AULA 035 AGORA VOCÊ VAI ENTENDER... O QUE FAZER COM A ARTE

 

 


Olá!! mais uma vez estamos de certa forma, 

juntos.

O governo decidiu que o Ensino a Distância será estendido de uma forma ou de outra até 2021. Ou seja: entre idas e vindas, disputas judiciais e muito bate boca, continuaremos com nossas aulas via redes sociais, apps, e etc. Então vamos estudar! De fato os que sempre gostaram de estudar sozinhos continuam estudando e sem conversas paralelas e outros ruídos que diminuam o aprendizado, isso em toda e qualquer matéria. Duvidas, todos os professores estão tirando essas mesma dúvidas desde que consultados individualmente. Tem uma dúvida? poste a sua dúvida no blog ou no "conexão escola" ou mande para o e-mail de trabalho do seu professor, seja qual for a matéria!

O assunto de hoje é uma retomada necessária, para que não se perca o fio da meada, para que todas as informações não se tornem inúteis e apenas um conjunto de informações apenas para a memória.

A Arte, ou as Artes, está presente em todas as áreas da atividade humana as vezes de forma discreta, as vezes até dissimulada, mas sempre. O estudo das Artes demanda anos e anos e mesmo assim é inconcluso, impossível de ser terminado. Nunca se sabe tudo por mais que a estude.


Então o que fazer? Seria perda de tempo?

A nossa relação com a Arte, ou as Artes ( já expliquei as duas terminologias aplicada à ela em aula anterior ) pode ser resumida em três coisas simples:

RECONHECER

COMPREENDER

APREENDER
( NÃO APRENDER, ISSO MESMO COM DOIS “Es” )


Primeiramente: é necessário reconhecer o que seja Arte e o que não seja. Embora esteja ela presente em toda as áreas e atividades humanas ( na concepção de um prédio, no urbanismo de um abairro, em uma religião, na aparência de um automóvel, no material escolar, nas roupas e nas várias foras de entretenimento ) NEM TUDO É ARTE.

Na língua portuguesa e em várias línguas estrangeiras ( cujas palavras remontam ao latim e ao grego principalmente ), ARTE pode ser apenas a TÉCNICA DE SE FAZER ALGUMA COISA.

Como exatamente proceder ao se construir uma parede ou chutar uma bola, por exemplo.

Em segundo lugar:Arte pode ser também a própria OBRA DE ARTE, um objeto ou fazer que arbitrariamente é nomeado de “ARTE” por um grupo de artistas, aficionados, amantes de Arte, que no caso é arbitrário, injusto e pode ser apenas resultado de bajulação mútua de um grupo e não tenha realmente um valor artístico comprovado, ou pelo menos universal. É “arte” só para eles! Por exemplo, nenhum cineasta sério acha a novela brasileira, resultante da novela de rádio, uma arte séria. Mas os novelistas da Globo, os atores de TV brasileira acham essas mesmas novelas o máximo. O Barroco era feio e desprezado no seu início mas hoje é conveniente à crítica artística achá-lo ou taxá-lo de algo muito interessante. Um roqueiro raiz despreza o samba e um sambista despreza o rock e ambos desprezam o “pagode”. E os exemplos são tanto que comprovam que cada grupo só reconhece a sua “arte”, a sua própria produção “artística”.) tentam trazer a paz, colocando todos debaixo do mesmo guarda-chuva!


Finalmente: APREENDER significa, de uma maneira profunda e mais inteira, desfrutar, não só racional mas na prática, se beneficiar da Arte seja através da abordagem de um filme, mesmo de uma novela, de uma pintura, de uma personagem de História em Quadrinhos, de uma escultura ou de um urbanismo.

Significa finalmente também transitar por esse mundo, pelos diversos lugares, ouvir todos os sons e ritmos, ver todas as formas e cores E COMPREENDER O QUE FOI E É DITO POR UMA MULTIDÃO DE PESSOAS VIVA, NASCIDAS E MORTAS, QUE NOS LEGARAM DÚVIDAS, RESPOSTA, CONTRADIÇÕES ERROS E ACERTOS!


O resultado, estando os artistas certos ou errados ou ambas as coisas, certos e também errados, como simples humanos que tenham sido e são, nos legarem experiências que não precisamos viver de novo para sofrermos erros e apenas aproveitarmos seus acertos.


Finalmente ainda, diante da Arte, muitos se tornaram piores, mas muitos se tornaram melhores, pelo menos em determinados aspectos!


É POSSÍVEL SER UMA PESSOA MAIS SOFISTICADA, COM IDEAIS MAS ELEVADOS, COM UMA SENSIBILIDADE E PERCEPÇÃO MAIORES CO RELAÇÃO À VIDA!

Se isso ainda não aconteceu com você ou com seus pais, conhecidos, etc, algo está errado!

Selecione o que venha a ler, ouvir, prestar atenção, se divertir, tende aprender sobre a Arte e fazer julgamentos justos e sábios. Não siga a multidão! Não vá no oba-oba! Fuja da cultura de massa ( falaremos dela em outra ocasião! )

Como sugestão, dois vídeos de dois artistas de produções reconhecidas pela crítica e cujas obras habitam importantes museus. Não é obrigado a vê-los inteiro, mas veja-os, mesmo que agora não entenda muito tudo o que fizeram! São públicas e suas obras estão expostas para crianças e adultos nos principais museus do mundo.





VÍDEO UM:






 VÍDEO DOIS:




Depois responda em seu caderno as seguintes questões:

1) A Arte é importante? por que?




2) Tudo é “Arte”? Sim ou não e por que?




3) A nossa relação com a Arte se resume a quantos itens? Quais são eles.



4) O que significa “reconhecer” a Arte?




5) O que significa “compreender” a Arte?



6) O que significa “apreender” a Arte?











LINKS ANTERIORES, CLIQUE NO Nº DA AULA:





AULA OO2
































 
 
 

AULA 020



ALÉM DESSAS VINTE AULAS, HÁ AINDA AS AULAS DE 021 A 034 ( essa é a de número 35 ), NÃO DEIXE DE VÊ-LAS, CADA UMA!



 









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A MÚSICA EM UM MUNDO IDEAL