AULA 027 O DESENHO! UMA PERGUNTA: BASTA "SABER DESENHAR" PARA PRODUZIR ALGO IMPORTANTE, RELEVANTE?




Olá novamente!!


E
u desenho desde os quatro anos de idade! o primeiro desenho que me lembro foi um ônibus ( ônibus, carros e aviões sempre me fascinaram! ) em um papel cinza de embrulhar pães. Desde então ganhava os melhores e mais caros materiais e desenhos, muitos caríssimos até hoje! caixa de lápis de cor com 48 cores, cadernos de desenho de altíssima qualidade, tintas goaches, a óleo, etc.

Mais tarde fiz cursos e estudei Desenho Mecânico ( me formei ); desenho de arquitetura, desenho de propaganda... aos sete anos participei de um concurso de desenho na escola, desenhei um pardal realista e não ganhei, possivelmente, por acharem que não tinha sido eu.

Entre oito r nove anos desenhei de observação as basílicas da Boa Viagem e de Lourdes, na rua da Bahia, pois morei e estudei por quatro ou mais anos na região do Bairro dos funcionários e centro de Belo Horizonte.

Tecnicamente posso desenhar o que quiser ou for necessário, mas não sou apaixonado por desenhar... é apenas uma das coisas que gosto, mas não gosto tanto, posso fazer, mas não é a razão da minha vida.

Já desenhei histórias em quadrinhos, várias vezes, já fiz desenho animado, pinto quadros, já criei personagens, charges, caricaturas, desenhei retratos, paisagens, etc.

Mas por que eu disse isso?

Sempre que vejo um ( a ) aluno ( a ) desenhando e as vezes bem, algum tipo de desenho, eu animo-o a continuar desenhando, estudando, tendo prazer em desenhar, mas que copiar mangás ou qualquer outro tipo de desenho por si, não conduz a nada!

Romero Brito também desenhava desde criança, embora eu não ache o trabalho dele relevante, importante genial, elefez exatamente o que todo desenhista, pintor, artista gráfico, deve fazer: CRIAR UM PRODUTO!

É exatamente A IDEIA que faz o desenho ser relevante!

Logo não basta "saber desenhar", há de se ter uma certa genialidade, uma sintonia com o seu tempo, com a sua época, para então criar uma personagem de sucesso, uma logomarca relevante, importante, deixar um legado, uma marca, uma influência.

Continue desenhando, mas "desenhar" somente, não basta! o desenhista que pretenda ser um artista, deve estudar, compreender outros fenômenos e perceber a realidade de seu tempo.

Para mim Romero Brito é um artista irrelevante, sem importância  substancial ( talvez você um dia entenda isso ! ) mas ele foi perfeito em estabelecer uma relação entre a sua proposta visual e um público que realmente não tem profundidade para exigir algo mais profundo, gente endinheirada, de pouca cultura geral, geralmente muito boa em apenas uma coisa na vida.

Responda para essa aula:

1) Por que não basta a qualquer desenhista apenas "saber desenhar"?


2) O que alguém, gostando de desenho, sabendo desenhar, deve procurar fazer?






Abaixo, várias imagens que registram o processo de criação de alguns personagens criados pelo genial Walt Disney:












 

AULA 020



ALÉM DESSAS VINTE AULAS, HÁ AINDA AS AULAS DE 021 A 026, NÃO DEIXE DE VÊ-LAS, CADA UMA!



 









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 040 ( extra ) A MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA OU COMO UM ARTISTA QUE DEIXOU APENAS CINCO PINTURAS PÔDE TER UM RECONHECIMENTO TÃO GRANDE E ESSA PINTURA SER CONSIDERADA, EM VALOR, A "MONALISA DO NORTE"

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS

A ARTE ENSINADA DE MANEIRA ERRADA NAS ESCOLAS