AULA 034 PARA AS TRINTA E QUATRO SEMANAS SEM AULAS PRESENCIAIS, DESSA VEZ FALANDO NOVAMENTE DA DANÇA

 




TODOS DEVERÍAMOS PROCURAR SABER O PORQUÊ DAS COISAS E DA VIDA”



A DANÇA





Olá, aqui estamos novamente.


Bem na próxima segunda-feira, 05 de outubro, as aulas presenciais estariam de volta, em nossa escola, o Celso Machado, mas a medida determinada pelo estado foi anulada pela prefeitura de Belo Horizonte. Mais uma vez a incoerência baseada em nada de concreto empurra um problema indefinidamente para a frente. Oxalá tivéssemos certezas ao invés de medo e incapacidade de nos impormos limites razoavelmente concretos. Nem culpo pessoas, apenas constato nossa dubiedade!

Da minha parte tentei proporcionar conhecimento, informação e senso crítico aos meus alunos, de todas as minhas turmas, contra a definição patética e burocrática de que a Arte e a educação física" pertencem às matérias recreativas". 

 

Certamente, os gestores, os políticos e todos com o poder de decisão nesse assunto, não tiveram em toda a sua vida aulas de artes minimamente decentes e realmente esclarecedoras sobre as artes, infelizmente e infortunadamente não cruzaram nesse caminho, provavelmente de décadas, com alguém que lhes pudesse colocar algum mínimo juízo. Espero sinceramente que alguns de meus alunos e futuros visitantes desse blog que a partir de outubro será totalmente aberto ao grande público da web, tenham construído para si mesmos uma visão minimamente diferente do fenômeno chamado Arte.

Olhando o contador do blog são hoje, mais de quatro mil visitas, a do Blog dá um número menor pois por questões de algum pagamento não computa reentradas no mesmo IP, mas mesmo assim pelo Blogger, um número muito bom para abordagens tão direcionadas e específicas. Muito obrigado.

 

Talvez a última abordagem sobre a dança. Não porque o assunto se esgote rapidamente, ao contrário, dançarinos e bailarinos dedicam-se toda uma vida para se tornarem profissionais nessa modalidade artística, muito mais tempo que o normalmente dedicado à formação de uma outra profissão.


Por que o ser humano dança?


Primeiramente porque fomos dotados biologicamente, programados para fazê-lo, para dançarmos. Mesmo quem não dança nada, como eu, por nunca ter dedicado a aprender, entende e é sensibilizado por um tipo de dança específico. Há a dança para se dançar e dança para ser vista, como o Balé e o Tango por exemplo.

A Dança é a linguagem do corpo, uma pessoa em silêncio pode “falar” dançado. Provavelmente aprendemos com os pássaros e sua dança do acasalamento. Não é à toa que nas danças de salão ( danças em que um homem dança com uma mulher ) o homem conduz a dança e a mulher se deixa ser conduzida.

Uma Dança, daqui para frente compreendida como COREOGRAFIA, PODE EXPRESSAR ALEGRIA, RAIVA, FORÇA, TRISTEZA, VITÓRIA OU DESISTÊNCIA, VIDA E MORTE, JUVENTUDE E VELHICE, DESCRENÇA E FÉ.

Mas a DANÇA não surgiu somente aos pares, entre um homem e uma mulher, em diversas ocasiões e culturas foi grupal, de grupo de homens ou de grupo de mulheres, ou ambos.

Em certas regiões da África, grupos de homens auto paramentados, enfeitados, uma vez por ano dançam em frente as mulheres solteiras para que essas os escolham como marido. Em culturas orientais como chinesa, japonesa e coreana, grupos de mulheres se especializam em um determinado de dança em grupo para admiração dos homens e de todas as pessoas., o mesmo na milenar Índia. Na Grécia e entre árabes, também entre israelitas, homens dançam festivamente em um só grupo em casamentos e outras festas importantes, separadamente das mulheres. O mesmo no Egito.


A Dança era frequente nas guerras na antiguidade, antes das batalhas e depois em comemoração às vitórias.

Nas religiões a Dança acompanhava não só as expressões de alegria e devoção a alguma divindade como ajudava a memorização de cânticos e de ritos. Mais recentemente no cristianismo protestante, evangélico, foi incorporada a partir do balé e da dança moderna, como expressão de louvor, por exemplo para quem não toca um instrumento musical, não canta, ou que tenha pendor natural para dança.

Em todas as situações descrita acima e anteriormente a Dança expressa coisas ( ideias, opiniões e crenças ), algo que é sempre usado para DIZER ALGO e que TENHA ALGO A SER ENTENDIDO!






Assim como devemos ou deveríamos compreender uma pintura ( o que o pintor quis dizer através de um quadro ), um compositor através da letra e melodia de uma canção, um escritor através de um romance, deveríamos entender o que cada dança, passo, gesto, enfim COREOGRAFIA, tenha igualmente a nos dizer.

Uma COREOGRAFIA pode ser rica expressivamente, sensual ( quando valoriza as diferenças sexuais entre homens e mulheres, o que chamamos de dimorfismo sexual secundário ) ou pornograficamente grosseiras.

É fato que o “funk brasileiro”, algo completamente diferente do funk original, ritmo e gênero musical negro americano, é perniciosamente pornográfico e grosseiro e em nada recomendável para adultos e muito menos para adolescentes e crianças.

Na Arte, em todas ela é sempre possível se tirar coisas boas e ruins, criar e fazer coisas boas e ruins, na dança não é diferente.

Só com o conhecimento podemos ter escolhas, lembre-se sempre disso.



Para responder:


1) Por que como seres humanos, “dançamos”?




2) Qual a provável origem da DANÇA?



3) Quais as quatro modalidades de dança, ou onde e quando são usadas como expressão?



4) Há danças realmente menos recomendáveis, por quê? Dê um exemplo.









































 
 
 

AULA 020



ALÉM DESSAS VINTE AULAS, HÁ AINDA AS AULAS DE 021 A 033 ( essa é a de número 34 ), NÃO DEIXE DE VÊ-LAS, CADA UMA!



 









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