* A primeira imagem é a pintura original do pintor holandês, a segunda é uma pintura atualizada da primeira feita por um pintor atual japonês. É claro que por ais interessante a tal atualização pictórica, a que realmente tem valor inestimável é a pintura original.
Olá! Mais uma vez estamos juntos à distância ( parece algo que só poderíamos ler ou ouvir em uma poesia u poema )
O nosso objetivo em nossas aulas abordando todos esses assuntos é um ( ou poderia ser resumido em um apenas: entender a Arte!
“Cada produção artística, cada obra de arte é fenomenologicamente como um filho para o artista que a produziu! Assim como não há como produzir rigorosamente filhos em série, cópias uns de outros, não há artista que não produza algo como que contenha a sua semelhança, como que saída de si mesmo.”Helvécio S. PereiraVimos várias coisas, entre tantas que a Arte não é uma coisa só, é feita de várias outras partes com a mesma função. A Arte é uma linguagem com várias linguagens dentro dela, inclusive com a possibilidade de novas serem inventadas, criadas de forma totalmente novas.
Vimos que a Arte, ao contrário do que as pessoas comuns pensam, não é inocente, não é secundária, não é sem importância e nem é só para entretenimento. Vimos que ao contrário do que praticamente pregam políticos espertalhões, artistas insinceros, malandros de toda a ordem e até educadores mal informados, ela não é boa por si mesma, não contém a verdade e na maioria das vezes um “artista” não é um “ser iluminado”. Alguns ( a grande maioria ) não sabem nem por que estão vivos!
Claro ao ler e ouvir estar verdades e muitos ficam até indignados, chocados mesmos, porque sempre ouviram o canto da sereia dizendo outra coisa. Mas infelizmente essa é parte da chocante verdade sobre a Arte e sobre os artistas, tanto do passado mais distante como do presente.
Possivelmente em anos de “educação artística” nenhum professor tenha lhe dito metade dessas coisas, e a razão é clara, ele nunca as ouviu de seus professores, e aí concordo com que os ativistas de esquerda que sempre acusaram à escola e à educação: de ser reprodutora! Um repete acriticamente o que ouviu do outro e assim o erro ou erros se propagam por gerações.
Na aula de hoje tentarei explicar de maneira bem simples que quando qualquer artista produz, compõe qualquer coisa ( pinta um quadro, compõe uma canção, faz um desenho, imagina um prédio, desenha uma cidade como Brasília, Paris, etc ) isso que ele fez é como um filho para ele. Um filho único que expressa através da canção, da arquitetura, do romance, da novela de televisão, da tela pintada, muito do que ele como pessoa real, tal autor, tal artista é.
Para você entender melhor, a diferença entre uma obra de arte verdadeira, preservada por séculos como a famosa Mona Lisa ( cerca de 500 anos ) é porque nela vemos a alma do seu autor, com os valores, crenças, sentimentos, soluções de desenho e de pintura que só ele produziria. Ou seja a alma dele está em sua obra!
As pessoas que entendem de Arte não vão ao Museu do Louvre para ver a Mona Lisa, mas para ter contato com parte da alma do grande Leonardo da Vinci.
As canções do hoje diminuído Roberto Carlos, principalmente as autorais, representam a sua vida, a sua história pessoal e as suas crenças, dramas, tristezas e alegrias. Não representam o mercado, a indústria fonográfica, a indústria da música. Igualmente, Paul McCartney ( um dos dois sobreviventes dos The Beatles ) suas canções são depoimentos, crônicas e até piadas sobre as coisas que cercaram a sua vida!
Todos os esquisitíssimos quadros de Pablo Picasso ou os do pintor de Salvador Dali, representam a alma e os sentimentos e visão de mundo à época de cada um dos dois pintores.
O filme Paixão de Cristo, representam a fé a percepção da vida e morte de Jesus de seu produtor e diretor, o grande ator, produtor, católico praticante, Mel Gibson. Como os livros de José Saramago, ateu teimoso até ao final da vida, representam a sua falta total e negação teimosa de Deus e combate pessoal ao catolicismo. Os meus quadros, minhas pinturas, minhas crônicas ( poucas ) poesias e canções do mesmo modo me representam.
Sempre alunos e alunas me perguntam porque certos quadros, certas pinturas ( quadros são mais fáceis de serem vendidos e comprados ) valem as vezes tantos milhões de dólares!
A resposta é simples: representam os seus autores, que antes se tornaram reconhecidos e os quadros só valem por eles terem sido considerados importantes!
Entendeu agora? O artista, a pessoa do artista é considerada importante, daí tudo que ele produza, representando a sua alma, a sua pessoa se torna importante!
Mas preste atenção: não é porque esse o artista se tornou famoso, não é isso! O seu pensamento, a sua biografia, a sua forma de ver o mundo e a vida o fizeram importante!
Pode parecer difícil à maioria das pessoas perceberem essa sutil diferença!
Voltando ao exemplo do Roberto Carlos, não é pelo fato de ser uma celebridade, que suas boas canções têm valor mas por elas expressarem e refletirem a sua própria alma e maneira de ser. Eu o citei como exemplo mas muitos outros compositores/ cantores poderiam ser exemplarmente citados.
Há cantores que não compõem suas canções mas decidem com base em si mesmo, crenças e valores, o que cantarão! dois exemplos: o tenor italiano Andrea Bocelli e o já falecido cantor Elvis Presley que ao lado de suas canções populares tem o mesmo número de canções e discos exclusivamente “gospels”, ambos os discos ouvidos por milhões de pessoas e cultuados até hoje.
Isso que falamos hoje vale para artistas excelentes, artistas bons, medianos e até muito ruins!ou seja a relação entre a obra do artista e o artista se faz independentemente até da qualidade uma obra de arte plenamente autêntica!
De fora devem ficar os plágios, imitações, coisas feitas por puro modismo, somente para ganhar dinheiro.
Espero que a partir da aula de hoje você consiga separar o que é autêntico do que não é! Ok?
Então até a próxima!
Para responder:1) Qual a real ligação entre a obra de arte e o artista que a produza?
( ) nenhuma
( ) pouca
( ) total
2) Segundo o informado nessa aula, qual é essa ligação? ( você pode copiar o trecho do texto que esclarece isso ou dizer com as suas próprias palavras )
3) Por que a obra original do quadro, da pintura, “Moça com brinco de pérolas”, vale milhões de dólares ou de euros e a segunda pintura, tecnicamente mais perfeita não chega nem perto do valor da obra original?
4) Segundo o que você deve ter entendido, a partir do exposto nessa aula, haveria uma “verdade” na obra de arte que tenha valor? Que verdade seria essa?
5) A obra de arte reflete o que seu autor é ( ou foi ), o que significa isso?
6) Pessoas que entendem realmente de Arte, ao verem a obra original, o quadro da Mona Lisa no museu do Louvre, vão lá para ver:
( ) simplesmente uma pintura
( ) ver o rosto da Mona Lisa
( ) imaginar como é difícil fazer uma pintura igual
( ) tentar ver através da obra de Leonardo da Vinci algo do próprio Leonardo da Vinci
Faça corretamente a atividade de perguntas e respostas somente de pois de ler uma ou mais vezes a aula e ter compreendido o que foi falado, ok?
Espero que a partir da aula de hoje você consiga separar o que é autêntico do que não é! Ok?
Então até a próxima!
Professor Helvécio S. Pereira
graduado em Desenho e Plástica e História da Arte pela EBA/UFMG
e Pedagogo pela FAE/UEMG
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