AULA EXTRA!! O QUE ACONTECE NA PRODUÇÃO DE UMA MÚSICA COMERCIAL! AULA 021, BLOCO 002

 

 

 

Olá!!

Você em parte está sendo desobrigado ( a) de muita coisa que aconteceria em uma aula presencial. Por outro lado a liberdade de aprender estudando sem interferências negativas do ambiente escolar, tipo fome, sede, barulho, sono aliada à possibilidade de acesso a exemplos visuais e sonoros, difíceis de terem o mesmo aproveitamento em uma sala de aula com mais trinta e tantos colegas, é um ponto bastante positivo.

Ou seja: quem quer está aprendendo muito mais! quem nunca teve interesse, esse está realmente mais ferrado!

Essa "aula" é extra, porque não espero que todos a entendam, somente os mais interessados, "ligados" a esse assunto ( algo que acontece quando somos jovens, aprendemos tudo além sobre alguma coisa, quando pessoalmente gostamos muito daquilo ).

Em 2019, encerrei o ano dizendo a todas as minhas turmas, respeitando as diferenças de idade e de percepção acerca do assunto, por exemplo de uma 6ª série e de um 9º ano, mostrando que por trás da "música" existe uma indústria poderosa que decide praticamente que música ouviremos e que cantores, cantoras, bandas, enfim devemos finalmente gostar, idolatrar e comprar suas canções ( não músicas, o correto é dizer "canções"! ). 

Pois é! em uma aula anterior afirmei que 90% da Arte não é constituída de artistas, ou seja só com os "artistas" a Arte praticamente não existiria! artistas dependem de uma enorme indústria e de numerosos profissionais importantes, altamente necessários e que não são artistas. Os homens que fabricam os melhores violões do mundo na Espanha, nenhum deles é instrumentista u toca um violão! os homens que também fabricam o melhor piano do mundo, também não são pianistas! curioso não? e se dependéssemos do quanto cantores e músicos abem de física e matemática, estarímos batendo um pauzinho no outro até hoje e a nossa música jamais teria nascido e muio menos evoluido tanto!

Desde alguém que planta determinadas árvores em seu terreno, que as corta, alguem que as transporta até que se transforme em um violão, violino, piano, etc. A quem transforme ferro em aço e aço em cordas para esses instrumentos. Engenheiros que criam e fabricam equipamentos sofisticados que nenhum músico tem ideia de que como minimamente funcionam.

Bem chega de falatório! o vídeo seguinte é apenas para que você aí saia finalmente da caixinha, deixando a inocência, a ignorância e a alienação e veja que há um mundo por trás da música que você, sua família, seus colegas, ouvem. Um mundo que escola nenhuma mostra, porque é simplesmente invisível até a 99% dos professores de qualquer matéria.

Não se preocupe se não entender nada! a maioria das pessoas não sabem nem como os carros ou aviões realmente funcionam mesmo usando-os todos os dias... elevadores então! ( aliás você sabe como funcionam um elevador?! ) que dirá de fitas k-7, VHS, câmeras fotográficas de filme, discos de vinil, CDs, DVDs, cartões SSDs, etc. Usamos muitas coisas sem saber sequer como funcionam... os músicos quase sempre, também! mas: deveríamos procurar saber e entendê-las! a ignorância não tem utilidade nenhuma na vida!!


MIXAGEM PROFISSIONAL - COMO UMA MÚSICA É MELHORADA EM UM ESTÚDIO









 

AULA 020




 










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 040 ( extra ) A MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA OU COMO UM ARTISTA QUE DEIXOU APENAS CINCO PINTURAS PÔDE TER UM RECONHECIMENTO TÃO GRANDE E ESSA PINTURA SER CONSIDERADA, EM VALOR, A "MONALISA DO NORTE"

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS

A ARTE ENSINADA DE MANEIRA ERRADA NAS ESCOLAS