AULA 036 O MODISMO NA ARTE / COMO PODEMOS APRENDER IDENTIFICAR O QUE É ALGO ORIGINALMENTE CRIATIVO, PESSOAL POR PARTE DO ARTISTA, OU SIMPLES IMITAÇÃO

 


O Modismo na Arte



Olá! Mais um assunto, penso importante a ser falado para ajudar a entendermos as linguagens da Arte, seus artistas e como tudo isso pode e afeta a nossas vidas.


Caso você não saiba, somos seres sociais ou seja seres humanos precisam de outros seres humanos o tempo todo para fazerem coisas juntos, para brigarem e para empurrarmos o tempo com a barriga. Alguns de nós são mais independentes e até solitários mas isso foge a normalidade. Daí os vários tipos de esportes, religiões, agremiações, clubes e o próprio turismo. A família que alguns ativistas querem desmoralizar é o primeiro grupamento social que convivemos, no caso de vocês o próximo é a escola, por isso mesmo detestando as aulas, muitos devem estar com saudades enormes dos colegas.

A sensação de pertencimento seja a uma forma de pensamento, opinião, gosto alimentar, musical, trabalho e de gênero são também parte desse mecanismo maior. Se você entendeu bem esse início,entenderá todo o resto. Se não, leia essa parte para os seus pais e eles te ajudarão.


Como sempre temos que estar com alguém precisamos minimamente estar em concordância com as demais pessoas. Torcedores de determinado time de futebol preferem a cor da camisa de seu time, não porque ela seja a cor mais bonita, mas porque precisam concordar em algo para se sentirem parte de um grande grupo. Pessoas de uma mesma religião, independentemente de qual seja, falam as mesmas frases, usam as mesmas palavras e até a entonação de voz é parecida. Isso os torna participantes de um mesmo grande grupo. Roupas, jóias, medalhinhas, turbantes, túnicas também fazem parte dessa identificação.

Normalmente, durante toda uma vida, participamos de diversos e diferentes grupos, alguns por opção e outros por imposição. Por exemplo, gêneros, masculino e feminino, por mais que se imagine algo diferente, e se pretenda algo diferente, nas estatísticas do vocid-19 não há como fazer diferente: mortes de homens e de mulheres. A China pretende enviar a Lua a primeira mulher a visitar o nosso satélite. Há doenças definitivamente masculinas e outras que só ocorrem em mulheres. Somos durante a vida, crianças, adolescentes e adultos. Ao final da vida somos velhos, não escolhemos isso.

Entretanto escolhermos a religião, tê-la ou não, acreditar em Deus, crer ou não, beber ou não beber bebidas alcoólicas, casar ou não casar, cor das roupas, tipo de automóvel e que casa adquirir e onde morar, dentro de certas possibilidades. Após certa idade podemos escolher estudar ou não estudar. Sempre sermos honestos ou não. Tratar bem o próximo, respeitando-o ou não.

Artistas, na Arte também fazem escolhas, quase sempre, raríssimas exceções, artistas sempre fazem o que as pessoas de seu tempo, ao seu redor parecem gostar, pois desse modo essas pessoas comprarão seus quadros, verão seus filmes, ouvirão as suas canções, comprarão as suas roupas, etc, etc. E como todo gosto, preferência, isso muda de tempos em tempos, por mecanismos que não dependem de todas as pessoas e todos vão juntos. Todos ou pelo menos uma boa maioria passa a “gostar” também.



Daí e por isso podemos agora entender que o fato de uma canção, um filme, uma moda, fazer sucesso e cair no gosto de um grande número de pessoas não significa que essa coisa que todo mundo está gostando tenha realmente “qualidade”.

Normalmente o que é “popular” é uma sombra, uma imitação de algo mais sofisticado já feito antes.Quer um exemplo, um carro popular é uma imitação, uma sombra do que é produzido para um público com maior poder de compra, com mais dinheiro e com mais exigência.

Havia um automóvel Mercedes Benz
de passeio que já tinha injeção eletrônica em 1963, mas no Brasil isso só veio acontecer na década de 90, trinta anos depois e hoje está presente em todos os carros incluindo populares, quase sessenta anos depois.

Na Arte não é diferente, a “imitação”, o “fazer parecido porque deu certo feito por fulano”, “porque está fazendo sucesso”, porque o “público quer”, é a mesma coisa.


Então: a nossa aula de hoje é só para isso, para você entender que a uma “moda” “modismo” na Arte como em toda a relação humana, se faz mais o que as pessoas aprovam inconscientemente.

Daí também para ver o que realmente e tem valor artístico, há de se entender, compreender mais a Arte, os artistas e seu complexo trabalho.

Ok?





Para responder:

1) Por que a famosa Mona Lisa de Leonardo da Vinci, com 500 anos de idade aproximadamente, é considerada hoje, uma “moça feia”, sendo que na época foi esposa e objeto de paixão de um dos homens mais ricos de Veneza na Itália? O que mudou?






2) Por que Romero Brito é considerado um bam-bam-bam na sua pintura sendo que no passado ele não seria nada?



3) Por que todo mundo hoje acha “música de corno”, “ sofrência” uma boa música se no passado não muito distante outros estilos musicais eram os grandes sucessos da época?




4) Pense: não seria legal, você gostar das coisas pela boa qualidade delas e não porque os seus colegas, parte deles, gostam sem saber porque gostam?



Até a próxima!


Dúvidas?você pode tirá-las diretamente comigo, enviando-me um e-mail, ok? Te respondo lá!



LINKS ANTERIORES, CLIQUE NO Nº DA AULA:





AULA OO2

































 
 

 

AULA 020



ALÉM DESSAS VINTE AULAS, HÁ AINDA AS AULAS DE 021 A 035 ( essa é a de número 36 ), NÃO DEIXE DE VÊ-LAS, CADA UMA!



 









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A MÚSICA EM UM MUNDO IDEAL