AULA 025 RETOMANDO O DESENHO! O QUE É EXATAMENTE "SABER DESENHAR"? BLOCO 03 DOS TEMAS

  

Olá! de novo!!


 

Voltando ao nosso assunto do Desenho, lembrando que o desenho é uma linguagem e uma das várias linguagens da Arte, todos deveriam saber desenhar pelo menos o minimante necessário para se fazer entender usando essa linguagem e compreendendo realmente os desenhos que vêem ao seu redor, sejam artísticos ou não.

Afinal o desenho integra todas as experiências humanas, sejam elas artísticas ou não artísticas. Sem o desenho não teríamos a escrita, o desenvolvimento tecnológico e muito menos a compreensão aproximada de eventos e fenômenos não visíveis cintíficos como o átomo, as ondas de rádio, a gravidade ( que não é uma força ) o desenvolvimento do cosmo e a própria biologia ( viu a representação do agora famoso covid-19? ). Pois é! ficou famoso e todo mundo sabe como é a cara do sujeito! e até revelações religiosas! todas as religiões têm em maior ou menor quantidade representaçoes de divindades, lugares sobrenaturais e síbulos de suas crenças! logo o Desenho é muito importante! não se trata apenas de um "hobby"! algo sem relevância ou importância nenhuma!

Lembrando que entender um desenho não é só dizer o qure você vê nele: um peixe, uma maçã, uma casa, uma chuva, um furacão, uma lua, etc. Entender um desenho é perceber o valor de representação de suas linhas, sua intenção, se é objetiva ou subjetiva, suas dimensões, se é plano, não plano, regular, irregular, complexo; se realista ou abstrato, figurativo, cômico, funcional, simbólico, decorativo, artístico ou não artístico, etc.


Desenhar bem ou desenhar menos bem nem é importante, cada situação exige um desenho condizente com aquela situação. É como o falar, a utilização da linguagem oral. Ninguém em um restaurante se dirige ao garçon ou a outra pessoa, precisando urgentemente ir a um banheiro com esse palavrório ( uso de palavras desnecessárias à situação, apenas para impressionar alguém, muito usada por poíticos mentiroso, alguns religiosos e pesoas metidas a mestres sem o talento para sê-lo ):

"- Nobilíssimo profissional, especialista em bebidas destiladas, ao qual acompanho e tenho o prazer de ser servido nesse estabelecimento há tantos anos, poderia em um segundo, se deixar desviar de sua nobre função, e indicar-me discretamente onde é mesmo, nesse recinto, o toilete masculino, pois estou em aperto por um desconfortável espasmo intestinal, que ao que parece-me, não conseguir dissimular publicamente por mais tempo, correndo eu um risco eminente de defecar nas minhas própias roupas à vista de todos?"

Saiba que do ponto de vista linguístico está corretíssimo! é o típico palavrório utilizado por escritores para prender a nossa atenção e descrever todas as implicações emocionais em tais situações, mas ninguém fala assim em uma situação real!

No desenho é a mesma coisa! nenhum desenhista tem que provar que "desenha mais", "desenha melhor", sabe mais ou deixar escapar que "sabe menos"!

Sempre o desenho é em função da necessidade e como esse desenho funcionará, (um jargão típico de desenhistas e pintores) e como será melhor entendido, e o mais importante: pelo público que verá esse desenho!

Portanto raramente, qualquer desenhista profissional, fará bem qualquer desenho! sempre fará melhor aquele que consiste basicamente no seu trabalho!

Semelhantemente ocorre na música, entre os músicos: um músico de orquestra sempre tocará as peças musicais, as obras musicais mais difíceis com perfeição inquestionável pois essa é a formação de cada um deles, mas geralmente não são bons para improvisação.

Já os músicos de jazz são perfeitos para improvisarem, para criarem algo até no momento, mas não se dariam bem tocando uma sinfonia inalterada de duas horas, por exemplo! quem toca mais ou toca menos? não há uma resposta justa, objetivamente justa! a pergunta é que está objetivamente errada! apenas sao diferentes, no e pelo seu trabalho!

No desenho portanto é a mesma coisa, cada desenhista desenha melhor os temas e o tipo de trabalho que mais se ocupa e gosta, nunca é uma disputa e uma comparação. Seria como comparar maçãs com bananas, por exemplo!

Mas, importante: há os medíocres, os que nem se posicionam-se nem de um lado ou de outro. E há os erros básicos a serem minimizados, coisas que todos devem minimamente estudar: como perspectiva, luz e sombra, equilíbrio entre os elementos desenhados, peso, valor do traço, desempenho e uso de cada material, e no caso da maioria, osdesenhos queservirão à ilustração, o resultado após a impressão... as vezes na prancheta do desenhista ficou bom, quando se imprime em um livro, o resultado piora, e as vezes muito.

Finalmente, por hoje, os desenhos, feitos por desenhistas em suas próprias e diversas épocas, seguem uma espécie de moda: o queera muito bem visto, a forma, o traço, como era feito em uma época não é mais desse jeito, aparenta estar fora de moda, antiquado, embora não exatamente ruim, as vezes continuasendo muito bom, mas agora se faz diferente. Essa é outea diferença, materiais, tecnologia, mídia, papel, internet, vídeo, etc.

Ao alto da página, um desenho digital, usando software e tablet para desenho ( tipo wacon ). Por um lado agiliza, por outro é diferente quedesenhar com lápis e papel.

O desenho ao alto e a sua segunda versão abaixo, é em comemoraçã aos cinquenta anos da ida do ser humano a Lua. Esse de baixo foi feito antes do início da postagem, esse originou o que está lá em cima.

Quando eu tinha dez anos, com as informações da Tv, jornais e revistas ( não havia internet e informação quase instantânea como hoje ), eu como aficcionado da astronomia e de astronáutica, cansei de desenhar e criar maquetes, miniaturas em papel, dos foguetes, do módulo de serviço, do módulo lunar e das cápsulas em que viajaram nossos astronautas.




A cápsula após o seu retorno à Terra em cada uma de suas viagens, quando *amerissavam ( desciam no mar ).




Se  gostou tente copiar esses três desenhos! note que são utilizadas algumas linhas retas e algumas curvas, o restante são linhas irregulares e quebradas. Somente com esses três tipos de linhas representamos o que nos propomos. Pontos pequenos e manchas, áreas preenchidas com massa de cor ou de sombras também são usadas. Bom trabalho!
 
 
( * )

Amaragem, ou amerissagem, se refere ao ato de fazer pousar uma aeronave, paraquedas, ave ou nave espacial sobre uma superfície líquida, seja de um rio, lago ou do oceano. A operação é tipicamente realizada por hidroaviões ao término de um voo. Wikipédia




 

AULA 020





 









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A MÚSICA EM UM MUNDO IDEAL