A ARTE, COMEÇANDO A COMPREENDÊ-LA AULA 002


Se você comprendeu a primeira aula,( CLIQUE AQUI! ) a definição de que a Arte seja uma linguagem, que como tal a Arte jamais é um fim em si mesma mas um meio... poderemos avançar mais um pouco nessa compreensão.

Veja: qualquer necessidade que você tenha, seja de pedir uma informação, agradecer a alguém... pedir ajuda ou avisar alguém de algo como por exemplo dizer: cuidado! trata-se do uso das linguagens oral e gestual.

Usamos as duas tão frequentemente, uma complementando a outra. Se alguém diz coisas, falando e faz gestos desconexos, sem que as pessoas possam compreender, ou é louco ou abobalhado.

Toda expressão humana é para ser compreendida e não ao contrário!

Se pedirmos a alguém, brasileiro, falante da língua portuguesa para explicar a letra da canção do nosso Hino Nacional, não será uma tarefa fácil para a maioria das pessoas. Se da mesma forma pedirmos a um falante de língua inglesa para explicar-nos a letra da canção do Hino de Batalha americano ( o famoso "Glória! Glória Aleluia!" ) igualmente não será fácil. Entretanto ambos foram compostos, poética e musicalmente, para serem entendidos! não ao contrário.


Da mesma forma a famosa e única "Estátua da Liberdade", "O Cristo Redentor", a "Catedral de Brasília", as "Pirâmides do Egito", as antigas e novas  "Torres Gêmeas"  de Nova York ou mesmo de Brasília, o "Palácio da Alvorada", "A Capela Sistina"  no Vaticano ou "Jesus Alegria dos Homens" de J.S. Bach são todas obras artísticas para sem compreendidas!

E como entendê-las?


Primeiramante devemos compreender que qualquer artista vivo ou morto é um emissor, aquele que sempre pretende dizer, expressar alguma coisa e que cada um de nós, e todos nós, sempre a qualquer momento, vendo ouvindo, tocando entrando dentro de algo feito por um artista, somos os decodificadores, aqueles que de algum modo devem compreender o que cada artista tentou expressar, dizer.

Logo a Arte não se importa com o meu gosto ou crítica pessoais ( o louvor e as vezes a ojeriza devam ser expressas em um momento posterior, seguinte, por outras razões ) mas priori, isso é, inicialmente, devo entender o que é dito, gostando ou não. Isso deve ocorrer sempre! não é de vez em quando... mas SEMPRE!


Para tal portanto, compreender a Arte são necesárias informações! muitas informações! e isso não é chato... é apenas necessário! e informações reais, verdadeiras, sem "achismos" e especulações tolas!

Está pronto para essa experiência?









Professor Helvécio S. Pereira
graduado em Desenho e Plástica e História da Arte pela EBA/UFMG
e Pedagogo pela FAE/UEMG
 




Perguntas acerca dessa aula e anteriores, podem ser feitas sob a forma de comentários! procure a sessão "comentários"

ATENÇÃO! todo comentário só será publicado após análise!



TODOS OS LINKS, CLIQUE NO Nº DA AULA:


 

AULA 020

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A MÚSICA EM UM MUNDO IDEAL