O QUE É A ARTE? AULA 001


Trata-se, sem dúvida nenhuma, de novo momento, novo modelo e meios que poderão se bem planejados e executados alcançarem todos os objetivos de um aprendizado efetivo e desejado. Voltaremos a esse tema oportunamente.

Há vantagens mais que desvantagens nese modelo de ensino/aprendizagem, pois esse tipo de ensino e de aprendizado já vem de algum tempo sendo compartilhado graciosamente por pessoas em todo o mundo com  grande sucesso, abordando e diceminando temas eassuntos os mais diversos. Contam portanto: o interesse individual e certa dose de disciplina pessoal.

Começarei com uma recapitulação do que vimos ainda presencialmente no
início de 2020.


O que é a Arte e para que a estudamos.

Não estudamos ( ou ensinamos ) Arte para formar “artistas” visto que esse é um grande erro e estratégia. Artistas verdadeiros, gostem alguns ou não, são como gênios da ciência ou de outros ramos do saber e fazer humanos, logo artista com capacidade criativa de alta genialidade é um fenômeno raro, não se acha em qualquer esquina. A maioria das obras artísticas são apenas medianas, imitativas ou sobrevalorizadas. É assim nas Artes Plásticas, no Cinema, na Música, no Teatro, na Literatura, entre tantas outras. Muitas inclusive sendo muito boas na ideia mas simplórias ou infantis no seu início e se aplimoram com o tempo, um exemplo disso é grande linguagem do cinema bem como da animação em geral.

Entretanto todos somos consumidores de algum tipo de arte e exatamente por isso precisamos compreendê-la, por investirmos inadivertidamente nela, consumindo-a constantemente no dia a dia, muitas vezes sem o sabermos.

É definitivamente patético quando oportunistas, sem sensibilidade, propósito definido ou contribuição saudável são elevados à falsa condição de “artistas”e por pura consequência à de celebridades, de opinadores, de influenciadores, de "formadores de opinião" e daí pior: sao tomados como referências de vida para toda ou várias gerações depois deles. Finalmente quem não compreende a Arte literalmente, “compra gato por lebre”, todos os dias.



O que é a Arte afinal?

A Arte é uma linguagem.

Como seres humanos dispomos e usamos diariamente as linguagens gestual ( a mais primitiva e natural ); a linguagem oral e a linguagem escrita. A quarta é exatamente a linguagem da Arte em todas as suas matizes.

Quando qualquer um a usa está expressando alguma coisa que deve ser obrigatoriamente  compreendida por quem vê, ouve, ou penetra dentro de uma obra de arte.

O contrário disso e que é bizarro: uma cena onde todos dizem muitas coisas mas ninguém entende nada do que é dito. É mais ou menos o que ocorre quando não se sabe ler, ouvir e ver a Arte.

E o pior é que essa falta de compreensão faz parte do dia a dia de pessoas de todos os níveis sociais, de diferentes profissões, faixas etárias, escolaridade e níveis econômicos.

Muitas vezes nos acostumamos em não saber ou saber apenas superficiamente, pois aparentemente a Arte não afeta as nossas vidas, nossos valores, crenças e comportamentos!

Desfazendo esses mal entendidos e porque não, muitos achismos, é que estaremos aqui justamente passando as informações e definições mais corretas relacionadas à Arte.

Dessa forma, espero você não pertencerá mais ao grande número de "enganados"!



Professor Helvécio S. Pereira
graduado em Desenho e Plástica e História da Arte pela EBA/UFMG
e Pedagogo pela FAE/UEMG
 







TODOS OS LINKS, CLIQUE NO Nº DA AULA:

 

AULA 020






Comentários

  1. Respostas
    1. Obrigado querida! é um incentivo, sem dúvida... e uma observação importante e pertinente: um elogio vindo de uma professora de língua portuguesa do seu gabarito, para elogiar um trabalho autoral significa passar pelo crivo mais importante para qualquer texto escrito sobre qualquer tema. Mais uma vez muito obrigado querida.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A COMPOSIÇÃO MUSICAL

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS