AULA 05- DO TEATRO A DRAMATURGIA CONTINUAÇÃO ( SEGUNDA PARTE )

 


E AGORA? AULA PRESENCIAL OU REMOTA?

Penso que podemos ter ( se tivermos aprendido) o melhor dos dois mundos. Quem realmente quer descobrir as coisas, a vida, o mundo, aproveita da melhor maneira todos os meios. Realmente anda mudou ao contrário do que apregoarão os criadores de espantalhos. As coisas nunca foram fixas ou há uma única maneira de fazê-las. Tal ideia é uma ilusão. Fixos devem ser os objetivos e não os meios.



Na verdade qualquer aprendizado é como nadar, mergulha-se a cabeça na água e volta-se a respirar… tenta-se novas braçadas, as vezes maiores, talvez ir até o fundo vencer maiores distâncias e conseguir melhor velocidade.



Quem tem dificuldade para entender qualquer coisa é porque não compreendeu ainda este mecanismo, esta regra, de ter contato e voltar para entender melhor até reter e ter a compreensão mais ideal de qualquer coisa.

Dito isto, hoje o nosso assunto é ainda será Teatro, ou poderíamos dizer a Dramaturgia, ok?


A Dramaturgia ( ou vulgarmente o Teatro ) depois da Música é certamente a linguagem artística mais consumida em todo o mundo moderno e na época contemporânea.






Bem voltando ao assunto “teatro” agora nos limitaremos a tratá-lo com um nome aparentemente mais complicado “dramaturgia”.

Uma observação, embora o Teatro que conhecemos e desenvolvemos através de tantos séculos tenha ( para nós ) um marco, um início com um homem bêbado em uma festa ao deus Dionísio na antiga Grécia isto não significa de modo algum que desde o primeiro homem esta capacidade inata não estivesse com ele e nele.

Atuar, ser um ator ou atriz nada menos é que fingir. Isto mesmo, ator é quem finge e finge de tal forma bem, que convence a quem o vê e ouve que não é mais o ator que está ali mas uma outra personagem.


Logo ser ator é muito mais que colocar uma roupa que o caracterize, uma maquiagem, decorar umas falas, andar, pular, saltar, chorar, sorrir, etc. É muito mais complexo e convincente. E muito mais desgastante.

É claro que este trabalho, estas ação toda que durante milênios só pode ser vista ao vivo, logo que a tecnologia de registro, primeiro em fotografia e depois em filme impôs mais realidade culminando no cinema, o ápice da ilusão na dramaturgia.

Logo DRAMATURGIA é tudo o que envolve o trabalho de atuação dos atores, materializado no teatro convencional até novelas de TV ( folhetim ), cinema e propagandas que consumimos impostas a nós todos os dias divulgando produtos, cursos, oportunidades, compras e vendas, etc.

Esta é uma das razões que podemos concluir que NENHUMA propaganda é verdadeira. E isto não é uma declaração radical demais. Usam-se atores, ou pessoas que atuam naquela produção que dizem e fazem o que lhes é mandado fazer. E como atores, mentem ementem muito bem!

Mas o pior é que assim como a propaganda impõe uma verdade que não existe, pelo menos totalmente, a dramaturgia, divertindo pode e é usada para os mais diversos propósitos. Não é culpa dos atores ou de quem escreve roteiros ou quem filma, a natureza da dramaturgia é mentir, cabendo nela qualquer coisa, depende apenas de quem a produz e a paga, pois custa muito caro a sua produção, mesmo em tempos atuais em que muita coisa tecnológica se tornou mais acessível.



O que fazer então? Não vamos assistir nenhuma novela, filme, peça teatral, nada?




Claro que vamos continuar vendo tudo, teatro, cinema, propagandas, etc. Afinal a Arte em geral tem o seu lado lúdico, estético, de entretenimento, decorativo.

O Davi de Michelangelo, embora tenha uma mensagem em sua nudez e jovialidade, foi encomendado por um bispo para decorar a fachada de sua igreja. Qual templo de qualquer religião do mundo é geralmente uma arquitetura que sendo crente, fiel, adepto de tal religião não deixa de ser contemplada e maravilhada.

Não temos mais a fé dos egípcios antigos mas as grandes pirâmides continuam a nos impactar e ainda mais quando imaginamos que a sua parede, suas faces eram completamente lisas na antiguidade e se tornavam douradas como ouro refletindo a luz do sol.


que aprenderemos neste roteiro de estudos é que há no Teatro, na Dramaturgia, uma ideia que antecede ao próprio teatro ou dramaturgia.


Quando nos propomos a ler um livro, olhamos primeiramente a sua capa e título e assim sabemos do que ele trata, seja um livro didático, um romance, de poesias, religioso ou filosófico. Deveríamos fazer o mesmo com o teatro e a dramaturgia.

O Teatro se divide em gêneros, que são os seguintes:

DRAMA e


COMÉDIA


DRAMA se refere a todo tipo de roteiro , peça de teatro e filme que os assuntos são tratados muito mais próximos da realidade. Não confunda “DRAMA com algo triste.









Tudo começa com um autor!

Sim tudo começa com uma cabeça pensante, geralmente um mas pode ser mais de uma pessoa. Pode parecer irrelevante, mas eu ensino e a primeira coisa que olho é se o autor ou autores , são homens ou mulheres, pois isto tem diretamente ligação com o que ele ( ou ela ) escreveu e sua visão de mundo.

Por exemplo: o filme “Titanic” ( o mais famosos ) foi escrito por um homem, logo a sua visão da mulher é muito mais valiosa por ser positiva e uma defesa do amor feminino e dos desejos femininos. Já o filme o “Diabo veste Prada” é de uma roteirista, uma mulher, e a sua crítica mordaz, contundente ao mundo da moda é muito mais valiosa portanto. Aruano Suassuna na sua crítica ao catolicismo em o “Auto da Compadecida” é muito mais importante, por não ser um ateu, e ser católico. Ainda no filme “Titanic” a incrível cena dos músicos tocando um hino evangélico ( Mais perto quero estar meu Deus de Ti ) e sua mensagem de que quem dá respostas para a morte ou na hora da morte não é a ciência mas a religião, é extremamente valiosa pois o cineasta é confessadamente ateu. O que eu quero que você entenda com estes exemplos é que um apessoa de fora do círculo óbvio do que expressa é muito mais sincera e verdadeira.

O mundialmente conhecido hino natalino “ Noite de Paz” foi escrito por um ateu a pedido do padre que fez a melodia e pediu a ele um poeta da cidade para escrever a letra. E a letra da canção natalina é perfeita!


Logo tudo começa com o autor. Leia sobre ele ou ela, procure saber da sua vivência, opiniões, trabalho. Não se lê um livro saltando-se a capa!


A próxima identificação a ser feita por quem assiste a dramaturgia é o CONTEXTO!

Uma coisa é Romeu e Julieta vista em nossa cultura, outra é na sua época!

O CONTEXTO está intimamente relacionado com as situações, opiniões, dificuldades e atitudes das personagens na dramaturgia.

Sem este reconhecimento e estabelecimento correto das relações entre o passado e hoje não se entende a mensagem desejada, pretendida que seja entendida por nós por parte do autor ou dos autores.



POR ÚLTIMO:



Nada na vida é apenas para ser visto e descartado!

Mesmo coisas de pouco proveito devem produzir em nós justamente o que seja positivo numa direção contrária.

Um exemplo bem prático: se você ouve um funk repleto de palavrões, cenas obscenas, indecente, não basta apenas deixá-lo de ouvi-lo mas de criar em si mesmo uma aversão completa a tal tipo de música e não ser hipocritamente neutro.




Até o nosso próximo roteiro e bom trabalho e sobretudo bom e grande aprendizado!


VAMOS ENTÃO AS ATIVIDADES DESTA SEMANA?



1) Teatro e Dramaturgia são coisas diferentes ou a mesma coisa? Explique.







2) Ator de teatro e ator de cinema são totalmente diferentes ( um não pode atuar no lugar do outro ) ? ( ) sim ( ) não por que ?





3) Embora historicamente o Teatro surja na Grécia antiga, podemos dizer que antes dele não houve nenhuma forma de teatro? Por que ?





4) Simplificadamente quais os tipos básicos de teatro ou de dramaturgia existentes?




5) O que é um drama?



6) O que é uma comédia?




7) Por que saber dados sobre os autores pode tornar mais importante e valiosa a mensagem de uma dramaturgia?






8) Qual a importância do contexto ao assistirmos uma peça de teatro ou uma dramaturgia em geral?






9) Lembre-se de uma fábula que você saiba e conheça bem, escolha uma cena que considere muito importante e reescreva tal cena escrevendo o seu diálogo e imaginando a atuação do ator ou dos atores. ( ( Mínimo 8 linhas )







10 ) Desenhe a personagem escolhida ( a palavra personagem em língua portuguesa é sempre feminina! No espanhol é que é sempre masculina’’ , daí a bagunça! É só uma observação)







COMÉDIA se refere a todo tipo de roteiro, peça de teatro e filme em que os assuntos são abordados SERIAMENTE mas de forma CARICATURADA, ou seja EXAGERADOS! Não confunda comédia com bobagem, geralmente as boas comédias são mais sérias e criativas que os próprios dramas, e quando bem feitas, podem nos iluminar sobre assuntos tabus, proibidos ou pouco agradáveis de serem debatidos.

Sabendo isto, você já pode separar uma coisa da outra e escolher de acordo com seu interesse humor o que irá ver.

Mas não é só isto, poderá observar e prestar melhor atenção nas mensagens que o autor ou autores colocam em uma e outra e gostariam que nós percebêssemos e entendêssemos.

Logo assistir uma boa peça de teatro ou um bom filme ou novela não é só, apenas, passar o tempo e se divertir, pode ser fonte de importante aprendizado! E convenhamos, pelo trabalho que dá , pelo número de profissionais envolvidos, pelo custo de toda a produção, seria uma imbecilidade, fazer algo tão complexo sem objetivo nenhum. Não acha?



Pois é! exatamente!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A MÚSICA EM UM MUNDO IDEAL