AULA 12 A ARTE E A CIÊNCIA ( OU A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE PARA A CIÊNCIA EM GERAL )

 


Olá tudo bem?



Uma das duas coisas que meus alunos se surpreendem em quando lhes declaro ( e explico ) que a cor não existe. Outra coisa que causa igual impacto é justamente a afirmação que nem todo desenho ( a maior parte de todos os desenhos ) não são propriamente "artísticos", ou seja não basta fazer um desenho bonito e difícil de ser feito para ser realete um "artista".

Isto porque  há o desenho um desenho que carrega subjetividade e outro que ao contrário é bem objetivo. A celebrada, famosa e cinquensentenária Mona Lisa ( ela, a pintura tem mais de quinhentos anos! )  suscita teses e ainda pode esconder mistérios entretanto um complexo desenho de um esqueleto de um animal extinto como um dinossauro ou um mamute ou mesmo um mapa do Brasil com todos os seus rios e montanhas, não, sendo tecnicamentes como desenhos muito mais difícieis e muito mais elaborados.

Ou seja: há na prática um desenho artístico e um desenho para uma aplicação, ao qual podemos chamar de desenho aplicado.

Aliás as reais contribuições do desenho com todos os seus desenvolvimentos artísticos posteriores em tendências, movimentos e técnicas de desenho são muito menores que a contribuição do desenho como linguagem para o desenvolvimento humano em geral.

Podemos destacar entre tantas as diversas invenções de formas de escritas ou de algarismos ( que são um tipo de escrita específica ). O que são as letras nos alfabetos ou mesmos os ideogramas ou os símbolos nas escritas cuneiformes ou hierogríficas? simples desenhos.

Mas o desenho como base para comunicação  ( que não é artística ) não pára aí! A contribuição de fenômenos ou uma simples suposição de como eles se dão tem embutida, tanto no passado histórico como no presente, o desenho como algo elucidador.

Tomemos a errática polêmica entre terraplanistas contra a concepção já aceita e comprovada  que a Terra é um globo, esférica:

Basta um desenho simples ( ou pode ser até mais elaborado conforme a disposição dos defensores de cada lado para deixar claro a funcionalidade de cada tese ou sistema singular planetário. As pessoas podem ver objetivamente qual em tese funcionaria ( ou realmente funciona ).

Outro exemplo são as diversas possibilidades ( aí em um nível mais elevado ) do Universo ser plano ou esférico ( na verdade as duas ainda estão em aberto) além de uma terceira possibilidade de ser curvo  ( côncavo ou convexo  ).

Podemos citar ainda a fácil exposição e compreensão de como funciona a simples e milagrosa concepção de grande parte dos seres vivos incluindo nós seres humanos: a união dos gametas masculinos e femininos. Um espermatozoide é  centenas de vezes menor que um óvulo, mas mesmo em um desenho em que as proporções não são exatas, se torna fácil a compreensão  de como o fenômeno se dá e qual o seu mecanismo.

Vejamos agora pela perspectiva não de quem vê o desenho, tanto feito por um "artista" desenhista como por um outro profissional desenhista:

O Desenhista que se proponha a ser um "artista" pode romper ou ter menor compromisso com a realidade. Aliás ao criar o Mickey mouse, a Mafalda, a Mônica, A Pantera Cor de Rosa, ou os X-men, todos os seus criadores ( todos desenhistas ) não tiveram real compromisso com a mais exata realidade, ou não?

Logo quando um desenhista se propõe a ser um artista do desenho o seu papel e desejo criador se sobrepõe à realidade.

Tomemos o livro Gray's Anatomy ( que emprestou o nome a série, o livro de autoria do desenhista Henry Carter * ) tratou-se e trata-se do primeiro livro de anatomia do mundo, feito e editado com o objetivo de auxiliar de uma forma importante o desenvolvimento da medicina. Totalmente feito com desenhos elaborados, exatos e difíceis de serem realizados. Cada página, cada desenho, deveria estar emoldurado e posto em alguma parede de um importante museu, pela sua qualidade gráfica, como desenho mesmo, como pela sua beleza. A diferença que diferente dos quadros e pinturas de Van Gogh, são objetivos e cem por cento realistas, não havendo interferência simbólica, de gênero artístico ( cubismo, realismo, romantismo, classicismo, etc ).

* (  ) Henry Gray's Anatomy Descriptive and Surgical has been the definitive medical book for students of the human body since its first publication in 1858. This professional guide is valued by medical practitioners, students and laypeople alike for its accuracy.

This edition comprises an abridged version of the classic text - the last to be published during Gray's lifetime - and includes the masterly woodblock illustrations that made the original book a runaway success.

A national and international treasure, Gray's Anatomy is essential reading for anyone with an interest in the history of medicine or in the amazingly complex machine that is the human body.


** (   ) Henry Vandyke Carter foi um anatomista, cirurgião e artista anatômico inglês, mais notável por suas ilustrações do livro Anatomia de Grey. Wikipedia (inglês)

Ver descrição originalNascimento: 22 de maio de 1831, Hull, Reino Unido


E modernamente é diferente, já que diferente da primeira metade do século XIX, 1958, não existia a fotografia?

Veja na internet ou em qualquer livro de ciências ou de geografia, nos capítulos que direta ou indiretamente se referem à astronomia e verá uma "foto" da Via láctea ( Caminho do Leite ) que é a galáxia na qual vivemos, o nosso sistema solar está justamente em um de seus braços esta foto é real? verdadeira? foi realmente tirada?

Infelizmente não!  não é real, é uma "concepção artística", um desenho, ou uma pintura elaborada, baseada  na aparência de outras galáxias supostamente semelhantes à nossa que realmente as vemos com nossos telescópios avançados. Portanto é mais uma contribuição do desenho, de um trabalho de desenhistas para a nossa compreensão da realidade. Assim também a aparência e as diversas ilustrações dos oito planetas , nossos vizinhos, no nosso sistema solar. Com exceção das imagens da nossa Lua e das imagens mais recentes de Marte e algumas de Vênus, imagens não óticas, todas as demais disponíveis e usadas didaticamente, são concepções artísticas, desenhos tecnicamente elaborados, contribuições  do desenho para a ciência.





link para obter o Gray's anatomy em PDF gratitamente:

Gray's Anatomy em PDF

Bem espero que com esta breve explicação você tenha entendido o que é desenho artístico e desenho aplicado bem como a contribuição do segundo ao desenvolvimento humano.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A MÚSICA EM UM MUNDO IDEAL