar e ainda mais quando imaginamos que a sua parede, suas faces
eram completamente lisas na antiguidade e se tornavam douradas como
ouro refletindo a luz do sol.
que aprenderemos neste roteiro de estudos é que há no Teatro, na Dramaturgia, uma ideia que antecede ao próprio teatro ou dramaturgia.
Quando nos propomos a ler
um livro, olhamos primeiramente a sua capa e título e assim sabemos
do que ele trata, seja um livro didático, um romance, de poesias,
religioso ou filosófico. Deveríamos fazer o mesmo com o teatro e a
dramaturgia.
O Teatro se divide em gêneros, que são os
seguintes:
DRAMA
e
COMÉDIA
DRAMA
se refere a todo tipo de roteiro , peça de teatro e filme que os
assuntos são tratados muito mais próximos da realidade. Não
confunda “DRAMA com algo triste.
Tudo começa com um
autor!
Sim
tudo começa com uma cabeça pensante, geralmente um mas pode ser
mais de uma pessoa. Pode parecer irrelevante, mas eu ensino e a
primeira coisa que olho é se o autor ou autores , são homens ou
mulheres, pois isto tem diretamente ligação com o que ele ( ou ela
) escreveu e sua visão de mundo.
Por exemplo: o filme
“Titanic” ( o mais famosos ) foi escrito por um homem, logo a sua
visão da mulher é muito mais valiosa por ser positiva e uma defesa
do amor feminino e dos desejos femininos. Já o filme o “Diabo
veste Prada” é de uma roteirista, uma mulher, e a sua crítica
mordaz, contundente ao mundo da moda é muito mais valiosa portanto.
Aruano Suassuna na sua crítica ao catolicismo em o “Auto da
Compadecida” é muito mais importante, por não ser um ateu, e ser
católico. Ainda no filme “Titanic” a incrível cena dos músicos
tocando um hino evangélico ( Mais perto quero estar meu Deus de Ti )
e sua mensagem de que quem dá respostas para a morte ou na hora da
morte não é a ciência mas a religião, é extremamente valiosa
pois o cineasta é confessadamente ateu. O que eu quero que você
entenda com estes exemplos é que um apessoa de fora do círculo
óbvio do que expressa é muito mais sincera e verdadeira.
O
mundialmente conhecido hino natalino “ Noite de Paz” foi escrito
por um ateu a pedido do padre que fez a melodia e pediu a ele um
poeta da cidade para escrever a letra. E a letra da canção natalina
é perfeita!
Logo tudo começa com o
autor. Leia sobre ele ou ela, procure saber da sua vivência,
opiniões, trabalho. Não se lê um livro saltando-se a capa!
A
próxima identificação a ser feita por quem assiste a dramaturgia
é o CONTEXTO!
Uma coisa é Romeu e Julieta vista em nossa
cultura, outra é na sua época!
O CONTEXTO está intimamente
relacionado com as situações, opiniões, dificuldades e atitudes
das personagens na dramaturgia.
Sem este reconhecimento e
estabelecimento correto das relações entre o passado e hoje não se
entende a mensagem desejada, pretendida que seja entendida por nós
por parte do autor ou dos autores.
POR ÚLTIMO:
Nada na vida é apenas para
ser visto e descartado!
Mesmo coisas de pouco proveito devem
produzir em nós justamente o que seja positivo numa direção
contrária.
Um exemplo bem prático: se você ouve um funk
repleto de palavrões, cenas obscenas, indecente, não basta apenas
deixá-lo de ouvi-lo mas de criar em si mesmo uma aversão completa a
tal tipo de música e não ser hipocritamente neutro.
Até
o nosso próximo roteiro e bom trabalho e sobretudo bom e grande
aprendizado!
VAMOS ENTÃO AS ATIVIDADES DESTA SEMANA?
1) Teatro e Dramaturgia são
coisas diferentes ou a mesma coisa? Explique.
2)
Ator de teatro e ator de cinema são totalmente diferentes ( um não
pode atuar no lugar do outro ) ? ( ) sim ( ) não por que
?
3)
Embora historicamente o Teatro surja na Grécia antiga, podemos dizer
que antes dele não houve nenhuma forma de teatro? Por que ?
4)
Simplificadamente quais os tipos básicos de teatro ou de dramaturgia
existentes?
5) O que é um drama?
6)
O que é uma comédia?
7) Por que saber dados
sobre os autores pode tornar mais importante e valiosa a mensagem de
uma dramaturgia?
8) Qual a importância do contexto ao assistirmos uma peça de teatro ou uma dramaturgia em geral?
9) Lembre-se de uma fábula que você saiba e conheça bem, escolha uma cena que considere muito importante e reescreva tal cena escrevendo o seu diálogo e imaginando a atuação do ator ou dos atores. ( ( Mínimo 8 linhas )
10 ) Desenhe a personagem escolhida ( a palavra personagem em língua portuguesa é sempre feminina! No espanhol é que é sempre masculina’’ , daí a bagunça! É só uma observação)
COMÉDIA se refere a todo
tipo de roteiro, peça de teatro e filme em que os assuntos são
abordados SERIAMENTE mas de forma CARICATURADA, ou seja EXAGERADOS!
Não confunda comédia com bobagem, geralmente as boas comédias são
mais sérias e criativas que os próprios dramas, e quando bem
feitas, podem nos iluminar sobre assuntos tabus, proibidos ou pouco
agradáveis de serem debatidos.
Sabendo isto, você já pode
separar uma coisa da outra e escolher de acordo com seu interesse
humor o que irá ver.
Mas não é só isto, poderá observar e
prestar melhor atenção nas mensagens que o autor ou autores colocam
em uma e outra e gostariam que nós percebêssemos e
entendêssemos.
Logo assistir uma boa peça de teatro ou um
bom filme ou novela não é só, apenas, passar o tempo e se
divertir, pode ser fonte de importante aprendizado! E convenhamos,
pelo trabalho que dá , pelo número de profissionais envolvidos,
pelo custo de toda a produção, seria uma imbecilidade, fazer algo
tão complexo sem objetivo nenhum. Não acha?
Pois é! exatamente!
Comentários
Postar um comentário