AULA 03 / 02 /2022 O PORQUÊ DA FEITURA DE UM FILME

 


A
s pessoas gostam de filmes, eles preenchem nossos momentos fora do trabalho, de folga ou com família, amigos, namorados, etc. Mas porque são feitos?

Você pode argumentar que filmes são feitos para se ganhar dinheiro, muito dinheiro, afinal a indústria do cinema nos EUA gasta em bons filmes algumas centenas de milhões de dólares, quantias em reais praticamente inacreditáveis para nós.

Mas se fosse essa toda a verdade qual seria a resposta a mesma pergunta mudando-se o objeto fabricado, construído idealizado?

Porque pessoas fabricam carros, aviões, imensos navios, naves espaciais , etc?

Então a resposta deve ser outra.

Tá  mas carros , aviões, navios, naves espaciais podem ser mai necessários que um simples filme, e então?

As pessoas fazem filmes, os cineastas porque simplesmente gostam de cinema, e têm prazer em ver algo criado por eles. O faturamento de um filme é consequência natural do trabalho despendido e da obra feita.

Então, como nasce um filme, como ele começa a ser gestado, imaginado?




Tudo começa com um tema, um assunto, uma intenção que pode ser  uma revelação, uma demonstração de uma situação nova ou repisando um assunto antigo sob nova perspectiva.

Imagine uma reunião da produção de um filme em que um assunto é escolhido e como este assunto será visto pelas pessoas e que resposta receberá das pessoas. A intenção pode referendar um ponto de vista já existente ou modificar valores, comportamentos, etc.




Ainda não temos um filme, tem-se uma intenção que norteará toda a produção. Se for um erro esta simples escolha o ideia comprometerá todo o filme fazendo-o um verdadeiro fracasso. Se a escolha for boa, boa parte do sucesso da produção estará garantida.

O filme "Uma babá quase perfeita" nasce como uma homenagem do ator do filme, Robin Wilians, a babá que criou os seus filhos.

Você pode assisti-lo aqui e 0800

Veja o depoimento abaixo de uma pessoa que admira o filme:

Cobranca Terra

 
 
Cresci vendo esse filme com as minhas irmas pequenas, quando meus pais se separaram. Meu pai gravava o filme em VHS e nos dava de presente. Era uma forma dele didaticamente explicar a separacao com a minha mãe. Compreendemos tanto vendo esse filme! Meu pai sempre foi uma cara que nem o Daniel no filme. Fazia as mesmas brincadeiras. Sou muito grata pelo pai que tenho. É tão bom saber que, de alguma forma, ele tentava mostrar pra gente que nunca se separaria de nós, filhas. Sempre foi presente. Até hoje! É o amor da minha vida!"




Escolhido o tema que no filme "Uma babá quase perfeita" é criação de crianças e e devida atenção às suas necessidades afetivas que muitas vezes é ignorada. "A babá Encantada":





Notem que se o tema é bom, relevante, bem desenvolvido, o sucesso e a beleza do filme como obra artística pode estar praticamente certo.

Entretanto este é apenas o primeiro momento, a primeira reunião. Veremos na próxima aula o complexo trabalho de produção fílmico que este sim é caríssimo e muito trabalhoso.


Você pode já ver algo clicando no link abaixo:

PRODUÇÃO PARA CINEMA


Abaixo mais um filme como o mesmo tema, a criação de crianças e a atenção às suas necessidades de afeto e educação. "A Babá Encantada".

 

 

Até a próxima então!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A MÚSICA EM UM MUNDO IDEAL