A MINHA PRIMEIRA AULA DO RETORNO PRESENCIAL

 


Esta pandemia com consequências inesperadas e as vezes incontroláveis com ações nem sempre coerentes, ora exageradas, ora erráticas impôs a todos uma resposta que só io tempo dirá foi a mais acertada ou desastrosa...

O importante é entretanto, sem dúvida, mais uma vez que a maioria sobreviveu embora seja lamentável sob qualquer aspecto as perdas humanas. Estas perdas cinquenta vezes menores que a últim agrande pademia, qualquer indíviduo, pessoa, perdida e que deixou alguma saudade preciosa é sem dúvida lamentável.

Bem mas é vida que se segue e este ainda não é ainda o maior desafio a ser efrentado cotidianamente pela humanidade.

Como sempre há os que honesta e justamete saem fortalecidos e se benefiocian, os desonestos que também se dão bem e anônimos ou não que se lascam, como sempre foi em toda a nossa sobrevivêncoia na Terra, o nosso único e breve lar.


A orientação é que cada professor falasse simplesmente dos PETs e como seu conteúdo, matéria, foi e está neles abordado, entretanto a Arte não é um assunto estanque, isolado dos demasi e da realidade. Convém sempre fazer a justa ligação entre todo o universo artístico e a nossa realidade.

Foi com este intuíto que após perguntar aos alunos presentes se havia alguma dúvida realcionada aos temas abordados nos PETs referentes ao conteúdo de Arte e ouvindo uma resposta unânime negativa ( a verdade é que os temas nos PETs são abordados como leituras e eventuais memorizações, cometeu-se um erro de colocar muitos assuntos talvez com o objetivo de não dar uma sensação de esvaziamento de conteúdo e sem profundidade em nenhum deles, sendo superficiais e até erráticos. Ligeiramte mais ágeis que os livros e piores em abordagens, ou as vezes tão ruins quanto! )


Isto posto para os alunos ( cerca de trinta e poucos no total das três turmas de meus 9ºs anos ) falei a eles sobre a Música, retomando parte do tema abordado obrigatoriamente no programa de ensino de Artes, não antes através de perguntas avaliar o que realmente sabiam do assunto para não ser repetitivamente inútil.

Após isso fiz duas colocações gerais com relação ao ensino-aprendizagem:


"É impossível saber-se TUDO sobre QUALQUER COISA!"

"DEVE-SE SABER SEMPRE O QUE SE PRECISA, SE NECESSITA SABER !"


As razões são as seguintes ( cpomprovadas cientificamente  ):

1ª pessoas normais sem terem certas patologias de fixação em certas habilidades solitárias não guardam ou retém tudo.

2ª a necessidade de constante atualização. Reter uma informaçlão antiga não basta para a solução dos diversos problemas e necessiades da vida, fosse no passado ou hoje no presente moderno tecnologicamente.

A seguir coloquei que a Músicas após o final do século XIX e todo o sécuylo XX é a linguagem artística mais assecível e repetidamente usada globalmete pelas pessoas , 24 h por dia, todos os dias do ano e por todos os anos.

O mundo inteiro ouve música gravada, reproduzida tecnologicametge 24 horas todos os dias. Podemos dizer que após o século XX , a civilização humana e nós humanos e o planeta nor tormnamos todos terrivelmete barulhentos, sendo a música no geral a maior poluição sonora do planeta. Isto é mais verdade porque um barulho de um rtrem, de um avião de uma máquina, de um um motor de automóvel é apenas consequente , não é produzido intencional e criativamente. Mas aquele vizinho que liga o som do carro nas alturas, domingo ás sete da manhã e o lava e o pole atgé ao meio dia tocando uma m[usica ( geralmente canção! ) que toda a vizinhança detesta e não quier ouvir pelo menos àquela hora é o "ó " do borogodó! é um averdadei ra perturbação e poluição sonora de fato!

Isto colocado eu citei os dados reais de que apenas 10 % da população mundial de cerca de 8 bilhões de seres humanos, conhece algo, tem alguma informação musical  ou até estudou quase tudo de música! os demais 90% das pessoas não têm a menor ideia do que seja a música e o que ouvem mas 100% DAS PESSOAS NO MUNDO CONSOMEM, COMPRAM, GASTAM ALGUM DINEHEIRO, SEJA EM EQUIPAMENTO OU TEMPO CCONSIDERÁVEL COM ESTE FENÔMENO, ESTA INSTIUIÇÃO, ESTQA LINGUAGEM CHAMADA "MÚSICA"! 

São portanto, todas reféns de uma indústria e dos poderos conglomerados econômicos que ditam praticamente o que as pessoas irão ouvir e com artistas e "música gastarão o seu dinehiro.

Neste contexto é portanto mais que justificável deixar de ser ignorante e se informar realmente o que é tudo isso.

A música é umalinguagem e temos neste blog e em outros meus dois blogs muita informação sobre o queé a música.

Nesta aula eu disse apenas que há dois tipos de "música":

1º  A MÚSICA PROPRIAMENTE DITA  (  instrumental ou vocal sem letra )

2º A CANÇÃO ( a forma mais popular e de gosto universal , em que há uma letra, um poema , uma estorinha sendo cantada e cantada sobre um amelodia )


A CANÇÃO se divide em:

1º Canção secular ou "profana " ( sem demérito algum , é apenas uma definição ! ) 

2º Canção religiosa ( de qualuer religião )

E ambas se ralimentam constantemente dando uma  a outra novos desenvolvimentols vocais, harmônicos, interpretativos, etc.

Por exemplo: o rock não existiriam sem o blues que por sua vez não existirtia sem o gospel ( o verdadeiro não este brasileiro, braileiro bagunça qualquer coisa! )


Enquanto a canção secular ou profana retrata vivências e opiniões casuais o cancioneiro religioso ( repito de qualuer religião ) registra crenças e esperenças! )


Concluindo:


"Ambas dialogam com o ouvinte, levando a repetir, aderir ou não o seu discuros que no caso de sendo canção, está em cada letra! "

"Logo ouvir "música" embora possa e é divertido não é algo inocente e que deva ser feito sem conhecimento e nenhuma seriedade!"


"A música nos afeta a todos mesmo que não percebamos, saibamos,  e em muitos casos positiva ou destruidora por toda uma vida."



Pense nisso!


Até a próxima aula então!



Professor Helvécio S. Pereira
graduado em Desenho e Plástica e História da Arte pela EBA/UFMG
e Pedagogo pela FAE/UEMG

 
 

Perguntas acerca dessa aula e anteriores, podem ser feitas sob a forma de comentários! procure a sessão "comentários"

ATENÇÃO! todo comentário só será publicado após análise!




TODOS OS LINKS, CLIQUE NO Nº DA AULA:

 

AULA 020



PARA OUTRAS AULAS E POSTAGENS, USE OS MARCADORES!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA 011 A HISTÓRIA BREVE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS

AVALIAÇÃO DO ENSINO, DO APRENDIZADO E DA DIFUSÃO DA MÚSICA HOJE NO BRASIL

A MÚSICA EM UM MUNDO IDEAL