O DESENHO, CRIAÇÃO E SIGNIFICADO
"Só o ser humano desenha e após criar uma imagem aleatória lhe atribui um significado"
"Um desenho nunca é real em si mesmo. A sua realidade é finalmente o significado que lhe atribuímos."
"Nem todo desenho é "arte", "artístico"... na verdade a utilidade da maioria dos desenhos é bem prática e utilitária, como a invenção da escrita por exemplo."
A escrita foi a invenção que revolucionou a humanidade proporcionando a nós todo o desenvolvimento acorrido posteriormente. Os povos que não inventaram ou não se apropriaram da escrita criada por outros povos ficaram estagnados, parados no tempo, em condição praticamente primitiva, como os indígenas. Mas afinal em que consiste de fato a escrita? todas as escritas constituem-se de desenhos aleatórios criados anonimamente, adotados pelo grupo humano, apropriados culturalmente e atribuídos a cada um deles um som, um significado, um uso submetido à regras especificadas e codificadas.
A mais antiga é a escrita cuneiforme, seguida ou temporalmente ao hierógrafos egípcios que também possuíam uma escrita alfabética de uso mais elitista, seguindo-se após estas as diversas escritas ideográficas e alfabéticas. Há ainda a escrita dos incas baseadas em nós em cordas. As civilizações que desenvolveram sinais gráficos, estes sinais todos eram e são fundamentalmente desenhos.
O desenho é uma linguagem, portanto qualquer desenho embora seja visto como algo decorativo é sempre linguagem, ou seja expressa, diz, significa alguma coisa. Este significado é atribuído, pode ter uma relação mais explícita, aparente ou ao contrário pouco ou nada relacionado com o seu grafismo.
Por exemplo a letra "S" cujo som em todas as línguas tem algo de similaridade, certamente foi inspirado no serpentear de uma serpente. A letra latina "O" certamente foi inspirada no formato da boca humana em emitir tal som. A representação de uma unidade já foi um traço horizontal e vertical mas tem uma relação bastante óbvia com o dedo humano em riste expressando que há apenas uma coisa em questão. O algarismo "3" possui três pontas referindo-se indiretamente também a três coisas. Outros são nada óbvios como, por exemplo a letra "K", importado ou coincidente de parte de ideograma chinês, mais antigo que a letra latina... enfim os exemplos tão abundantes e incontáveis e objeto de ótima e rica pesquisa são muito interessantes.
Compreendido corretamente que um desenho é sempre uma criação, uma invenção original ou em parte e que seu significado é algo igualmente inventado e a ele atribuído, este significado só se impõe pelo uso ou por uma certa ditadura, uma determinação legal de uma instituição social como o uso ou uma regra replicada.
Mas vamos aos exemplos: que tal um pouco de ideogramas chineses?
Na imagem a seguir a origem de cada um deles e sua transformação, simplificação ao longo do tempo.
Como treinar a desenhar ( escrever ) ideogramas chineses, download gratuito ( É SÓ CLICAR NO LINK )
FOLHA EM BRANCO PARA TREINAR O DESENHO ( ESCRITA DE IDEOGRAMAS EM MANDARIM )
UM POUCO DO ALFABETO E ESCRITA ÁRABE:
Desenhando o alfabeto árabe à mão
Devanágari, também chamado de Nagari, é uma abugida grafada da esquerda para a direita, baseada na antiga escrita Brāhmī, usada no subcontinente indiano. Foi desenvolvido na Índia antiga do 1º ao 4º século EC e estava em uso regular no século 7 EC.
CONCLUSÃO:
O importante nesta aula e postagem é compreender o processo de criação simbólica de qualquer desenho, seja de um sistema de escrita, seja de um representação artística. A famosa pintura de Leonardo da Vinci ( a mais famosa de todas ), a Mona Lisa, sem um significado, sem o estabelecimento de um contexto e relação histórica, de um avanço na técnica da representação pictórica não teria o valor que lhe é atribuído e reconhecido. Logo esta compreensão é válida para toda a Arte e sua representação nas Artes visuais ( não só! ).
Até a próxima portanto!
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