O COMPONENTE MAIS IMEDIATO DA ARTE: A EMOÇÃO! AULA 004

 
Já dissemos acerca do que a Arte é, de como compreende-la ou começar a entende-la e o que é um artista. Agora falaremos do componente mais visível, palpável e fluido da Arte: a emoção que o expectador, o ouvinte, o leitor, o habitante, o visitante, o fluidor de uma obra artística sente ao ter contato com a mesma.

É inegável que diante de uma obra artística você reaja gostando ou não. Os motivos, na maioria dos casos, nem são artísticos, bem ao contrário! Alguém pode considerar Jimmy Hendrix o maor guitarista de todos os tempos, o que não verdadesob aspecto nenhum, embora "tocasse muito". Ou o Slash do Guns and Rose, que embora seja muito bom , também não constitui nenhuma verdade absoluta.

Dessa forma diante de artistas, músicos, pintores, escultores, escritores, etc, as pessoas se dividem gostando mais de uns que de outros por motivo aleatórios, inexatos, dúbios, falsamente afirmativos. E a resposta é: gostamos de quem e do que apreciamos emocionalmente, mesmo que essas razões ejam praticamente injustificáveis do ponto de vista mais estrito.

Entretanto, segue um aviso: ainda que real essa emoção na experiência de fluição artística é o traço mais enganoso da Arte. Por isso que sem estudar acerca da Arte você será enganado e se enganará sempre.

O vídeo a seguir é, na minha opinião, uma obra artísica fantática! No lançamento de uma canção do tenor italiano Andrea Bocelli, 100 pessoas sentadas em lugares diferentes ouviram pela primeira vez a bela canção, enquanto a emoção de cada uma era registrada em vídeo.
Veja!



Professor Helvécio S. Pereira
graduado em Desenho e Plástica e História da Arte pela EBA/UFMG
e Pedagogo pela FAE/UEMG
 

 


Perguntas acerca dessa aula e anteriores, podem ser feitas sob a forma de comentários! procure a sessão "comentários"

ATENÇÃO! todo comentário só será publicado após análise!




 

AULA 020




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A MÚSICA EM UM MUNDO IDEAL