COMO OUVIR MÚSICA? AULA 017 BLOCO 02

Certa vez, fiz essa pergunta em sala de aula, devo ter feito mais de uma vez, embora quase nunca repita os conteúdos da mesma maneira, igualzinho, cansa mais a mim que aos alunos, por isso frequentemente mudo a linguagem , o exemplos, etc... mas naquela vez um engraçadinho ( sempre tem um! ) respondeu bem alto provocando alguns risos: " Com os zouvido professor!"

Há pouco tempo conheci e conversei, via texto, com uma blogueira ucraniana, muito simpática, educada, agradável, bonita, jovem e inteligente, auto intitulada "condessa Anásta" ( é um apelido embora  ela diga o seu nome ) que é ucraniana, criada em Portugal e na Ucrânia e que fala seis idiomas: russo, ucraniano, inglês, português, espanhol e italiano, além de saber latim, uma língua morta. Ela disse que o italiano ela lê e fala, mas não entende quando italianos falam muito rápido!

Por que estou contando isso a vocês? para que entenda o mico que todo mundo paga todos os dias: a Música é uma linguagem, pratcamente dominada, as vezes parcialmente, por apenas dez por cento da população mundial,em que o resto ouve, mas simplesmente não entende! é mais ou menos qualquer um de nós diante da famosa equação do genial Albert Eistein:




Fala sério! ninguém consegue imaginar isso, só os físicos e olhe lá! com a Música é a mesma coisa! ouvimos, rimos, batemos os pés, cantarolamos, mas a maioria não faz a mínima ideia do que ela realmente seja!

Você pode argumentar:  e daí que diferença faz? muita, na verdade toda! é a legitimação da ignorância, da bobagem pura e absoluta! Não deveria ser assim! em muitos países a música de verdade, seu ensino e aprendizado é matéria obrigatória nas escolas!

Nem todas as pessoas serão músicos, por não poderem pagar estudos particulares com algum professor ou escola ( eu mesmo entrei numa aula particular de órgão, mas não pude continuar, depois de piano e por fata de tempo, menos que condição de pagar, parei... já meu pai muito antes de mim, estudou e aprendeu a tocar o dificílimo violão erudito! ) ou cantores ( ninguém será um bom cantor por simplemente querer ser, tem que se ter minimamente voz... e aí se tem ou não se tem... ) mas todos seremos e somos ouvintes de música, compradores de discos ou de música de alguma forma, consumidores de música e aí se não entendermos nada, só iremos consumir, comprar, ouvir e gostar de porcarias!


A primeira coisa para se ouvir qualquer música é distinguir e conseguir ouvir três coisas separadamente ( isso mesmo, algumas pessoas têm que treinar isso! ), saber o que é MELODIA, o que é RITMO e o que é HARMONIA...

Um dos primeiros testes a serem feitos com um candidato a curso de música sério, é o teste de ouvido... toca-se alguns sons simuntaneamente, isso é ao mesmo tempo, e pergunta-se ao candidato que sóns são esses. Se a pessoa não for bem nesse teste ela é "encorajada" a fazer outra coisa... rs... rs... rs...

Há peças musicais cuja melodia são magníficas, prova da genialidade de seus autores! há também peças musicais em que a harmonia é que é muito complexa, muito dinâmica, muito engenhosa, realmente criativa e agradável... e há ritmos muito interessantes.

Logo uma música boa deve possuir pelo menos dois elementos muito bem elaborados, bem feitos.

O Ritmo
é a parte mais primitiva, mais antiga e mais simples da música e o pouco possível de ser original.

A Melodia
é a parte mais intuitiva da Música e deriva, é consequência, da fala. A melodia tem muito a ver, na verdade quase tudo, com a língua e a maneira como falamos.

a Harmonia, é a parte mais criativa de uma peça musical e que pode ser a mais elaborada de qualquer peça musical, podendo inclusive valorizá-la, tornando-a sensacional ou se mal feita, derrubar o seu valor sonoro e estético.

Bem isso tem qe ser visto com muita calma, tem que ser entendido racionalmente mas também percebido, ouvindo-se diferentes peças musicais.

Atenção, a letra de uma canção
( a união de uma melodia com um poema ) não é música!!


Bem por hoje, por essa aula, ficaremos por aqui, mas com dois vídeos:

No primeiro, graças às possibilidades técnicas e digitais, eu gravei, tocando em um piano arranjador, cada um dos seis ou sete instrumentos musicais diferentes, acho que mais de sete, mixei no computador, gavei um cd e fiz um vídeo. A canção original, cantada com letra e tudo, faz uma comparação, um paralelo, entre a vida e uma pessoa caminhando.

Quero que você, ouvindo várias vezes, identifique quando uma flauta, um piano, um violão praticamente "sola"... faz o que numa canção seria alguém "cantando" no lugar deles. Isso é um trecho de melodia,cada vez que um instrumento musical faz isso, executando uma nota musical após, depois, da outra.

Feito isso, jé tendo ouvido e visto o vídeo ( em que você não vê os intrumentos musicais ) escreva quando você percebeu cada um desses instrumentos musicais ( se foi bem no iníco, no meio ou no fim ) ok?


Esse é o primeiro vídeo!


Responda aqui:









Esse é o segundo vídeo. Como no primeiro ( toda música, gênero musical, estilo musical tem! )  a MELODIA , a HARMONIA  e o RITMO estão presentes, mas o nosso ouvido têm que identificá-los, o tempo todo. Isso é começar a aprender a ouvir música! qualquer música!




Quero que você responda ( ou tente, é um assunto ainda futuro, será visto em uma das próximas aulas! ) onde estão nessa apresentação o RITMO , A MELODIA ( OU AS MELODIAS ) e a HARMONIA?

Responda aqui agora:
Até a próxima!!







TODOS OS LINKS, CLIQUE NO Nº DA AULA:

 

AULA 020




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A MÚSICA EM UM MUNDO IDEAL