A VERDADE NA ARTE 006

Eu fico contrariado quando inocentemente as pessoas tomam as opiniões de artistas, a maioria meras celebridades e alguns celebridades apenas patéticas, como "verdades".

Professores, preguiçosamente tomam como verdades filmes, mesmo documentários sobre diversos assuntos como  verdade final e absoluta, e isso é um erro básico, grotesco, de quem não conhece como uma obra artística, seja ela qual for, nasça.

Artistas normal e quase frequentemente dominam " o como fazer" mas quase sempre nuncam dominam o assunto que se propõem a falar sobre ele. Um exemplo que ajuda a entender isso, é a fala do político explicando a construção de um viaduto importante em uma cidade e a fala do engenheiro que o construiu. O político falará da forma mais agradável e retórica aos seus eleitores acerca do viaduto, já o engenheiro poucos ou ninguém se empolgaria com as suas incompreensíveis  e importantes informações técnicas.

Um documentário, sobre qualquer assunto ou posição é um filme, obra cinematográfica, feito a priore por alguém que entenda minimamente de cinema e embora elucide, comprove, demonstre algo, jamais será a verdade absoluta e última sobre nada.

A Arte não é fonte de verdade

Seja qual seja a obra de Arte mesmo quão importate ela seja histórica ou que sucesso e alcance tenha. A Arte como linguagem, como já foi dito aqui, é meio e não fim em si mesma.

Mas então não devemos prestar atenção e valorizar nada que é dito através da Arte?

Devemos, entender, dialogar, repensar, ver com reservas e com reparações... ou seja com cautela, aproveitando o que bom e deixando para lá todas as questões menores ou inexatas.

Na verdade o diálogo final entre o expectador, o leitor, o ouvinte ou mesmo aquele que habita ou contempla uma forma aquitetônica, uma praça, um palácio, um templo, etc, é que resultará sempre beneficamente.

Crendo ou não no relato bíbico replicado no Corão do casal primordial, Adão e Eva, sabemos que nenhum deles foi fruto de uma gravidez e parto como nós demais bilhões de seres humanos, mas todas as representações de Adão e Eva, ambos aparecem com umbigos!

Em nenhum lugar da Bíblia, anjo têm asas... mas na representação cristã tradicional, eles sempre aparecem com... asas!

O Diabo na Bíblia nunca é menciondo com chifres mas a representação artística é pródiga em representá-lo assim, graças à Arte e aos artistas contratados por papas, bispos, padres, etc, etc.



E não é só na arte denominada e reconhecida cristã que muda os fatos, sabe-se lá por quais motivos! Buda era historicamente magro, mas repentinamente ficou mais conveniente representá-lo como um gordinho simpático.

Possivelmente, se provada que a monogênese seja a verdadeira, que descendemos de um único casal, provavelmente os primeiro seres humanos não fossem nem um casal negro nem branco, nem loiros, mas vermelhos, bem mais próximos ao índigenas brasileiros ou aos vietnamitas, mas a Arte e artistas, insistem em representa-los como brancos de um etnia específica de seres humanos brancos, que nem representam todos os "brancos"!.

E aí devemos destruir todas as produções artísticas em nome de um "politicamente correto"?
que no fundo é uma grande hipocrisia e estupidêz? obviamente que não!

Essas muitas inverdades estão presentes na Arte acerca de todo e qualquer assunto pueril ou complexo! mesmo porque artistas têm pouco tempo para se aprofundarem devidamente na maioria dos assuntos, sejam científicos, religiosos, históricos, políticos, etc.

As vezes uma opinião dada como cidadão é respeitada e tomada como padrão, como se fosse o tal artista uma sumidade em alguma coisa, o que nunca é de fato, com poucas, muito poucas, exceções.


O grande e talentoso escritor português José Sarmago era ateu e inimigo declarado e ferrenho da Igreja Católica, mas o seu estilo literário não deve ser desprezado tanto pelo leitor comum como pelo aspirante a escritor, usando corretamente a língua portuguesa como ferramenta de expresão.

A Banda de rock irlandesa U2, é conhecida também pela sua fé cristã, nem todos os seus milhões de fãs são religiosos e inclusive cristãos. Hendel, o autor do famoso "Aleluia de Hendel", popularmente conhecida assim, era "mundano demais" para a hierarquia católica e a igreja católica custou a reconhecer o valor da sua belíssima e impactante composição religiosa, um hino ao triunfo apocaliptico de Cristo ao final dos tempos! a mesma abordagem espetacular abordada na esquecida canção de Raul Seixas em "Óia! óia o trem"!

A Arte reflete opiniões, as vezes  bem embasadas, próximas de uma verdade ou até simples bobagens, simplórias e erráticas, mas é natural isso: reflete a vivência e experiência individual de cada artista, fazendo a humanidade avançar e retroceder constantemente!

As duas séries, sucesso no mundo todo, "Guerras nas Estrelas" e "Jornada nas Estrelas" se fundamentam numa bobagem, em uma crença já há muito superada de mais de quatro séculos, de que todos os planetas tinham vida inteligente! Apenas como piada, vida "inteligente" é até difícil de ser encontrada até mesmo entre nós! kkkkkkkkkk!!

Em última instância, ao contrário do que ampla e acriticamente propalado a exaustão, a Arte não é redenção de nada, salvadora de nada... é apenas um fenômeno humano, rico, abrangente, dinâmico que amplia a rica e complexa comunicação humana!

A reflexão é a grande contribuição da Arte, o aproveitamento disso é totalmente individual, em que cada pessoa pode se tornar uma pessoa melhor ou pior!



Professor Helvécio S. Pereira
graduado em Desenho e Plástica e História da Arte pela EBA/UFMG
e Pedagogo pela FAE/UEMG

 
 

Perguntas acerca dessa aula e anteriores, podem ser feitas sob a forma de comentários! procure a sessão "comentários"

ATENÇÃO! todo comentário só será publicado após análise!



TODOS OS LINKS, CLIQUE NO Nº DA AULA:


 

AULA 020















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A MÚSICA EM UM MUNDO IDEAL