NÃO VOU SER ARTISTA! PARA QUE PRECISO DA ARTE? BLOCO 02 AULA 011 DO GERAL

BEM-VINDO! 
Você caiu na aula 011 mas é importante que você role até o fim dessa aula e veja todos os links das aulas anteriores!
Comece portanto, clicando na
AULA 001  ( pode clicar aqui mesmo se preferir! ) e assim sucessivamente, estudando cada assunto de cada aula até chegar aqui, quando prosseguiremos no segundo bloco temático e teremos links para aulas em vídeo no You tube e atividades a serem baixadas e realizadas! Portanto, só depende de você: bom aprendizado! compartilhe também com seus colegasde turma e amigos!

Inicialmente verdades têm que ser ditas: o ensino de Arte nas escolas públicas brasileiras é um tremendo tapa buraco e agora se tornou, de algum tempo para cá, mais um instrumento ideológico, infelizmente, como se professor de arte ou de qualquer matéria tenha que gastar a sua aula defendendo alguma posião ideológica. Como cidadão ele não só tem a liberdade e o direito de defendender suas posições mas não diante de alunos que ele não só tenha o privilégio do poder da nota e aprovação como da diferença de idade, sendo na maioria das vezes mais velho que seus alunos. Vale lembrar que esses alunos têm pais, igrejas ou não, clubes, partidos políticos, agremiações que defendem cada uma delas suas próprias posições. Perde-se o conteúdo em prol de uma luta ideológica no lugarerrado!

Culpados? talvez todos nós ou uma circusntância em que mídia, artistas subvertem a todo o momento a própria Arte.

Logo,o ensino de Artes nas escolas se torna as vezes "tapa buraco" na cabeça do aluno, não por culpa de meus colegas professores de Artes, ou até mesmo das escolas como instituições isoladas com menos poder de decisão em muitas questões. Independentemente em que lado ideológico estão de questões políticas, mas também porque os outros professores de outros conteúdos não tiveram também aulas de artes minimamente descentes, no que se refere a serem aulas conteúdistas, não no sentido pejorativo mas no melhor sentido, que é exatamente o de prover ao aluno o máximo de informações pertinentes e úteis ao que ele possa vir se tornar.

É impossível dar a melhor ideia de um piano, o instrumento musical mais completo sem haver um piano. E mesmo havendo um piano não basta mostrá-lo uma vez ou tê-lo como móvel de decoração, como muitas escolas ainda os têm, desfafinados, irrecuperáveis como instrumentos musicais mas bonitos! Conheço escolas que ainda os têm, inúteis, desvalorizados pelas instituições e pelos gestores que nem têm ideia de seu valor, alguins de marcas caríssimas e de qualidade,  que só por isso deveriam ser preservados.

De cara a distinção entre os conteúdos relegando ultimamente Artes e Educação Física a conteúdos "recreativos"... "é prá cabá"!! De fato a hierarquização do conhecimento mesmo com a equalização das grades ainda persiste culturalmente no Brasil.

Abaixo reproduzo a queixa de  um músico, claro com formação, graduação superior em música erudita:

"Enquanto eu escrevi este post 7 turmas de engenharia civil se formaram, com 300 alunos cada. Música, por sua vez é uma atividade "tão fácil de ser construída" que o indicado é começar aos 6 anos, estudar muito e com alegria, sacrificar a infância e grande parte da adolescência para aos 33 anos de idade concluir seu doutorado em performance, obviamente no exterior, para, depois de se formar estar, após 30 anos de estudo ininterrupto, poder começar a fazer audições para ser membro de uma orquestra descente. Mas todo este esforço "não se compara " aos 4 anos de engenharia civil. #sqnão"

As pessoas ao virem um maestro ou maestrina com cinco, seis, dezenas de múscos, com instrumentos pouco comuns e caríssimos, tocando uma música com pouca repetição sem uma um baterista tocando o tempo todo em ritmo contante com algumas viradas "iradas" não têm noção do que eles estudaram!
Sem dúvida a formação mais afunilada é a de músico erudito, no mundo inteiro, muito mais difícil que qualquer outra graduação universitária.

No Brasil, principalmente, a Arte se tornou uma entidade genérica e vinda de não se sabe de onde enquanto a diversão, a imediata "arte recreativa" é aquela do funk, do "cornosertanejo", de um popzinho ou de um roquinho e pronto.

Aparentemente a multiplicação de "artistas da mediocridade" ou ainda do esquesitismo contemporâneo totalmente acima da comprensão das pessoas, como o Museu do Inhotim, badalado acima do necessário por razões mercadológicas, não têm relação com o desenvolvimento do país.


Ao contrário: 

Todas as nações ricas e desenvolvidas tecnologicamente, reparem, procurem ver, só o são por possuirem uma Arte historicamente à frente de outras nações e culturas.



Por que, por exemplo o desing de automóveis hoje é dominado pela estética e pelo desenho italianos?

Por que em termos de qualidade melódica, a música italiana é a melhor melodicamente? com grandes tenores,etc, etc?

Por que a música negra americana é a base do virtualismo individual multi instrumentista, como no jazz, no blues, etc?

Por que,
a abandonada, esquecida no Brasil, a Bossa Nova e a MPB coincidiram com uma grande fae desenvolvementista no Brasil?

Por que a Europa, indiscutivelmente foi a base da pintura, seja pintura a óleo, aquarela, abstrata, para todo o mundo, sendo ainda hoje desenvolvida tardiamente em culturas tão diferentes como Irã, Rússia, Ìndia, China e mesmo em nações da América?


Sem talento e paixão por algo na Arte ( música, pintura, desenho, literatura, arquitetura, moda, dramaturgia, dança ) ninguém será artista veradeiramente, entretanto, todos os demais, os mais de oito bilhões de pessoa vivas no mundo consomem, pagando, compram algo relacionado à Arte.


Quer uma prova? poucas pessoas compram smartphones somente para conversar com alguém assuntos sérios e necessários: elas compram para ouvir música e ver vídeos! duas manifestações minimamente artísticas!

A simples escolha de um automóvel que obrigatoriamente passa muito pela aparência dele, pelo seu desing, é uma consumação artística!

Logo ser completamente ignorante, alienado, um bobalhão, não entender nada de nada, é fazer o tempo todo papel de apedeuta, de alguém completamente ignorante!

Você quer ser assim? uma pessoa estúpida que nunca saberá do que se trata um filme? um poema, uma crônica, uma pintura, uma canção? uma escultura em uma via pública, um grande edifício, um significado de um espaço urbano em algum lugar do mundo?


Além do mais são inúmeras as pessoas que se destacaram em uma área profissional ou ocupacional, que também dominavam e dominam alguma linguagem da Arte, ou mais de uma:

O ator e humarista Chico Anísio pintava quadros, paisagens;

também o ator, comunicador, poliglota, Jô Soares, pintava quadros e toca piano;

o ex-presidente Bill Clinton, toca clarineta;

também o ator e cineasta Wood Alen, toca clarineta;

o ex presidente Fernando Henrique Cardoso, sociólogo, toca piano;

o papa emérito Bento XVI, toca piano;

meu pai, advogado, tocava violão erudito;


finalmente um dos maiores compositores para violão, era de fato pianista ( e tocava igualmente violão ): Joaquín Rodrigo.


E mesmo você deve conhecer alguém que tem uma profissão e que se dedicou a estudar profundamente, saber mesmo, alguma linguagem da Arte.

Da mesma forma você poderá ser assim: ter uma profissão mas saber fazer outra coisa, incluindo artisticamente!!

Todos deveriam aprender e saber muito sobre a Arte e perceber o valor real desse conhecimento!



Professor Helvécio S. Pereira
graduado em Desenho e Plástica e História da Arte pela EBA/UFMG
e Pedagogo pela FAE/UEMG

 
 

Perguntas acerca dessa aula e anteriores, podem ser feitas sob a forma de comentários! procure a sessão "comentários"

ATENÇÃO! todo comentário só será publicado após análise!


 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A COMPOSIÇÃO MUSICAL

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS