POR QUE CERTAS OBRAS DE ARTE CUSTAM TÃO CARO? AULA 012 BLOCO 002

Bem, já vimos alguns conceitos basilares acerca daArte, dirrimimos algumas dúvidas que muitas pessoas têm e nunca perguntam e nessa aula responderei uma pergunta que durante trinta anos eventualmente algum estudante pergunta:

Por que algumas obras de Arte, principalmente, pinturas, a que mais se noticia valem tantos milhões?

Primeiramente, duas coisas: valem e não valem!

Segunda coisa: segundo a tese marxista, o valor das coisas é resulyado simples do quanto se gasta para fazê-las mais o sobrepreço que o "capitalista" põe sobre elas, a mais valia ou o lucro com o qual, segundo os marxistas e simpatizantes juram que o rico fica cada vez mais rico e o pobre trabalhador mais pobre...!

Curiosamente seria possível pintar o mesmo quadro na famosa Mona Lisa de Leonardo da Vinci, hoje, com apenas cerca de R$200,00, sendo que atualmente o seu preço só é avaliado, e absurdamente, para definição do seguro da obra.

A pergunta novamente é: por que a Mona Lisa e tantas outras pinturas, algumas horrorosas, valem tanto dinheiro?

Parte da resposta está no argumento real que desfaz a tese marxista: o valor o preço das coisas não consiste apenas no que se gasta para produzi-las ou no extra colocado porquem a vende para obter lucro: o valor de qualquer coisa reside no prazer que essa coisa trás às pessoas!

Um automóvel "x" ano 1995, pode valer mais que os 40 mil dólares pelos quais era vendido no ano do seu lançamento, e mesmo funcionando, em bom estado, valer apenas 5 mil reais hoje, como um Tempra SW, importado. Ou ainda como um Maverick, 6 cilindros GT, sem nenhuma tecnologia do Tempra, também em bom estado e funcionando não ser vendido por menos de 200 mil reais hoje.

A diferença de preço e inversão de valores, um diminuindo absurdamente de 40 mil dólares para 1000 dólares e outro valendo 40 mil dólares de hoje está no prazer que os possíveis compradores têm ao comprá-los hoje!

A Mona Lisa, o seu quadro, pintura, retrato, acarreta mais de 6 milhões de pssoas ao museu do Louvre em Paris a cada ano. Não é a única pintura historicamente importnte mas certamente a única que as pessoas não deixam de ver quando lá vão e a mais lembrada de qualquer visita!

Claro que não é só isso! conta tabém a biografia do artisa, quem foi, como viveu, como impactou à época e lugares, como influenciou seus contemporâneos, era o único ou um dos poucos que faziam aquilo daquela maneira? como foi inovador, criativo, revolucionário, no sentido de promover uma mudança de paradigmas, de crenças, de valores, de visão do mundo, enfim de uma cosmovisão ( compreensão da realidade ), etc.

Outra coisa é que embora a Arte, ou as Artes, os artistas, apontem muitas vezes, olhem para o futuro, isso comprovadamente visto nas ficções, antevendo avanços tecnológicos e até decadência humana, a Arte vive, sobrevive do que já foi feito: a Arte vive de seu passado! daí os museus serem repositórios precioso e fortemente guardados de obras de artes.

Daí também, o fato de quanto mais antiga, mais cara uma obra de arte! quanto mais "única", mais valiosa! quanto mais contendo elementos misteriosos, inigmáticos, secretos, também mais valiosa!

Exatamente por iso etambém, belos quadros comprados nas feiras de artesanatos do mundo inteiro, não têm esse preço e valor, embora alguns tecnicamente e esteticamente sejam muito mais belos que muita tranqueira vista ŕincipalmente em museus ou exposiçõesde Arte contemporânea.




Mona Lisa também conhecida como A Gioconda ou ainda Mona Lisa del Giocondo é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano. Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato. Wikipédia
Dimensões: 77 cm x 53 cm
Localização: Museu do Louvre (desde 1797)
Criação: 1503
Material: Tinta a óleo
Período: Renascimento
 MONA LISA NO LOUVRE



Professor Helvécio S. Pereira
graduado em Desenho e Plástica e História da Arte pela EBA/UFMG
e Pedagogo pela FAE/UEMG

 
 

Perguntas acerca dessa aula e anteriores, podem ser feitas sob a forma de comentários! procure a sessão "comentários"

ATENÇÃO! todo comentário só será publicado após análise!


 
 

AULA 020







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A COMPOSIÇÃO MUSICAL

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS