AS LINGUAGENS DA ARTE AULA 008


Uma discussão inócua e desnecessária ocorre muitas vezes na engessada estrutura escolar, da escola como instituição. Certa vez uma querida colega, secretária de uma escola atravessou o pátio com o diário escolar nas mãos e me gritou: "Helvécio! Helvécio! corrija aqui por favor, você colocou na capa do diário matéria 'Artes' quando o correto é 'Arte' segundo à secretaria da educação." Fiz como ela me pediu, e alguém, que nem do meio ( das "Artes" ) pediu a ela.

Não é aqui um espaço para tal debate mas, são muitas as defesas de um ou outro termo, mas é consenso que a Arte seja um fonômeno único que dentro de si pontualmente surgem historicamente dentro dela alguas maneiras, modos, bem específicos, de como fazê-la ser materializada, como fazê-la acontecer, para que vejamos a suas imagens, ouçamos a sua música, entramos ou vejamos ao longe seus espaços e edificações artificialmente construídos, seus múltiplos objetos .

Por exemplo, ao final do século XIX, fora inventadas a fotografia e mais um tempo depois, decorrente do desenvolvimento da própria fotografia, o Cinema. Bem antes na Grécia antiga foram lançados os fundamentos da Dramaturgia, do Teatro. Estes são somente poucos exemplos, como no tempo, surgem diferentes maneiras de expressão e possibilidades diferentes de "Artes".

Logo: há uma "Arte", como linguagem que se manifesta em "diversas e diferentes "linguagens artísticas".


Sob essa ótica há portanto uma ARTE e várias ARTES!

Alguém como grande e técnico "artista" pode tocar um piano e ser pianista, musicista, alguém que se expressa através da linguagem da MÚSICA... que não saiba e nem consiga DESENHAR ou PINTAR um quadro, por exemplo.

O contrário também pode ocorrer: o pintor, saber muito bem PINTAR e não saber nada sobre como tocar um piano ou sobre a MÚSICA.

Mas ambos, o pianista e o pintor utilizam, como já vimos, a mesma linguagem chamada ARTE!


Dessa forma é fácil compreender que nem todos que utilizam a linguagem máxima da ARTE têm que obrigatoriamente saberem DESENHAR, PINTAR, CANTAR, DANÇAR, FOTOGRAFAR, ESCULPIR, PROJETAR ARQUITETÔNICA E URBANISTICAMENTE, SEREM POETAS, ATUAREM, ESCREVEREM EM PROSA, CRIAREM MODA, etc, etc.

Portanto não há nenhuma incorreção em usar a palavra "ARTE" no singular ou "ARTES" no plural, mas ajuda sobremaneira uma melhor compreensão quando a usamos mais corretamente no plural: "ARTES"!


Professor Helvécio S. Pereira
graduado em Desenho e Plástica e História da Arte pela EBA/UFMG
e Pedagogo pela FAE/UEMG

 
 

Perguntas acerca dessa aula e anteriores, podem ser feitas sob a forma de comentários! procure a sessão "comentários"

ATENÇÃO! todo comentário só será publicado após análise!




TODOS OS LINKS, CLIQUE NO Nº DA AULA:

 

AULA 020









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A MÚSICA EM UM MUNDO IDEAL