AULA 044 O MODO INDIRETO COMO A ARTE ( E OS ARTISTAS ) DIZEM, EXPRESSAM AS SUAS COISAS

 




Uma das reclamações mais frequentes que tenho ouvido ( ou indagações ) é como é difícil ( ou esquisito ) entender o que cada obra de arte signifique ou esteja dizendo.


Essa é uma constatação real e absolutamente sincera feita por cada pessoa independente da idade ao ouvir uma canção, ver uma pintura numa exposição ou em uma reprodução em um artigo em uma revista jornal ou mesmo na TV ou na internet.

Uma obra de arte, seja qual for ela não é uma lista de compras, uma lista de material escolar, nem mesmo uma bula de um medicamento, ou mesmo uma indicação do GPS.

Muitas vezes não se vê o sentido mais óbvio, e quando alguém nos explica a pergunta que dá vontade de fazer é?: por que não disse logo? Ou ainda: por que complicar tanto!

Você vai entender o porquê nesta aula! E não vai esquecer nunca mais!

A lista de compras, a lista de material escolar, a recomendação de sua mãe para tomar cuidado… até mesmo a bula de medicamento são objetivas!

Por exemplo: a bula de remédio embora não use um português falado pelas pessoas, é um misto de linguagem técnica, médica com jurídica, quando ela diz: “em caso de reações adversas procure imediatamente um médico”, trata-se de um aviso objetivo: não procure a sua tia, a sua vó, uma benzedeira, vá a um hospital e imediatamente e antes disso suspenda a medicação ou seja “pare de tomar o remédio”!

Mas no caso do Cristo Redentor, a pessoa que contempla a colossal estátua terá que saber de quem ela se trata, no caso Jesus Cristo uma figura histórica nascida a pouco mais de 2024 anos! Isso mesmo, o nosso calendário tem um erro de quatro anos e tudo o mais sobre a sua pessoa como nacionalidade, idade, o que fez, o que disse, etc. Terá que saber também que católicos, fieis e não o papa, decidiram erguer a maravilhosa estátua sob uma pequena capela aos seus pés, na verdade a grande escultura é uma especie de torre viva sobe um templo cristão católico. Depois disso deverá saber porque o mesmo está de braços abertos olhando para baixo e não em outra posição.

Enfim são tantas as informações que facilmente dariam um bom livro e mesmo assim não seriam esgotadas.

Que o mesmo artista que a concebeu sob encomenda também produziu outro memorável monumento da cidade de Genebra na Suíça, também de referência religiosa, cristã, mas agora em memória a três reformadores protestantes, não católicos, entre e eles do pastor João Calvino.

Em ambas as situações contemplar ambos os monumentos demanda, instiga, uma investigação e uma colossal informação acerca do cristianismo como religião, suas mensagens e até mudanças históricas que afetaram profundamente não só o próprio cristianismo mas boa parte do desenvolvimento religioso, filosófico, das relações entre as pessoas e econômico de influencia mundial já que o protestantismo alavancou o desenvolvimento do capitalismo, que sucedendo ao feudalismo foi de fato e verdadeiramente o sistema econômico-social que distribuiu riqueza e proporcionou o desenvolvimento mundial, sendo apropriado hoje pelo governo comunista chinês como o seu sistema econômico máximo.



Vale lembrar e entender que a milenar filosofia chinesa já rezava que é inteiramente possível alcançar um objetivo desejável através de dois caminhos paralelos. Enquanto os gregos foram incapazes disso e também os romanos, os chineses colocaram em prática o que antes dos próprios gregos e romanos já sabiam, e temos um mundo capitalista e marxista sem entender claramente o que está de fato sendo feito lá na China pelos próprios chineses.


Logo desde uma bandeira nacional, um logo ( ou emblema ) de time de futebol ou de um partido ou ideologia política ( que também são criações artísticas, os símbolos e as bandeiras ) se ninguém não nos explicar, trouxer informações lógicas, é impossível entender o que cada um deles significa!

Da mesma forma os multifacetados e multissignificantes símbolos religiosos ( que também são criações artísticas feitos todos sob encomenda e orientações de religiosos que os financiam e bancam a sua respectiva feitura.







Ao se ver uma ou algumas obras do grande pintor espanhol Pablo Picasso a pergunta normalmente feita é: ele não sabia desenhar direito?

Pablo Picasso sabia desenhar e pintar do que se esperaria de um desenho realista porém os seus desenhos “mal feitos” foi uma opção para expressar o que queria e tinha e acreditava poder dizer.

Os exemplos de que tudo na Arte não é o que parece são incontáveis, alguns menos justificáveis ou explicáveis e outros extremamente complexos.

Nisto vale uma segunda compreensão: tudo que pareça arte e é dito sem complexidade, diretamente, não é arte!

Isso inclui certas letras de canções populares, certas pinturas, e muitas outras produções tidas como “artísticas”.

Assim como na religião, na arte o que não falta são oportunistas, imitadores, sem conteúdo e sem nada a dizer artisticamente. Por isso é necessário estudar a Arte, aprendê-la minimamente para não ser, digamos a verdade, tapeado!

A mídia e mesmo artistas não são totalmente confiáveis para dizer o que é Arte e o que não é Arte, o que é artisticamente de valor e o que não seja!


Finalmente: NÃO HÁ COMO ENTENDER UMA OBRA DE ARTE SEM UMA EXPLICAÇÃO CORRETA E ADEQUADA!

Uma simples canção ( e essa também é uma reclamação muito ouvida por mim por parte dos alunos em trinta anos de aulas sobre o assunto ) ao se ver a tradução da sua letra original em inglês por exemplo, se torna muitas vezes estranha se não tivermos acesso a explicação correta.

SE CORRETAMENTE COMPREENDIDA A ARTE PODE NOS AJUDAR A COMPREENDERMOS A REALIDADE DA VIDA! NÃO ENTENDÊ-LA CORRETAMENTE É SIM SER UM POUCO MAIS IGNORANTE. NÃO SEJAMOS ASSIM.
Responda:


1) O que você entendeu por mensagem objetiva? Dê dois exemplos.







2) Comparando, por que podemos afirmar que a obra de arte é subjetiva e não objetiva?






3) Por que sempre necessitamos de que alguém nos explique o significado ou o que diz, expressa determinada obra de arte?





4) O que caracteriza a verdadeira obra de arte em oposição a uma imitação, algo feito por modismo, apenas para fazer “sucesso”?





5) A mídia é realmente, na verdade uma boa fonte de informação sobre se uma obra de arte tem valor ou não? Por que?




6) Na sua opinião, o Cristo Redentor com braços abertos expressa o quê? E em que informações podemos basear essa mensagem?









Professor Helvécio S. Pereira
graduado em Desenho e Plástica e História da Arte pela EBA/UFMG
e Pedagogo pela FAE/UEMG
 
 

 


ALÉM DESSAS VINTE AULAS, HÁ AINDA AS AULAS DE 021 A 043 ( essa é a de número 44 ), NÃO DEIXE DE VÊ-LAS, CADA UMA!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A MÚSICA EM UM MUNDO IDEAL