AULA 024, A LITERATURA... APOSTO QUE VOCÊ NÃO SABIA QUE ELA É PARTE DA ARTE!
Olá novamente!!
Dessa vez, mais uma aula extra enquanto desenvolvemos uma abordagem do Desenho na Arte... você sabia que uma parte importantíssima da Arte é ensinada nas aulas de Português? e que você pode não estar dando a necessária e devida atenção há muito tempo?
Sim! a LITERATURA em todos os seus estilos e gêneros ( pergunte ao seu professor de Língua Portuguesa! ), dentre os quais redundam na letra ( poema /poesia ) de canções; textos teatrais, roteiros de cinema, romances, roteiro de quadrinhos ( HQ ), hinos nacionais, hinos religiosos, canções religiosas, hinos compostos para exaltação de agremiações esportivas, partidárias, institucionais ( como maçonaria, rosa cruz, comunidades etnicas como italinas, libanesas, portuguesas, etc. ) escolares como escolas diversas, universidades, seminários,etc; as fábulas, parábolas, provérbios, estórias ( com "e" mesmo referindo-se à ficcionais ) de modo que se você nunca prestou a devida atenção a essa parte do conteúdo, provavelmente você seja um ogro ambulante!
Por isso venho sugerir a animá-lo a ter uma nova atenção e olhar para essa matéria: a Literatura, ok?
Mas o que é em síntese a tal da "literatura"?
Rapidamente podemos dizer que a Literatura é uma linguagem e uma linguagem da Arte, a sofisticação da sua língua nacional em qualquer nação e país! você que fala e entende o que lhe é dito todos os dias em português mas não necessariamente pode entender bulhufas da letra, por exemplo, do Hino Nacional ou da "Ave Maria, ou de uma canção de compositores como Ivan Lins, Djavam, Roberto Carlos, Vinícius de Morais, Toquinho, Cartola, Belchior, Ersmo Carlos,Caetano Veloso, Chico Buarque, Raul Seixas, Renato Russo, Kim ( do Catedral ), etc. E tantos outros. A linguagem usada pelos bons escritores, poetas, compositores é de um nível acima do linguajar comum... nesse nível acima surge o que chamamos de literatura.
Nem sempre é por uma qualidade linguística erudita, como na literatura de cordel,como apenas um exemlo, mas sempre por uma sutileza, uma criatividade mais difícil e única, por uma profundidade maior, por alcance que ultrapassa a sua específica localidade, ao seu próprio tempo e cultura. Fazem parte as boas anedotas, os provérbios e palavras de sabedoria, tetos religiosos como os da Bíblia Sagrda, do Corão ou de outras literaturas religiosas bem como textos legais como leis nacionais e constituições, textos queescapam a simples objetividade alcançando ( ou pretendendo ) maior alcance e abrangência.
Mas por que não citei nenhuma dupla caipira moderna? nenhum fankeiro ou até mesmo os atuais metidos a poetas do RAP* ( rhyme and poetry / Ritmo e Poesia ) porque como eu disse, a Literatura é o uso da língua nacional ( português, italiano, inglês, russo, japonês, mandarim, tupi-guarani,etc) em um nível de sofisticação mais além!
Calma, nem tudo no RAP é ruim, como no samba, rock ou em qualuer gênero musical, há de se penerar e descobrir as verdadeiras jóias de criatividade e de qualidade! apenas quero lembrar que só porque alguém compôs algo, nãao signifique que automaticamente, porque muita gente gosta, que tenha realmente valor! qualidade poética e literária!
Na Literatura como na verdadeira Arte ( visuais, audio-visuais, plásticas, etc ) a sofisticaão e não a coisa dita direta é que a transforma, lhe dá um status de "Arte".
Exatamente por isso que muita coisa propalada como "arte", mais exatamente, não é na verdade, "Arte"ou pelo menos de comprovada e inequívoca qualidade!se assim fosse estudar, desenvolver penosamente um talento, para quê?
Como disse anteriormente, as coisas se ligam: é impossível compreender as outras linguagens artísticas sem a Literatura que em palavras traduz e muitas vezes antecedem as expressões sonoras e visuais como música, cinema, teatro ( dramaturgia ) e mesmo outras como a Arquitetura, o Urbanismo ( como ramo da Arquitetura )!
Até a próxima!
*RAP:etimologia
Com a aceitação da música rap nos meios sociais mais recentes (nos últimos vinte anos), a palavra rap se encontra, atualmente, "online" sendo um neologismo popular do acrônimo para rhyme and poetry (rima e poesia); porém, apesar da associação com poesia e ritmo, o significado da palavra rap não é um acrônimo em si, mas descreve uma fala rápida que precede a forma musical (de ritmo e poesia),[1] e significa "bater".[2] A palavra (rap) é usada no Inglês britânico desde o século XVI, e especificamente significando "say" ("dizer", ou "falar", "contar o conto") desde o século XVIII. Fazia parte do Inglês vernáculo afro-americano nos anos de 1960, significando "conversar", e logo depois disto, no seu uso atual, denota o estilo musical.
Como exemplo do significado erudito da palavra, em Inglês, podemos citar
um vendedor, em um ambiente comercial, em que este está fazendo a
"falação" dele para a venda do produto; você pode dizer que esta
"falação" é o "rap" dele. Usado como em "that's his rap" (ou "that is my
rap"), significando: "Este é o papo dele" (ou "meu papo"). O Rap, neste exemplo, é a "ideia que alguém quer lhe vender"; a "explicação", em si; o "papo."
Muito legal! Gostei muito... Parabéns!!!
ResponderExcluirObrigado, mais uma vez querida!
Excluir