A MÚSICA, AINDA FALANDO SOBRE ELA


A pergunta que se faz é: é necessário entender de música para ouvir música?

Respondendo para melhor compreensão, com outra pergunta: é possível ter a compreensão do que é dito em outro idioma sem conhecê-lo? NÃO!

Da mesma forma não é possível ouvir qualquer tipo de música e desfrutar de toda a sua complexidade sonora ou/e poética sem minimamente entender a sua gramática e vocabulário.

A música é uma das formulações humanas mais geniais e de possibilidades quase infinitas e há uma menção interessante em várias concepções religiosas de que "a música é a única coisa humana que permanecerá no céu".

Mas o que há para ser compreendido na música que deva e possa ser entendido pelo ouvinte, pela pessoa comum?

Primeiramente uma música não pode ser ouvida como alguém que coma um mexido às duas horas da manhã chegando de algum lugar com uma enorme e incontrolável fome. Uma música deve ser ouvida como alguém que vá a um jantar em algum lugar, restaurante, sofisticado e que tenha a entrada, o prato principal, a saída e toda a liturgia de um jantar deste tipo. A diferença é que no caso do mexidão não se percebe os sabores de cada alimento separadamente e no jantar  sofisticado cada sabor percebido na degustação é lembrado até anos depois. A razão ou explicação é que no segundo caso se distingue cada sabor separadamente, o mesmo deve acontecer com a música, deve ser ouvida separados os seus elementos.

Os elementos fundamentais da Música

Em ordem de acordo com seu surgimento histórico:

- O RITMO

- A MELODIA 

- A HARMONIA


O RITMO 

Surge espontaneamente junto com os primeiros seres humanos possivelmente ao bater-se as mãos, os pés no chão ou através de outras batidas e estalos corporais.

O Ritmo é a parte mais primitiva da música e menos criativa. Baseia-se somente na divisão e subdivisão consequente dos tempos musicais gerando os compassos. A única variação sempre recursiva é dos timbres mais graves ou mais agudos, trocando-se e alternando-se elementos percussivos tocados por um instrumentista.

Embora seja o mais primitivo é a única execução que praticamente não admite erros e que antes dos demais instrumentos e o próprio canto os demais músicos devem estar atentos e sujeitar-se em todo o tempo a ele.


A MELODIA


A melodia surge em decorrência do discurso e da fala humana. A melodia sempre tem um caráter narrativo, com algo que é expresso antes e algo que venha a seguir complementando ou contradizendo o que foi dito antes. Esta forma de construção da melodia é encontrado em todo fraseado instrumental e vocal e fonte para percepção e atenção em qualquer obra musical. A melodia surge posteriormente a percepção do ritmo como algo factível e consiste em um avanço considerável na criação e composição musical não sendo tão fácil de ser criada e quase sempre formulada na base da experimentação, ensaio e erro.

A HARMONIA



A harmonia é a parte mais sofisticada da música com regras, direcionamentos, propostas e experimentações bastante complexas, consistindo para quem conhece teoria musical, em progressões, inversões, omissões, acréscimos, substituições e possibilidades múltiplas. É a única área ou elemento fundamental da música que oferece ainda hoje na atualidade vasta experimentação e teorização.

Assim posto, ao ouvir qualquer peça musical deve-se antes de qualquer crítica de valor uma análise funcional da obra musical, ouvindo-se separadamente cada um de seus elementos básicos. Desta forma uma peça musical pode ser muito boa ritmicamente e ruim melodicamente e harmonicamente ou o contrário: rica melodicamente e menos sofisticada ritmicamente e harmonicamente;ou ainda rica harmonicamente e pobre melodicamente. Do mesmo modo pode haver peças musicais ricas musicalmente nos três elementos, o que é fruto de uma genialidade máxima de seus compositores e claro mais raro de ser achada.

Esta diferença é muito fácil de ser percebida nos diferentes gêneros musicais correntes. Alguns são mais ricos em um ou dois elementos e pobre em outro ou em outros. O Funk original é rico no ritmo e pobre melodicamente. A bossa nova é rica harmonicamente e melodicamente e muito simples no ritmo.

Além disso há a modalidade canção que é a união de uma letra com uma melodia. A letra ( poema, prosa ) é sobreposta a uma determinada melodia. Ou a melodia nasce primeiro e uma letra é sobreposta a mesma ou uma letra é criada e uma melodia é sobreposta à esta letra.

No caso da canção há a possibilidade de uma peça musical ser de qualidade e a letra não ou o contrário: a letra ser uma poesia sofisticada e a melodia ser extremamente pobre, ruim.

É importante afirmar que quando se aprende ouvir música a experiência se torna mais rica, crítica e representa um crescimento pessoal para cada um de nós, seja ouvindo qualquer peça ou obra musical.

Não ter essa informação ou não haver desenvolvido uma habilidade de ouvir música se traduz numa experiência desastrosa para qualquer pessoa. Daí o ensino e o aprendizado de música desde a escola mais básica deveria ser obrigatória, compulsória como em muitos países no mundo e feita de maneira a não apenas constar na grade e nos currículos e não ser classificada como são artes e educação física como "matérias recreativas".

A seguir vídeos com algumas obras musicais para exercício de audição e percepção de timbres, ritmos, e formas de execução. Veja-os, ouça e aprenda ouvir música.







Lembrando que estes vídeos podem parecer entediantes a princípio mas que não "gostar" de vê-los e ouvi-los é sintoma de pouca ou nenhuma habilidade de ouvir música realmemente. Quaquer músico de qualquer gênero musical consegue perceber e se interessar por quase qualquer peça de qualidade musical ou instrumental.







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