A MÚSICA: PARTE POR PARTE, AGORA A HARMONIA, AULA 020, BLOCO 02 DOS TEMAS

 

Olá! 

 

Já falamos da Música, da sua invenção histórica, pelo menos da música que usamos hoje em todo o mundo, a formatada pelos gregos na antiguidade, cerca de 500 anos antes de Cristo. Esse sistema musical, assim como os alfabetos para as diversas escritas e línguas funciona para a música como as letras ou ideogramas para as diversas escritas e as gramáticas para as milhares de línguas faladas pela humanidade.

Só que enquanto na humanidade hoje se fala milhares de línguas e dialetos sem contar as línguas extintas, perdidas e as oficialmente não faladas como o latim, o hebraico e o grego do antigo de novo testamento, a música se tornou, como linguagem, a única e verdadeira linguagem global, universal. As notas musicais tocadas aqui no Brasil e em qualquer lugar do mundo em qualquer instrumento musical são exatamete as mesmas.

Embora a Música seja una ( uma ) ela se divide como qualquer língua, em "sotaques" que chamamos de "Gêneros Musicais" que surge, duram um tempo, se modificam e saem de moda, deixando para os seus "descendentes" contribuições importantes, que em Música chamamos de "soluções".

 

É exatamente aí que entra a nossa compreensão do que seja "harmonia" na Música. Embora nada se possa fazer em termos de notas musicais e pouco se possa fazer com relação ao ritmo, já na harmonia muito se pode criar, inventar, modificar e resolver ( um termo usado na matemática e na Música ) criando uma nova aparência ( sonoridade ),fazendo-a mais refinada, sutil, implicitamente mais bela e agradável.


Enquanto a MELODIA seja uma sucessão de NOTAS MUSICAIS  em fila, uma ocorrendo apenas após a outra, ligadas ou não ( com silêncio entre ambas ou não ), a HARMONIA é o SOM DE VÁRIAS ( duas ou mais ) NOTAS MUSICAIS SOANDO AO MESMO TEMPO E sendo ainda assim agradáveis.

Na HARMONIA os sons não são agradáveis porque eu ou você "gostamos", obedece a leis físicas do som, e implicações estritamente matemáticas. Ou seja a sons ( notas musicais ) que jamais se combinarão nem que queiramos e outras que sempre darão certo e soarão belamente.

Nesse ponto aprendemos que "música boa" e "música ruim" não é uma "questão cultural" ou "sociológica" ou "filosófica" como apregoam os que teóricos que não são músicos ou até músicos que amam a praga do "politicamente correto e que por outros motivos e interesses dão tais declarações para fazer média ou simples ativismo político!

O "funk" gênero musical é ruim sim ( "funk" ritmo é outra coisa ) e a música de J.Sebastian Bach é bela sim. Não se trata de uma hegemonia europeia branca ou outra coisa insinuada por ativistas apedeutas, ignorantes!


A Bossa Nova, único gênero musical brasileiro reconhecido no mundo hoje mesmo aós a sua extinção e morte de praticamente todos os seus grandes autores é a união do ritmo do samba com um jeito acessível de cantar, não exigindo grandes e potentes vozes, uma poesia rica e bem pensada e uma harmonia trazida da camada Música Clássica ( um assunto para uma aula futura ).


A Harmonia portanto constitui nos ACORDES, no ACOMPANHAMENTO executado por instrumentos harmônicos ( piano, violão, acordeon, órgão ) ou por um naipe  ( conjunto ) de instrumentos meĺódicos, arranjados para tocarem VOZES e acordes, sejam um conjunto de violinos, de instrumentos de sopro, de metais ou de vozes humanas ( coro, coral ), ou ainda uma segunda voz, no caso de duetos ( quando dois cantores cantam trechos da canção juntos com vozes diferentes, uma mais alta outra ligeiramente mais baixa ( lembrando que "baixo ou baixa" em Música não se refere à intensidade, mas que notas mais "altas" ou "baixas" estão sendo executadas.

Finalmente, para fácil entendimento, um violão executado, tocado enquanto uma outra pessoa canta, faz a HARMONIA. um pianista ao tocar uma peça musical, geralmente ( não sempre ) a mão esquerda executa a HARMONIA  e a mão direita a MELODIA. Assim também um um órgão ( pesquise na internet o que é um órgão, instrumento musical ).

Bem encerramos aqui as série de quatro aulas sobre a Música, de forma fácil, acessível, para caso tenha entendido todo o assunto, nunca mais se comporte como um tolo ao ouvir música e nunca na sua vida gaste mais dinheiro enriquecendo artistas, musicos e cantores medíocres como se fossem algum talento e pessoas a serem admiráveis. Quem faz isso é decididamente tolo e olhe que há pessoas de diversas idades e situação social, até mutos professores, médicos, advogados, etc, que por não terem tido aulas melhores sobre esses assuntos, se portam como verdadeiros idiotas quando se trata de música e da Música!


Responda a seguir:


1) O que é a Música?



2) Quando e por quem foi a Música inventada?


3
) Qual o nome dado ao sistema muscal adotado hoje em todo o mundo?



4
) Quantos e quais dão os elementos básicos da Música?



5
) O que é a MELODIA na Música?



6) O que é o RITMO na Música?


7) O que é a HARMONIA na Música?


8
) Na sua opinião, as pessoas sabem ou não ouvir música e por quê?



A seguir um vídeo em que eu fiz o arranjo, toquei cada instrumento em separado, em um teclado arranjador e mixei no computador usando um "editor de áudio", chamado Audacity. As notas agudas tocadas por piano e fauta constutuem partes da melodia principal, o resto todo é a chamada "harmonia". Nessa gravação falta exatamente a voz principal, que seria cantada na canção. Modernamente playbacks são em regra o acompanhamento ou a "harmonia" do que futuramente em um disco será colocada a "voz".




Agora uma outra canção, em que também fiz o rranjo, toquei todos os instrumentos e finalmente coloquei a voz... temos então a "harmonia", o acompanhamento e a "melodia", a voz sobre o acompanhamento ou sobre a "harmonia".








LINKS ANTERIORES, CLIQUE NO Nº DA AULA:




































 
 

AULA 019


 
 

 









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A COMPOSIÇÃO MUSICAL

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS