A GRAMÁTICA DA ARTE AULA 005

Gosto muito de línguas estrangeiras, durante dois anos, fiz o curso de Letras na FALE/UFMG, a razão era aprender profundamente algumas línguas estrangeiras.

Nunca me aprofundei em nenhuma, embora se me mudar para qualquer pais aprenderei qualquer uma na prática, no dia a dia. Disse isso porque mesmo sem dominar totalmente nenhuma língua estrangeira compreendo suas diferentes e individuais lógicas, suas  diferentes gramáticas, com enorme facilidade.

A Arte como vimos é uma linguagem, a quarta depois das linguagens corporais, dentro dessa,destacadamente a gestual, a oral ( falada ) e a da escrita sob suas diversas e diferentes formas e lógicas. Sim cada língua tem sua lógica, as vezes estranhas, comparada à nossa própria língua. Por exemplo: "carro" em português é masculino em francês é feminino, "la voiture", pronunciando-se "la  voatir"; "personagem" é feminino em português ( embora hoje sejamos relápsos com sua etimologia ) e masculino em espanhol! A Arte também possui regras, algumas por tradição, outras por funcionalidade e ainda outras definidas  mesmo pelo melhor resultado, como no cinema, uma câmera ao filmar deve sempre se movimentar horizontalmente da esquerda para a direita e nunca ao contrário.

A maioria de nós é analfabeta em mandarim, em russo, em ucraniano, em árabe, em iraniano, em hyndi, em japonês, em coreano, em vietnamita, em hebraico, etc, cujas diferentes escritas obedecem à lógicas totalmente diferentes do alfabeto e da escrita latina. Se não fosse a mediação global do inglês o mundo não se entenderia.

Da mesma forma a Arte como linguagem, é uma linguagem cujas línguas internas devem ser aprendidas uma a uma ou pelo menos, a medida do possível. Há de se assistir um filme e entendê-o! ouvir uma canção e entendê-la! ler ou ouvir um poema e entendê-lo! contemplar uma grande e monumental escultura e entender porque exatamente está ali e para que foi concebida e o que ela exatamente expressa! Imagine alguém dizendo uma frase e os seus ouvintes saindo e dizendo às outras pessoas algo que não foi dito por quem falou primeiramente? além de desastrosa a situação, algo definitivamente patético!


Não basta chorar diante de uma peça musical, sair bailando ou mesmo cantando ao ouvi-la! Se você não entende o que é dito, você faz papel de bobo o tempo todo. Deve-se conhecer ou procurar conhecer as minúcias de cada linguagem artística. Por que na Música há modos maiores e menores e o que eles expressam? na pintura e no desenho por que há o figurativo e o abstrato? na dança por que há as danças de salão e as danças, clássica e a contemporânea? no paisagismo qual a diferença entre, por exemplo, o Paisagismo Inglês e o Paisagismo Francês? qual a diferença entre a Música Popular e Música Erudita?

A regra é emocione-se compreendendo!


Lembrando aArte é para ser compreendida sempre!

Assista o vídeo seguinte, ouça a música nele executada, não é a que você vê em programas populares na TV ou em sites bombando na web!

Tente senti-la, se puder feche até os seus olhos. Depois imagine que algo esteja sendo dito através da melodia ( falaremos de melodia em uma das aulas posteriores ); pense se é uma estória sendo contada ( é "estória" com "é" mesmo, antes que um chato diga que está errado! ); e se é algo tranquilo, alegre, triste, catastrófico, algo prazeroso de ser lembrado ou não. Imagine, se fosse você o que estaria contando às pessoas através dessa música. Vamos! se você está conseguindo, está no caminho certo. Depois falaremos sobre isso!

O motivo é que sem informação, sem compreensão, parece chato! imagine você ouvindo uma pessoa falar em romeno diante de você ou em búlgaro, línguas pouco ouvidas por brasileiros... por mais interessante que seja a mensagem e as informações o cérebo tenderá a ignorá-las.

A ARTE posui um gramática, regras, implicações, ligações, links, que tornam aquilo que é feito nela com sentido, são as palavras de uma frase, as concordâncias determinadas por regras racionais ou uma tradição bem sucedida.

Daí a falsa arte e os falsos artistas só subsistirem por causa da ignorância das pessoas e você não quer ser uma dessas pessoas absolutamente estúpidas, quer?

VÍDEO 1




VÍDEO 2






Professor Helvécio S. Pereira
graduado em Desenho e Plástica e História da Arte pela EBA/UFMG
e Pedagogo pela FAE/UEMG

 
 

Perguntas acerca dessa aula e anteriores, podem ser feitas sob a forma de comentários! procure a sessão "comentários"

ATENÇÃO! todo comentário só será publicado após análise!


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A COMPOSIÇÃO MUSICAL

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS