AULA 10 / CONHECENDO MAIS DA COMPOSIÇÃO MUSICAL E DA PRODUÇÃO MUSICAL: O MAESTRO E O ARRAJADOR

 


Olá! tudo bem?



Mais uma vez falando acerca da Música e de tudo que a envolve. Infelizmente, no Brasil, e não só, mas certamente muito mais aqui como também em incontáveis países em desenvolvimento, as confusas prioridades na educação relegaram certos conteúdos repletos de informação como Artes e Educação Física a "conteúdos de entretenimento" ou "conteúdos recreativos.

Graças a este tipo de decisão burocrata e sem bom embasamento o justificativa milhões e pessoas (e atualmente não só as de baixa educação escolar mas indivíduos com chamados "cursos superiores" ignoram completamente não só o que é a Música como a história da música bm como a malfadada industria da  ḿúsica com sua complicada desonestidade e implicações obscuras. Como na camiseta crada e ostentada por um certo e importante crítico de música contemporânea "Todo fã é burro"!


Por um período superior a 2.500 anos a música se desenvolveu no Ocidente, se desenvolvendo lenta e complexamente, ate resultar o que ouvimos, consumimos e produzimos como "música", tanto as peças muscais consideradas de qualidade criativa e de grande importância sensorial como as piores, verdadeiras porcarias. Enfim a ferramenta, a música como sistema, é o que é exatamente propicia que compositores, instrumentistas e arranjadores, produzam música, qualquer tipo de música.

O que as pessoas, simples mortais, as pessoas comuns,não sabem e não são informadas é que os "artistas", "cantores" dos quais são fãs, em noventa e nove por cento dos casos não faram as músicas, não comporiam as canções como são tocadas nos discos e nos shows sem a pessoa, a figura, o profissional realmente da música que não tem a visibilidade do mesmo "artista" e que diferente do artista que mitas vezes é mito limitado como músico e como cantor ( cantora ), estudou por anos a música como música, tendo faculdade de música, mestrado em música, bacharelado em música, e até doutorado, e que com tudo isto permanece desconhecido do grande público, anônimo, e muitas vezes "menos rico" que o apedeuta artista/ cantor/ músico famoso.

Qual então a solução o pelo menos a saída "mais justa" para este fenômeno, fato, casualidade?

Que as pessoas tenham as informações que todos deveriam ter,receber até no Ensino Básico e não esperar, pagar caro, em um curso superior de música, que até os mais caros, feitos no exterior como especializações em música para músicos, têm até deficiência neste tip de informação.

Mas afinal, o que e quem é um maestro?

Primeiramente, o mais básico, é que MAESTRO significa "MESTRE", "PROFESSOR" e antes que algum ativista invente mais ma bobagem linguística, em português o feminino de maestro é "maestrina" ( maestro/maestrina ), em italiano é "maestra"( maestro/ maestra ) e igualmente no espanhol ( maestro/maestra ), quando de um coral ( coro ) a palavra mais frequentemente usada é "regente" tanto para um regente masculino o feminino.



E quem é um "Maestro"?


Um maestro/ maestrina, tem três papeis diante de uma orquestra o coro:

administrador

político

musical

Claro que antes de tudo o maestro o regente tem que ser alguém formado em música e de formação plena ( teórica, histórica, técnica ). Pode ser tanto um músico instrumentista ou músico cantor erudito, lendo partitura, conhecendo  toda a teoria musical, como harmonia, ritmo bem como cada singularidade vocal do canto e de cada instrumento musical.

Ao maestro compete escolher, selecionar as peças musicais a serem executadas/ cantadas, ensaiá-las dentro de um prazo que um projeto exija e garantir a qualidade de qualquer tipo de apresentação ou gravação musical.

Esta é a parte musical que mistura boa dose de administração da orquestra/ banda/coro bem como a liderança e resolução de conflitos com os músicos e entidades patrocinadoras ( ou um artista de fama )

No caso de orquestras e coros podem ser sustentados por alguma entidade governamental e por estas patrocinados ou por empresas privadas.

Trabalhando para uma gravadora ou um artista privado está a ela ou a ele subordinados, lembrando que por trás de um artista há sempre um produtor, aquela pessoa que banca financeiramente e retira posteriormente o maior lucro ( você pode imaginar alguém que ganhe ais dinheiro que o artista tão famoso? o povo em geral desconhece este detalhe profundamente! )

O que é e quem é um arranjador?

Um "arranjador" é geralmente ( ou sempre ) alguém que pega uma peça musical e a melhora estética e sonoramente atendendo algumas especificações e critérios sonoros e técnicos de acordo com a época em que a peça musical ( música ou canção ) é produzida e deva ser vendida como produto da indústria do entretenimento.


Sim a indústria do entretenimento produz coisas, no caso música, que como produto musical deva obedecer certos critérios musicais e técnicos da própria indústria musical ( isto válido para todos os estilos musicais ).


Como já disse: o fã, a pessoa que vai a um show musical, conhece apenas o artista ( cantor ) que naturalmente é o que tem visibilidade e desconhece os demais componentes ou integrantes da banda, conjunto ou pessoas da produção musical.


Não deveria ser assim, mas por deficiência do sistema educacional as pessoas não tomam conhecimento destas coisas.


O que faz um arranjador?

 

Uma peça musical popular, geralmente, raras exceções é uma obra musical simplória, raramente feita por alguém mais especializado musicalmente, portanto necessitando de uma maior refinamento, uma melhor escolha de cada sonoridade e tempo de cada instrumento musical, destaque para solos, como e quantas vezes o refrão por exemplo será repetido, se haverá modulação, como será a introdução, como terminará a peça musical, etc.


Em um show, um concerto ao vivo, o maestro é o mesmo arranjador, sendo que em um grupo pequeno de músicos e cantores, até dez no total, o "maestro" não rege, apenas supervisiona os inícios e fins das músicas, fazendo pequenas mudanças ou dando orientações pontuais aos músicos e ao cantor ou cantores.


Na pré produção ( do disco ou do show, fase dos ensaios e pré-gravações ) o arranjador é responsável pelas mudanças e adequações instrumentais e sonoras.


Diferença entre regente  e maestro

Quando responsável por um coral ( coro ) normalmente nos referimos aos maestro como regente ( uma tradição ). Quando diante de um conjunto musical e/ou uma orquestra propriamente dita, chamamos de maestro.

O papel ou os papeis são exatamente os mesmo, arregimentar os músicos, instrumentistas e cantores, escolher e arranjar as peças musicais , ensaiá-las e colher o melhor resultado sonoro e estético das mesmas.

Quando a serviço pessoal de um artista ( tipo a falecida Marília Mendonça ) ou de uma gravadora ( trabalhando com vários artistas ) o arranjador ou maestro não escolhe as músicas ou canções a serem executadas mas colabora para o melhor resultado das mesmas. Neste caso, embora o seu trabalho seja importante, fica desta forma reduzido, relegado a um plano menor.


Claro que as limitações ou o que determina como será, quem será e o que fará o maestro é algo econômico, pois um artista com enorme fama e grandes vendagens de disco ou de sua música, pode pagar melhor, escolher os melhores profissionais e pagar mais músicos.

Logo quanto mais famosos e quanto mais faça, shows e vendam discos e músicas ( e shows ) poderá pagar melhor e mais e escolher os melhores profissionais da área da música.


Entretanto na música popular por mais que seja competente um maestro e arranjador deverá e ficará sempre preso e sujeito ao estilo musical do artista ( cantor ) e a sonoridade preferida de seu público. Ainda que saiba muito e ganhe muito bem, ele é neste caso empregado e não o patrão, o chefe e dono do negócio.


Na música erudita ou clássica pode haver ( e há ) espetáculos sem um "maestro" ou regente, quando um dos músicos, o que tem mãos ocasionalmente livres ( um/uma pianista por exemplo ) rege os demais músicos instrumentistas. Um flautista ou trombonista regendo entretanto é mais difícil, entretanto há pistonistas e violinistas tocando e regendo orquestras.


O violinista e maestro francês André Rieu em ação



E novamente:




Mais um exemplo:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A MÚSICA EM UM MUNDO IDEAL