AULA 026 ESSA VOCÊ NÃO SABIA: O DESENHO ENTRE O REAL E O IDEALIZADO! BLOCO 03 DAS AULAS
Olá!! aqui estamos de novo!
Há uma teoria simplória de que os desenhos encontrados em cavernas, inclusive no Saara, quando esse era ainda uma belíssima e verde floresta, com rios e grandes lagos de água doce, é que os nossos antepassados começaram a desenhar por motivos religiosos, de crença no sobrenatural, superstição ou algo semelhante.
Há dentre esses desenhos, desenhos tão bem elaborados e realistas como feitos por um desenhista atual e tão simples e abstratos como os realizados por uma criança pequena.
Desde milhares de anos até hoje, o desenho e os desenhistas invariavelmente, por questões individuais, temperamento ou tendências psicológicas, se dividem e decidem fazer um desenho que copie a realidade ou que a recrie, modificando-a!
Se você entendeu essa parte é exatamente o que significa o título dessa nossa aula!
Desenhistas podem se ater, se ocuparem, em registrar a realidade a nossa volta como uma fiel fotografia ou insatisfeitos, modificarem a realidade, recriarem a realidade ou contestá-la, subvertê-la... sempre será uma decisão entre uma coisa e outra, entre uma saudosa recordação, uma apreensão de um momento no tempo ou a criação de mundo inexistente, inalcançável, irrealizável ou realizável.No desenho, ambasas opçãoes são igualmente possíveis: pode-se desenhar um ratinho como ele realmente é na realidade ou recriá-lo, humanizá-lo.
Vimos na aula anterior ( e espero sinceramente que tenha realmente entendido ) que "desenhar bem" não significa estabelecer uma competição entre dois ou mais desenhistas, definindo claramente quem é o mais "bam-bam-bam" e o quem não o é.
Claro que naturamente pessoas realmente acabam sabendo ou conseguindo fazer coisas melhor que outras, como marcar um gol mais difícil com um chute de longe, no ângulo, após dois ou três dribles, etc, mas importante mesmo é fazer o gol e ganhar o jogo ou a partida.
No desenho, como na vida, é a mesma coisa: atingir da melhor forma o seu objetivo que é o de fazer entendido, e no caso do desenho, queas pessoas gostem de olhá-lo várias e várias vezes!
Se você olhar o nosso alfabeto ( que é o alfabeto latino, inventado pelos romanos ) não há uma letra "feia"... todas isoladaente são agradáveis ao olhr, mesmo para um analfabeto. Dos milhares de hideogramas chineses, mais de seis mil, cada um é de fato um desenho belíssimo, mesmo que não saibamos o que isoladamente significam!
O alfabeto hyndi, usado na Índia, o único que pelo menos eu conheça que é escrito abaixo da linha e não acima como os outros conhecidos, a beleza é impactante, parecem bordados feitos graciosamente à beira de um tecido.
Mesmo com a tecnologia realista dos games e dos filmes ( Avatar foi o primeiro filme realizado em que nada é real, tudo é computação gráfica, ou seja DESENHO / DESENHADO! acredite! cada ilha flutuante, cada árvore, cada nave, cada pássaro ou cavalo voador, etc.), opta-se entre o realismo ( quando levado ao extremo chamamos de hiperrealismo ) e a idealização dos elementos desenhados.
Abaixo alguns exemplos reais:
Um camundongo real e a seguir algumas de suas idealizações mais famosas, a Mickey e a Minie mouse.
Essas duas queridíssimas e simpáticas personagens, criadas pelo desenhista Walt Disney, o criador também da famosa Disneylândia ( A Terra de Disney ) foi a idealização do camundongo que consistia nua verdadeira praga urbana, temida, da qual todos tiha nojo e pavor, fonte de doenças mortais e prejuízos alimentares, em justamente o contrário, alvo e objeto de simpatia de mulheres, homens de todas as idades e de crianças!
Concluindo por hoje:
Além do seu desenho sempre ter que atingir um objetivo, ser entendido, você deve optar entre fazer um desenho realista ou idealizado! ou será uma cópia esforçada da realidade ou uma recriação idealizada da realidade. Entendeu?
Geralmente desenhistas reaistas não são tão bons ou nao se sentem muito bem fazendo um desenho que não seja realista. O contrário também é verdade: cartunistas, chargistas, caricaturistas, ilustradores, etc, podem ser muito ruins ou sofríveis em fazer desenhos realistas. Cada um no seu quadrado!
Por último ainda: realista ou mais idealizado, ambos os desenhistas sujeitam seu trabalho minimamente a como percebemos o mundo real, ok? entendeu?
Como atividade tente fazer um desenho realista e outro idealizado! ( pode copiar da internet, livro ou revista! o importante é saber qual é qual, ok?? )
Ah! ambos ( desenho idealizado e desenho realista, são figurativos! )registram e representam coisas, seres, situações do mundo real, opondo-se, sendo diferentes do desenho abstrato, que rompe e não retém nenhum compromisso, sujeição, lógica, com o mundo real! ok?
Comentários
Postar um comentário